Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Cinemateca Paulo Amorim recebe mostra de filmes alemães

Publicação:

o-anjo-azul1.jpg
Marlene Dietrich protagoniza O Anjo Azul Foto: Divulgação

A Sala Eduardo Hirtz, da Cinemateca Paulo Amorim (térreo da Casa de Cultura Mario Quintana), recebe parte da Mostra Babelsberg – 100 Anos de Cinema Alemão, que será realizada entre 25 de agosto e 02 de setembro.

Estão programados 18 longas-metragens para a mostra, abrangendo as três principais fases do estúdio Babelsberg, o primeiro a produzir filmes em escala profissional na Europa: a era UFA, que compreende sua inauguração até o final dos anos 1940; a era DEFA, que vai do início da década de 1950 até o final da década de 1990; e a era Babelsberg Independents, que vai do início da década de 1990 e segue até os dias atuais.

Os filmes programados para a CCMQ abrangem a primeira fase do estúdio, com os clássicos Amphitryon, de Reinhold Schünzel, O Anjo Azul, de Josef Von Sternberg, Asphalt, de Joe May, Fausto, de F.W. Murnau, As Aventuras do Barão Munchausen, de Josef von Báky, e O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene. Os ingressos têm o preço único de R$ 5,00. O Santander Cultural e o CineBancários também participam da mostra, exibindo os filmes dos períodos subsequentes.

A Mostra Babelsberg – 100 Anos de Cinema Alemão é uma homenagem ao centenário dessa instituição pioneira da sétima arte e responsável por momentos de ousadia e inovação da técnica da arte cinematográfica. É uma realização da Fantaspoa Produções e Goethe-Institut com co-realização da Mozi Produções e da ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do RS); tem apoio do Instituto Estadual de Cinema (IECINE), Prana Filmes, Sindicato dos Bancários, Santander Cultural e Casa de Cultura Mário Quintana.

Confira a programação completa no site www.mostrababelsberg.com.br.

A Cinemateca Paulo Amorim exibe ainda, de 25 a 30 de agosto, a comédia Para Roma, Com Amor, de Woody Allen, com Jesse Eisenberg, Penélope Cruz, Alec Baldwin, Ellen Page, Roberto Benigni e o próprio diretor no elenco; o drama Aqui É o Meu Lugar, de Paolo Sorrentino, com Sean Penn, Eve Hewson, Frances McDormand, Judd Hirsch e David Byrne; o drama Violeta Foi Para o Céu, de Andrés Wood, com Francisca Gavilán, Thomas Durand, Christian Quevedo e Gabriela Aguilera; o drama Além da Liberdade, de Luc Besson, com Michelle Yeoh, David Thewlis e William Hope; o romance As Idades do Amor, de Giovanni Veronesi, com Monica Bellucci e Robert De Niro; e o drama Na Estrada, de Walter Salles, com Sam Riley, Garrett Hedlund e Kristen Stewart.

 

Programação:

Sala Paulo Amorim

Filme: Para Roma, Com Amor, de Woody Allen

Horários: 14h30 e 18h15

Filme: Aqui É o Meu Lugar, de Paolo Sorrentino

Horário: 16h15

Filme: Violeta Foi Para o Céu, de Andrés Wood

Horário: 20h

Sala Norberto Lubisco

Filme: Além da Liberdade, de Luc Besson

Horário: 14h30

Filme: As Idades do Amor, de Giovanni Veronesi

Horário: 17h

Filme: Na Estrada, de Walter Salles

Horário: 17h20

Sala Eduardo Hirtz

Sábado - 25 de agosto

15h - Amphitryon

17h - As Aventuras do Barão Munchausen

19h - O Gabinete do Dr. Caligari

Domingo - 26 de agosto

15h- Asphalt

17h - Fausto

19h - O Anjo Azul

Terça-feira - 28 de agosto

15h - Fausto

17h - O Gabinete do Dr. Caligari

19h – Amphitryon

Quarta-feira - 29 de agosto

15h - Asphalt

17h - O Anjo Azul

19h - As Aventuras do Barão Munchausen

Quinta-feira - 30 de agosto

15h - O Gabinete do Dr. Caligari

17h - Asphalt

19h - Fausto

Sexta-feira - 31 de agosto

15h - O Anjo Azul

17h - As Aventuras do Barão Munchausen

19h - Amphitryon

Sábado – 1º de setembro

15h - Fausto

17h - O Gabinete do Dr. Caligari

19h - Asphalt

Domingo - 02 de setembro

15h - O Anjo Azul

17h - Amphitryon

19h - As Aventuras do Barão Munchausen

 

Texto: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura