Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Cinemateca exibe O Som ao Redor e indicados ao Oscar

Publicação:

o-lado-bom-da-vida.jpg
O Lado Bom da Vida vencedor de um Oscar

A Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana, exibe a partir desta sexta-feira (08) os filmes Django Livre, O Lado Bom da Vida.  Os dois foram os vencedores dos Oscars de melhor ator coadjuvante e melhor atriz, respectivamente. Também será exibido o drama brasileiro Som ao redor, que tem a direção de Kleber Mendonça Filho.

 

Como se não bastasse um elenco recheado de estrelas, como Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio, Samuel L. Jackson, Django Livre tem como diretor o talentoso Quentin Tarantino. Ambientado no sul dos Estados Unidos dois anos antes da Guerra Civil, o filme acompanha as aventuras de Django, um escravo que vira caçador de criminosos ao lado do alemão King Schultz. Juntos, os dois ficam ricos e decidem ir em busca da mulher de Django, que é escrava nas propriedades do terrível Calvin Candie. No melhor estilo Quentin Tarantino, o filme mistura faroeste, música pop, violência, referências cinematográficas e muito humor. A produção ganhou os Oscars de roteiro original e melhor ator coadjuvante para Christoph Waltz.

 

Protagonizado por Jennifer Lawrence e Bradley Cooper, O Lado Bom da Vida conta a história de Pat, um cara de 30 e poucos anos que foi internado num sanatório depois de ter dado uma surra no amante da mulher. De volta à casa dos pais, ele está disposto a retomar sua vida e acredita, inclusive, que pode reconquistar a ex. Mas Pat logo encontra Tiffany, a jovem cunhada de um grande amigo que acaba de ficar viúva e também tem muitos problemas. A velha fórmula da comédia romântica é revisitada neste longa-metragem, que foi indicado ao Oscar de melhor filme e rendeu a Jennifer Lawrence a estatueta de melhor atriz.

 

Com a direção de Kleber Mendonça Filho, o filme Som ao Redor conta o cotidiano de um bairro de Recife, o diretor faz um retrato da classe média brasileira, com seus vícios, ruídos e desigualdades. Tudo parece trivial na vida dos moradores – a mulher que cuida dos filhos, os empregados que vão e vêm, o velho arrogante que é dono de vários imóveis –, até o dia em que três homens se oferecem para fazer a segurança das ruas. Além de conquistar prêmios em festivais no Brasil e exterior, a produção entrou para alista dos melhores filmes de 2012 do jornal norte-americano "The New YorkTimes".

SERVIÇO

Sala Paulo Amorim

Filme: Amor

Sessões:  14h45 e 17h

Filme:   Django Livre

Sessões:  19h20min

Sala Eduardo Hirtz

Filme: As aventuras de Pi

Sessões:  14h15min

Filme: De Coração Aberto

Sessões:  16h20min

Filme: Argo

Sessões:  18h e 20h15min

Sala Norberto Lubisco

Filme: O Lado Bom da Vida

Sessões:  14h45min e 19h30min

Filme: O som ao redor

Sessões:  17h

 

Secretaria da Cultura