Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

CCMQ sedia uma das cenas de "#7xBeckett"

Publicação:

A riqueza metafórica de um dos principais escritores do Teatro do Absurdo vai tomar conta das equinas de Porto Alegre nesse mês de maio. Samuel Beckett inspirou os artistas do Núcleo de Pesquisa Beckett-We a criarem e lançarem, em parceria com a Ato Cia Cênica, "#7xBeckett", espetáculo de teatro de rua que invade o centro da de Porto Alegre a partir de 15 de maio. O tratamento inusitado - e sempre surpreendente - de aspectos da vida humana, traço central da obra do dramaturgo irlandês, estará em cada uma das sete cenas que acontecem em sequência pelos principais pontos do Centro Histórico da cidade, como a Esquina Democrática e a Travessa dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A poética do autor também será retratada através de situações inquietantes, como a colocação de figuras imóveis em uma das esquinas mais caóticas da cidade, uma boca gigante e discursos cheios de caos e fúria. A peça estreia no dia 15 de maio (sexta), às 18h30, na Esquina Democrática, com acesso livre ao público, tendo mais nove apresentações: dias 17, 18, 19, 22, 24, 26, 27, 29 e 31 de maio.

show_img (7)

A atriz Luciana Tondo conta que o Núcleo surgiu em 2012 como uma proposta de pesquisa no curso de Teatro da UFRGS. "O eixo principal da pesquisa - que já está vinculada ao mestrado da UFRGS - são as possibilidades de diálogo poético entre o autor Samuel Beckett e as pulsações contemporâneas. Com o espetáculo, contemplado pelos editais Fumproarte e Funarte - Artes Cênicas na Rua, a obra múltipla e polifônica do autor estará reverberando pelas ruas em sete cenas que dão o nome contemporâneo da peça", diz Luciana. Em sua primeira produção profissional, o Núcleo Beckett-we conta com a participação de alguns integrantes da pesquisa, juntamente com artistas convidados, para a realização deste trabalho. A peça tem direção de Mauricio Casiraghi, e no elenco, Luciana Tondo, Marcelo Mertins, Mariana Hörlle, Mariana Rosa e Paulo Roberto Farias. Para dar conta da loucura que é apresentar em sequência na rua, a montagem traz também um elenco de apoio, formado por Fernanda Fiuza, Guilherme Faller, Rafael Domingues, Renan Barão, Valentina Cury e William Andrius. A preparação corporal é de Daggi Dornelles, a cenografia de Mauricio Casiraghi e os figurinos de Fabrízio Rodrigues.

Equipe:

Maurício Casiraghi - Diretor teatral pela UFRGS, ele dirigiu o espetáculo "O Casal Palavrakis", com texto de Angelica Liddell. Participou como realizador audiovisual e artista multimídia em diversos espetáculos e eventos que aconteceram em Porto Alegre, como "Natalicio Cavalo" da Cia. Rústica de Teatro; "Os Bárbaros: Extreme Fashion Show" dirigido pelo performer Guillermo Gómez-Peña, junto com seu grupo La Pocha Nostra (EUA/MEX), e "Polaróides Made in Dança" da Cia. Espaço em Branco. Dirigiu dois trabalhos "A Verdade Relativa" e "Liquidação", que participou do Circuito SESC Universitário. Foi criador dos vídeos do espetáculo premiado O Feio, da Ato Cia. Cênica.

Luciana Tondo - Atriz, graduada em Teatro na UFRGS - licenciatura e Mestranda em teatro no Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Cocriou e executou a iluminação do espetáculo "O Feio", recebendo indicação de Melhor Iluminação no Prêmio Açorianos. Atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa Beckett-we.

Marcelo Mertins - Ator, professor e graduando no curso de Licenciatura em Teatro da UFRGS. Participou de espetáculos de diversos grupos e coletivos da cidade, entre eles "Miragem", indicado ao Prêmio Açorianos de Melhor Ator Coadjuvante e recebendo o Prêmio Especial do Júri; "Natalício Cavalo", Prêmio Braskem Melhor Espetáculo, ambos pela Cia Rústica de Teatro; "O Feio", Prêmio Açorianos de Melhor espetáculo e Melhor espetáculo Júri Popular ; "Artimanhas de Scapino", com direção de Margarida Leoni Peixoto; "A Bilha Quebrada", com direção de Clóvis Massa; "Dois Idiotas", direção de Zé Adão Barbosa; "Lipstick Station" , direção de Jezebel de Carli; "Babel Genet", direção de Humberto Vieira.

Mariana Hörlle - Atriz graduada pela UFRGS. Especialista em Música: Ensino e Expressão, pela Universidade Feevale. Atuou em espetáculos de teatro de rua como "Negrinho do Pastoreio", "Deus e o Diabo na Terra de Miséria", "Miséria servidor de dois estancieiros" e "O Baile dos Anastácio", pela Oigalê - Cooperativa de Artistas Teatrais.

Mariana Rosa - Atriz, graduada UFRGS e com formação no Teatro Nilton Filho. Atuou nos espetáculos: "O Livro Encantado", e "Retratos do Silêncio", com direção de Nilton Filho; "Avenida Cores por Todo Lugar", da Ato Espelhado Cia Teatral; e "A Fábula Inexistente - onde tudo se justifica e nada é justo" , de Patrícia Ragazzon; "O Casal Palavrakis", direção de Maurício Casiraghi. Fez residência com o grupo Generik Vapeaur em Porto Alegre, participando do espetáculo Bivouac em 2014.

Paulo Roberto Farias - Graduado em Teatro, habilitação em interpretação, pela UFRGS, onde recebeu a Láurea Acadêmica pelo seu desempenho. Dentre os seus principais trabalhos estão "O Feio", de Marius Von Mayenburg, com direção de Mirah Laline; "O Baile dos Anastácio", espetáculo de rua da Oigalê, com dramaturgia de Luiz Alberto de Abreu, direção de Cláudia Sachs (em 2013, venceu o Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo pelo Júri Popular, e ainda o Prêmio Myriam Muniz de circulação); e "O Casal Palavrakis", de Angélica Liddell, com direção de Maurício Casiraghi. Recebeu Prêmio Açorianos de Melhor Ator Coadjuvante em 2012, pelo espetáculo "O Feio". Em maio de 2013 lançou seu primeiro livro, a novela "A tessitura da noite", pela Editora Multifoco, finalista do Prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores.

show_img (8)

Locais e horários de apresentação:

- Cena 01 - Esquina Democrática (18h30min - 18h50min) - 20min

- Cena 02 - Esquina Democrática/Borges de Medeiros com Andradas até cruzamento entre Rua General Câmara e Andradas/calçadão (18h50min - 19h15min) - 25min

- Cena 03 - Travessa dos Cataventos/CCMQ - Andradas, 736 (19h30min - 19h50min) - 20min

- Cena 04 - Escadaria Igreja das Dores/Andradas (20h - 20h30min) - 30min

- Cena 05 - Escadaria Igreja das Dores/Andradas (20h30min - 20h45min) - 15min

- Cena 06 - Praça Brigadeiro Sampaio/próximo ao Gasômetro (21h15min - 21h30min) - 15min

- Cena 07 - Praça Brigadeiro Sampaio/próximo ao Gasômetro (21h15min - 21h30min) - 15 min

Ficha técnica:

Realização: Núcleo de Pesquisa Beckett-we

Parceria: Ato Cia Cênica

Direção: Mauricio Casiraghi

Elenco: Luciana Tondo, Marcelo Mertins, Mariana Hörlle, Mariana Rosa, Paulo Roberto Farias.

Elenco de apoio: Fernanda Fiuza, Guilherme Faller, Rafael Domingues, Renan Barão, Valentina Cury, William Andrius

Cenografia: Mauricio Casiraghi

Produção executiva: Luciana Tondo, Mauricio Casiraghi e Thiago Wyse

Iluminação: O núcleo

Dramaturgia: Inspirado em textos de Samuel Beckett

Pesquisa de trilha Sonora: O núcleo

Figurinos: Fabrízio Rodrigues

Preparação corporal: Daggi Dornelles

Identidade visual: Jéssica Barbosa

Coordenação de projetos: Luciana Tondo

Financiamento: Funarte (Edital Artes Cênicas na Rua) e Fumproarte

Apoio: Casa de Cultura Mário Quintana, Igreja Nossa Senhora das Dores, Departamento de Arte Dramática / PPGAC, Kapo Cabeleireiro

Serviço

Dias: 15, 17, 18, 19, 22, 24, 26, 27, 29 e 31 de maio de 2015.

Hora: a partir das 18h30min.

Local: início na Esquina Democrática (Borges de Medeiros com Andradas), seguindo por diversas esquinas do Centro Histórico

Informações para imprensa: Bebê Baumgarten/BD Divulgação -

Fones 3028-4201, 8111-8703 e 9558-1972 e também no site

www.bddivulgacao.com.br

Entrada franca

Secretaria da Cultura