CCMQ promove atividades gratuitas na Semana do Meio Ambiente
Publicação:

A Semana Estadual do Meio Ambiente, celebrada de 31 de maio a 6 de junho, ganha uma programação do Governo do Estado, com atividades gratuitas, na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). Patrocinada pelo Banrisul, por meio do Projeto Reciclar, a ação é uma promoção conjunta da Secretaria da Cultura (SEDAC), Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Secretaria de Educação (SEDUC) e Secretaria de Comunicação (SECOM).
A agenda começa no dia 4 de junho (segunda-feira), às 19h, na Sala Eduardo Hirtz (térreo), com a exibição do documentário Lutzenberger: For Ever Gaia (52min), dirigido por Frank Coe. O filme aborda a vida e obra do ambientalista José Antônio Lutzenberger, apresentando as principais ideias deste ativo pensador. Além de depoimentos dele em alemão, inglês e português, traz pessoas de sua convivência que revelam sua trajetória de vida. Produzido pelo diretor e Otto Guerra, o documentário participou de mais de 25 mostras e festivais de cinema no Brasil e no exterior.
As demais atividades serão realizadas no dia seguinte, 5 de junho (terça-feira). A exposição de banners Arenização no Sudoeste do RS, trabalho de especialistas da Universidade Federal do RS (UFRGS) sobre o processo erosivo da região, ocupará o 5º andar do centro cultural. O Projeto Sementes fornecerá dicas de plantio em pequenos espaços, estratégia sustentável de contribuição no processo da agricultura de base ecológica. O Programa BanriBike visa incentivar o ciclismo como forma de atenuar os efeitos das mudanças climáticas e oferece dicas de segurança. Estão previstos ainda uma exposição de objetos feitos em garrafas pet, CDs e jornais, integrante do Projeto Reciclar; o Projeto Coletor de Pilhas e degustação de chás e ervas medicinais/fitoterápicos, no térreo.
Serão exibidos vídeos e curtas-metragens do 3º Circuito Tela Verde, para alunos de escolas estaduais, em quatro sessões: às 9h, 10h30min, 14h e 16h, na Sala A2B2 e C2 (2º andar). Numa parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Cultura, o programa visa facilitar o trabalho de educação ambiental por meio da linguagem audiovisual, com uma mostra de vídeos que aborda o tema socioambiental, contribuindo com o processo de construção de valores culturais comprometidos com a sustentabilidade.
Ao longo do dia, no hall de entrada, serão realizadas mini oficinas envolvendo meta-arte e robótica livre educacional, ministradas pelos educadores Luciano Silva e Júnior Meneghetti, que atuam no Centro Marista de Inclusão Digital (CMID) de Santa Maria. A meta arte transforma lixo eletrônico em obras de arte, desde bijuterias até peças de uso doméstico; e a robótica livre utiliza sucata não utilizada no recondicionamento de computadores, que vira material didático, envolvendo conceitos de eletrônica, mecânica, física e na criação de artefatos robóticos educacionais. Os participantes deverão trazer doações, o lixo eletrônico, que será reaproveitado.
Às 12h30min, o jazz rock instrumental da banda Skrotes tomará conta da Travessa dos Cataventos (térreo), no projeto Quindim do Quintana. O grupo catarinense é composto por Chico Abreu (baixo), Guilherme Ledoux (bateria) e Igor de Patta (teclados). Às 18h30min, no Jardim Lutzenberger, terá vez o rock psicodélico de Nenung e Projeto Dragão, na homenagem poética, lúdica e musical que fará o ecologista que dá nome ao espaço da instituição cultural, localizado no 5º andar, nos dez anos de sua morte. Acompanhado por seus companheiros aurício “Fuzzo” Chaise, Thiago Heinrich e Rastafael, o músico criou um repertório que funde composições próprias com algumas releituras, destacando-se uma canção inédita, 1 Blues para Lutz, que dá nome ao show.
Às 19h20min, também no Jardim Lutzenberger (5º andar), será realizado o lançamento do livro Gestão Ambiental e Negociação de Conflitos em Unidades de Conservação do Nordeste do Rio Grande do Sul, da SEMA e Universidade Estadual do RS (UERGS). A publicação traz o resultado dos trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Gestão Ambiental e Negociação de Conflitos (GANECO), entre 2008 e 2011, na região nordeste do Rio Grande do Sul.
Texto: Vera Pinto
Edição: Asscom Sedac