Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

CCMQ celebra o teatro, o circo e o cinema gaúcho

Publicação:

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e a Casa Fora do Eixo Sul promovem uma grande homenagem às linguagens corporais e audiovisuais no Dia Mundial do Teatro e do Circo e também do Cinema Gaúcho - 27 de março (quarta-feira) - com atividades gratuitas. Trata-se do Cabaré do Quintana, que será realizado das 12h às 14h, na Travessa dos Cataventos (térreo) e o Cine Jardim, das 20h às 21h, no Jardim Lutzemberger (5º andar).

Cabaré do Quintana

A proposta é que os espetáculos sejam uma manifestação efêmera, agregando em seu roteiro números de circo e pequenas esquetes teatrais, da cena independente da capital gaúcha.

Atrações:

Filipe Farinha - Funambulo (corda bamba).

Diego Deodato - Malabares

Cia.Dêideia Circo-teatro apresenta Um, dois, três... Você acredita?

Ludmila Piva - Aéreo

Banda Que Não Existe - Gabriel Grillo

Joice Rossato - Cartas para Você

Francisco de Los Santos  - Bufão

Ana Claudia Bernareq  - Tecido Aéreo/Perna de Pau/Trompete

 

Cine Jardim

A proposta é realizar sessões de cinema em ambientes de inversão da lógica de mercado audiovisual convencional, sendo esta edição realizada no Jardim Lutzemberger da CCMQ. Uma das possibilidades do Multiplex do Precariado convida o público a trazer suas cadeiras e suas mantas, conectando-se para a sessão no terraço e criando um novo imaginário de cinema. Também busca a socialização do acesso à exibição, questionando os espaços formais de fruição audiovisual. A programação está integrada à Mostra do Filme Livre (MFL) 2013, que chega à 12a edição consolidado como uma das mostras pioneiras na exibição e na discussão de novas possibilidades estéticas para o audiovisual. Sendo realizada na CCMQ, no Cine Jardim, integra o circuito de cineclubes na MFL.

O Cinóia é o cinema levado para espaços não convencionais, na rua, reinventando seu habito. A pauta da ocupação de espaços públicos vem crescendo mundialmente nos últimos anos, com uma forma de horizontalização e socialização do acesso. O projeto surgiu no Festival Baixo Centro (SP), passando filmes no minhocão e em prédios da capital paulista, tendo como público moradores da região, transeuntes e jovens que se interessaram pelos filmes e pela proposta de assisti-los em um espaço aberto, de fácil acesso. Um dos motes é a “estética do morador de rua”, com as pessoas vendo o filme sentadas/deitadas em pedaços de papelão.

Serviço:

Quando: 27 de março de 2013 (quarta-feira).

Onde: Cabaré do Quintana - Travessa dos Cataventos (térreo): 12h às 14h

Cine Jardim - Jardim Lutzemberger (5º andar): 20h às 21h

Endereço: Casa de Cultura Mario Quintana/CCMQ (Andradas, 736).

Entrada franca.

 

 

Texto: Asscom CCMQ

Edição: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura