Bernard Attal faz sessão comentada de “A Coleção Invisível”
Publicação:
O cineasta Bernard Attal estará em Porto Alegre nesta sexta-feira (dia 27 de setembro) para fazer uma sessão comentada do longa-metragem A COLEÇÃO INVISÍVEL. A sessão começa às 19h, na Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736), com ingressos a R$ 5 e R$ 10. O debate é uma parceria entre a Cinemateca Paulo Amorim, Pandora Filmes e Associação de Críticos de Cinema do RS (Accirs).
Premiado no Festival de Gramado com o Kikito de melhor filme pelo Júri Popular, o longa também ganhou os dois prêmios de ator coadjuvante: para Clarissa Abujamra e para Walmor Chagas, destacando o último papel do ator gaúcho nos cinemas. O roteiro, adaptado de um conto do escritor Stefan Zweig, acompanha a jornada de Beto (Vladimir Brichta) por uma antiga região cacaueira do interior da Bahia. A viagem é motivada pela tristeza e pela necessidade: o pai de Beto, que vendia obras de arte e antiguidades, acaba de falecer e deixou muitas dívidas. A esperança do jovem é tentar negociar um acervo valioso de gravuras com um velho colecionador (Chagas), mas o encontro será bem mais complicado do que Beto esperava.
O diretor Bernard Attal é francês, mas vive na Bahia já há alguns anos. A COLEÇÃO INVISÍVEL é o seu primeiro longa-metragem de ficção. Um de seus trabalhos anteriores é o documentário OS MAGNÍFICOS (2009), que trata justamente da decadência da produção do cacau na região de Itajuípe, que serve de cenário para a ficção.