Atelier Público da CCMQ realiza primeira atividade e ocupação
Publicação:
O Atelier Público do Núcleo de Artes Visuais da Casa de Cultura Mario Quintana (NAVi/CCMQ) inicia sua trajetória, em março de 2014, com evento de abertura e também a ocupação pela primeira turma, de artistas locais. De 20 a 25 deste mês, durante o horário de funcionamento da instituição, dois artistas paulistas estarão trabalhando com 15 artistas de Porto Alegre, no evento intitulado “Sobrelivros”, que realizará a ocupação e a produção de uma obra colaborativa.
Bruno Mendonça e Rafaela Jemmene estarão à frente da ação inaugural do espaço, voltado a artistas, previamente inscritos em chamada pública (anteriormente divulgada) focados em artes gráficas. A Sobrelivros, que dá nome à ação, é uma plataforma artística e de pesquisa sediada na cidade de São Paulo, que visa expor, produzir, fomentar e realizar ações em torno do suporte/conceito da arte gráfica e impressa, seja por meio de publicações, impressos, brochuras, livros e outros suportes. A dupla de artistas já mantinha uma relação antiga com questões que permeiam esse processo. Iniciando suas atividades em 2010, após a bem sucedida exposiçãoi"Sobre Livros" na Casa Contemporânea (SP), os idealizadores resolveram transformar a proposta em algo maior, itinerante e contínuo.
Já de 31 de março a 29 de junho, de segundas a sábados, a primeira turma de ocupação astística 2014 do Atelier Público desenvolverá seus trabalhos. Ângelo Dias Pacheco, Fábio Rheinheimer, Juliano Gonçalves, Ricardo Henrique Ayres Alves e Satyam Jemima poderão ser vistos trabalhando em seus projetos artísticos, a partir da vitrine em frente ao hall do Jardim Lutzenberger, no 5º andar da CCMQ. O Atelier Público é um laboratório artístico inédito, coordenado pelo Núcleo de Artes Visuais da CCMQ e que está sendo lançado em 2014, prevendo três temporadas de três meses para cada grupo de artistas selecionados.