Associação Caminhos de Pedra lança vídeo sobre tradição italiana
Publicação:
O documentário foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e aborda o dialeto Talian na Serra Gaúcha.
Com o título Talian- La Nostra Vera Lengua Madre a produção tem como objetivo valorizar e preservar o idioma Talian, que começou a ser falado na Serra Gaúcha a partir de 1875, com a chegada dos imigrantes italianos provenientes da região do Vêneto. A narrativa enfatiza a origem da língua, as influências que ela recebeu ainda na Europa, a migração para a Serra Gaúcha e as novas influencias de dialetos e do Português, até chegar ao Talian falado atualmente.
O embasamento histórico se deu com o depoimento do historiador Darcy Loss Luzzatto, residente em Pinto Bandeira, que estuda o Talian a mais de 40 anos, tendo publicado diversos livros sobre o tema. As gravações ocorreram em Bento Gonçalves (distrito de São Pedro), Tuiuty, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Garibaldi. Estes cenários apresentam a história da região por meio de costumes, cantos, rezas, entre outros.
O lançamento foi realizado no Salão da Comunidade de São Pedro, em Bento Gonçalves, no sábado (12). A Secretaria de Estado da Cultura esteve representada pelo assessor técnico, João Tonus.