As atrações das cidades gaúchas selecionas pelo MTur como destinos para a Copa
Publicação:
Sete cidades do Rio Grande do Sul constam na lista anunciada pelo Ministério do Turismo como destinos turísticos para os visitantes durante a Copa do Mundo de 2014. Porto Alegre, Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Gramado e Canela foram selecionados e terão preferência na destinação de recursos para o evento. Confira o que há de melhor em cada uma delas:
Porto Alegre – Os visitantes encontrarão na capital gaúcha uma grande variedade de atrativos, especialmente os culturais. A cidade é tem um grande número de museus e centros culturais, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), a Fundação Iberê Camargo, a Casa de Cultura Mário Quinta e a Usina do Gasômetro, entre outros. Quem quiser relaxar, pode dar um passeio pelos vários parques da cidade ou apreciar o famoso pôr do sol do Guaíba.
Bento Gonçalves – Na cidade da serra gaúcha, a principal atração é o turismo gastronômico. Na capital nacional do vinho, é quase uma obrigação conhecer as vinícolas que se espalham pela cidade. No Vale dos Vinhedos, os praticantes do enoturismo são conduzidos por uma estrada emoldurada por colinas e muitos parreirais, onde estão a maioria das fábricas. A região também oferece bons bares e restaurantes, muito deles especializados na cozinha italiana.
Cambará do Sul - O município de Cambará do Sul é o destino para os praticantes do turismo de aventura ou ecoturismo. A cidade hospeda quem visita os parques nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral. No primeiro, com infra-estrutura completa para visitação, encontra-se o Cânion do Itaimbezinho, o maior da América do Sul, com 5,8 mil metros de extensão e cerca de 200 metros de largura. Há ainda várias opções de trilha na região.
Nova Petrópolis – Essa cidade serrana é ideal para quem optar pelo turismo rural. Colonizada por alemães, a cidade é conhecida como o “jardim da serra gaúcha”, em razão das paisagens e monumentos ornamentados por flores em cada canto da pequena cidade. A cidade é boa opção para quem procura o turismo rural. Passeios percorrem propriedades de imigrantes, incluindo degustação comidas e apresentações de músicas e danças típicas.
São Francisco de Paula - São Chico, como é carinhosamente chamada pelos habitantes da cidade, é famosa pelas paisagens bucólicas, que costumam ser cobertas por geada nos meses mais frios do ano. O turismo rural e de aventura são os mais explorados em razão da diversidade natural da região, composta de campos, matas nativas, vales, montanhas, rios, cascatas, cachoeiras e barragens. O cenário é propício para a prática de esportes como rapel, tirolesa, montanhismo e ciclismo.
Gramado – Um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, Gramado é famosa pelas temperaturas negativas e possibilidade de neve durante o inverno, além de Festival de Cinema e o célebre prêmio: o Kikito. As belas paisagens, a arquitetura europeia e várias opções gastronômicas, com destaque para os famosos chocolates, também costumam encantar os visitantes. Nos meses mais frios, a cidade ainda oferece uma vida noturna agitada. No verão, a atração é o evento Natal Luz.
Canela – Situada ao lado de Gramado, Canela conserva a mesma arquitetura e charme da cidade vizinha e ainda oferece bons atrativos naturais. Um deles é o Parque do Caracol, onde se destaca a cascata de mesmo nome, com 131 metros de queda livre. A estrutura ainda oferece restaurante, feira de artesanato, mirantes, trilhas ecológicas e passeio de trem, além de equipamentos para a prática de mountain bike, canoagem e rapel, entre outros esportes radicais.
Fonte: Globo.com