Jornada do Patrimônio Cultural de Ivotí
-
Data:
até
A Sociedade Ivotiense para Estudos Humanísticos-Siehu, realiza Jornada do Patrimônio Cultural a partir do dia 31de julho com 3 ações para tratar sobre a história acerca dos bens imóveis do município: a exposição de fototelas, o lançamento do livro infantojuvenil "Um Olhar Colorido sobre Ivoti: casas centenárias que contam histórias com afeto e arte" e o Encontro "Diálogos e reflexões sobre os caminhos da preservação".
A programação será até dia 10 de agosto, sendo a abertura no dia 31, às 19 horas, na Sala de Conferências do Instituto Ivoti (Rua Pastor Ernesto Schlieper, 200).
O evento celebra o o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone 51- 99712-8268 ou pelas redes sociais: @siehuivoti.
No dia 31, a Siehu apresentará seu quinto livro da série de obras infanto-juvenis. “Um olhar colorido sobre Ivoti: casas centenárias que contam histórias com afeto e arte” , publicada pela Z Multi Editora e tem apoio cultural do Fundo Social da Sicredi Pioneira e outros apoiadores locais. O enfoque do projeto que integra o livro é educativo, e envolverá diretamente 250 alunos do quarto ano da rede municipal de ensino, que receberão o livro para desenvolver outros miniprojetos sobre o tema com seus professores. Além desses alunos outras turmas do ensino fundamental , EJA e APAE poderão se integrar utilizando livros disponíveis nas bibliotecas das escolas. O leitor poderá visualizar a Ficha do Inventário Histórico Cultural de cada casa centenária, com destaque as casas enxaimel da área urbana de Ivoti, e também a ficha de cada artista que realizou uma arte sobre fotos antigas de Ivoti, através de QRCodes. No dia 7 de agosto, às 8h, será feita a entrega dos livros aos alunos e professores, seguida de uma formação educativa que seguirá até outubro, mês do aniversário de Ivoti.
A exposição ficará no saguão do Prédio G até dia 10 de agosto e tem apoio da Lei Paulo Gustavo (2023/2024). Na abertura, dia 31, o Grupo de Violinos Bach do Instituto Ivoti/ ASCARTE fará apresentação. Com a curadoria de Andréa Schneck e Jaqueline Brenner, da Siehu, a exposição contará com 30 artistas/artesãos.
O Encontro “Diálogos e reflexões sobre os caminhos da preservação” será no dia 3 de agosto, com organização do historiador Cristiano de Brum, da arte-educadora Andréa Schneck e da arquiteta Jaqueline Brenner, todos da Siehu. A recepção será às 13h30, com abertura às 14h e os painéis “Patrimônio Cultural de Ivoti sobre bens imóveis de Ivoti (14h15), “Patrimônio, História e Cultura: legislações e Educação Patrimonial” (15h15) e uma Roda de conversa sobre patrimônio e preservação (16h15). Às 16h45, será produzido um documento de adesão ao Compromisso de Ivoti com encaminhamentos finais e perspectivas futuras.
No dia 16 de outubro será lançado um Documentário desenvolvido pela SIEHU com verba da lei Paulo Gustavo, intitulado " Um Olhar afetivo sobre o enxaimel de Ivoti", material complementar ao livro e que integrará as obras de arte e questões de preservação do patrimônio, VALORIZANDO E SENSIBILIZANDO para o legado cultural e sentidos de pertencimento.
31/07
➡ Exposição de fototelas;
➡ Lançamento do 5º livro infanto-juvenil da série: "Um Olhar Colorido sobre Ivoti: casa centenárias que contam histórias com afeto e arte;"
03/08
➡ Encontro "Diálogos e reflexões sobre os caminhos da preservação"-
07/08
➡ Ação educativa