Victor Hugo prestigia exposição sobre imigração italiana no RS
Publicação:
O secretário de Estado da Cultura Victor Hugo participou da abertura da exposição “Recordações: Imagens e Reminiscências da Imigração Italiana no RS”. A mostra traz a apresentação de um raro documento que guarda registros fotográficos de antigas colônias italianas no Rio Grande do Sul, acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
O documento integra 67 fotografias de provável autoria de Fransesco Müscani e Giovanni Battista Serafini. São imagens que mostram os momentos iniciais da imigração italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul, entre 1885 e 1900, retratando a origem das cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves, Veranópolis, Antônio Prado e Caxias do Sul.
A cerimônia ocorreu nessa quarta-feira (17), no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs), e contou com a participação secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais Maria Helena Sartori, do vice-prefeito de Caxias do Sul Antônio Feldmann, do diretor do Margs Paulo Amaral, da diretora do Museu de Arte Contemporânea Ana Aita, do conselheiro estadual de Cultura Vinicius Vieira e da curadora Carine Turelly.
Serviço:
Exposição: “Recordações: Imagens e Reminiscências da imigração italiana no RS”
Visitação: de 18 de junho a 19 de julho, das 10 às 19 horas, de terças a domingos
Local: Galeria Iberê Camargo do Museu de Artes do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), Praça da Alfândega, s/nº