Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Setur traz imprensa estrangeira ao Rio Grande do Sul

Publicação:

20131121163536mapa-turistico-setur-1.jpg
O Press Trip é organizado pela Setur/RS em parceria com a Embratur - Foto: Divulgação Setur/RS

O Rio Grande do Sul tem recebido visita de jornalistas de diversos países, que vêm checar e divulgar o potencial turístico com vistas à Copa do Mundo de 2014. A ação, denominada Press Trip, é organizada pela Secretaria do Turismo (Setur/RS) em parceria com a Embratur e contempla profissionais de Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, Paraguai, Venezuela, Portugal, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, França e receberá ainda os Estados Unidos da América.

A iniciativa também resulta do Plano de Marketing do Turismo, lançado em 2012, que aponta necessidades para melhor posicionar o Rio Grande do Sul como destino turístico nos mercados nacional e internacional. E nesse sentido a Setur atua de forma inovadora quando define neste documento a meta de ter o RS como um destino completo, atraente nas quatro estações do ano, voltado para jovens e para a terceira idade, casais e famílias, sejam eles adeptos do turismo de aventura ou que buscam descanso e bem-estar. “Do litoral à serra, das lagoas aos cânions ,dos vinhedos aos pampas gaúchos, o RS une a tradição à modernidade, através de cultura, arquitetura, festas populares e na gastronomia, formando um mosaico étnico completado por paisagens igualmente diversas” salienta a titular da pasta, Abgail Pereira.

A obtenção de voos diretos da capital gaúcha para destinos internacionais, com a recente adição de Miami, estimulam novos públicos para o turismo no Rio Grande do Sul, seja para negócios ou para lazer.

Nesse sentido, essas ações de Press Trip são uma grande oportunidade para que os jornalistas vivenciem in loco os atrativos locais, divulgando suas impressões sobre este destino em seus respectivos países. A realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil tem favorecido imensamente o maior interesse de turistas estrangeiros pelo país. Essa atividade promocional trabalha com foco nos mercados prioritários do Rio Grande do Sul, definidos pelo conjunto dos agentes turísticos de todas as regiões do Estado . Nos meses de outubro e novembro de 2013 foram realizados quatro Press Trips e para dezembro novas comitivas deverão chegar ao Estado, conforme o resultado do sorteio oficial dos jogos, a ser realizado dia 6 de dezembro na Costa do Sauípe, Bahia.

Primeiras Impressões

Para elucidar as primeiras impressões da imprensa estrangeira sobre o Rio Grande do Sul selecionamos algumas opiniões durante a realização dos Press Trip.

"Os turistas europeus sempre começam suas visitas pelos centros históricos de uma cidade, sua prefeitura, seu mercado; quem sair do centro verá que Porto Alegre tem uma geografia e um urbanismo bonitos", destacou Julien Laloye do jornal esportivo parisiense 20 Minutes. Para a jornalista chilena Ximena Chávez, foi uma surpresa, pois imaginava que o Brasil era somente praia, sol e samba. “Achei muito interessante a relação da arquitetura com a história e o envolvimento da comunidade, do município e Estado com os espaços públicos” salientou. Já o fotojornalista alemão, Lou Avers, ressaltou que além de muitas informações têm registrados excelentes imagens. "Tenho feito ótimas fotos e, nesse setor, a imagem é fundamental, já que o foco é no turismo".

Texto: Priscila Rodrigues

Secretaria da Cultura