Ópera Rap Global no Museu Julio de Castilhos
Publicação:
A Ópera Rap Global provoca mundos distanciados e ousa no campo artístico, contribuindo para o processo de valorização dos atores locais e da cultura urbana por meio de elementos do Hip Hop. O lançamento do Projeto será no próximo dia 13 de setembro de 2013, no Museu Júlio de Castilhos, Porto Alegre, com a demonstração do estudo feito pelo compositor Pedro Dom para a formação da mini orquestra, composta por seis músicos, que integrarão o espetáculo final em 2014; leitura cênica do Prólogo da Ópera; e intervenção do professor Boaventura de Sousa Santos, expondo sobre o personagem principal Queni N.S.L. Oeste , que inspirou a criação do projeto.
O evento terá programação exclusiva para internautas, com transmissão ao vivo via YouTube. A realização é do Instituto Trocando Ideia, que vem tendo atuação fundamental na construção e manutenção da cultura hip-hop no Brasil, especialmente em Porto Alegre-RS, desde a década de 90.
O Projeto Ópera Rap Global é um espetáculo musical, que mescla a representação da cultura popular, através do RAP, com a cultura erudita, através da Ópera. Tem como roteiristas o Professor Boaventura de Sousa Santos, sociólogo e escritor português, e Renan Lélis, professor e MC do grupo de RAP Paulista “Inquérito”.
Serviço
Quando: 13 de setembro
Horario: 15h as 15h35
Transmissão ao vivo via YouTube: operaglobal
Twitter: @operarapglobal