Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Nômades Grupo de Dança apresenta espetáculo Palavras em Giz na CCMQ

Publicação:

Palavras em Giz é o espetáculo do Nômades Grupo de Dança (Goiás), que estará no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana, nos dias 21 (sábado), às 20h e 22 (domingo) de setembro, 11h. Na capital gaúcha será realizado ainda um Encontro com o Terpsí Teatro de Dança, no dia 20 deste mês (sexta-feira), às 17h, no Santander Cultural, e uma oficina de dança, dia 21, às 10h, na Usina do Gasômetro. Detalhes:  www.facebook.com/nomadesdanca.

Com direção artística e coreografia de Cristiane Santos, tem coordenação geral de Willian Berbades e conta com os bailarinos Valter Caldeira, Laís Guerra, Ludmila Rocha, Jayme e Munique. O trabalho consiste em uma autobiografia coletiva, que coloca em cena marcas pessoais, cujo encontro gera desestabilização. E na instabilidade, provoca-se reatualizações, o momento ideal para o desassossego e, consequentemente, o surgimento de novas marcas. O tema é amparado pelas reflexões da psicoterapeuta Suely Rolnik e pela poética do escritor Fernando Pessoa. O projeto recebeu financiamento da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Goiânia e também foi contemplado com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012, para realizar turnê nacional em 2013, que começou em Goiânia e seguiu para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, com encerramento em Porto Alegre.

Histórico

Nômades Grupo de dança, sediado em Goiânia (GO) fundado em 2002, no antigo Centro Federal de Ensino Tecnológico de Goiás (CEFET-GO), hoje Instituto Federal de Goiás (IFG), possui a linha de atuação artística na dança contemporânea, a trajetória de refletir com liberdade, ousadia, cooperação e intenção de inovar na proposta cênica como processo criativo. O caminho é transitar dançando entre a vida e a arte, inspirado no imaginário social, em que temáticas são conduzidas ao processo estudos e discussões com as equipes de produção artística e convidados; à pesquisa corporal nos laboratórios, vivências, processos criativos, ensaios, para concluir com a construção da obra. Outra atuação é pensar a sociedade com um jeito de construir a vida, como nos posicionamos em projetos e realizações.

O grupo tem como metas a sustentabilidade para atingir uma carreira profissional em dança e a responsabilidade artística, na formação de bailarinos e público apreciador. Para tanto, busca parceiros e colaboradores que se relacionem com a ideia de acesso e democratização da arte como oportunidades de escolha à uma vida melhor àqueles que alcançamos nas nossas dimensões do trabalho, e que nesse encontro desejam fazer parte. A formação pessoal, o interesse no processo de construção e relação com seus alunos, bailarinos e público é um projeto de vida da sua fundadora Cristiane Santos, que é a Diretora Artística e Coreógrafa do grupo.  A bailarina que atuou em grupos como a Quasar Cia de Dança, Pés de Dança e Balé do Estado de Goiás, hoje é Mestra em Educação, pesquisadora em Dança, atua também como Professora de Dança no Centro Livre de Artes (Goiânia), foi Professora Universitária, Professora Orientadora da formação de professores na Escola de Tempo Integral no Centro de Estudos e Pesquisas Ciranda da Arte (Goiânia e interior de Goiás), hoje assume a Gerência de Projetos e Eventos nessa mesma instituição.

Serviço:

Dia: 21 (sábado), às 20h e 22 de setembro (domingo), 11h.

Local: Teatro Bruno Kiefer / 6º andar da CCMQ (Andradas, 736).

Ingressos: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 (idosos).

Contato:Com Rafael Ventuna, diretor-executivo do grupo Nômade: (11) 248-9050 e (11)98787-0118.

Texto: Asscom CCMQ

Edição: Asscom Sedac

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Secretaria da Cultura