Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

MACRS recebe doação de 105 obras contemporâneas

Publicação:

doacao-mac-lilianmaus-2011-reduce.jpg
Obra de Lilian Maus doada para o acervo do MACRS. Foto: Divulgação

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul apresenta as mais recentes doações de 26 artistas para seu acervo. Durante os últimos anos, o museu não recebeu, nem adquiriu obras, acumulando um atraso histórico em relação à produção artística contemporânea brasileira e, especialmente, a riograndense.

Importantes fundações, instituições e eventos no campo das artes visuais surgiram no estado na última década, como a Bienal do MERCOSUL, o Santander Cultural, a Fundação Iberê Camargo, o FestFotoPoA e a Bienal B. Enquanto isso, pouco se fez no âmbito estadual pela conservação, divulgação e atualização da coleção do MACRS. Desde o levantamento registrado em 1999, aproximadamente 100 obras foram doadas ao acervo, o que representa um número bem abaixo do ideal.

A atual gestão do MACRS adota o princípio de valorizar o museu em toda sua missão, que pauta-se em pesquisar, preservar e divulgar um acervo de arte contemporânea regional, nacional e internacional e desenvolver propostas educativas que visem à compreensão da arte contemporânea em suas várias modalidades.

Desse modo, realizou prioritariamente um levantamento cadastral e fotográfico que contou 230 obras; adotou o programa DONATO para digitalização de acervos oferecidos pelo Museu Nacional de Belas Artes (RJ); cadastrou a instituição no Cadastro Nacional de Museus junto ao IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus); constituiu, pioneiramente, o Comitê de Acervo e Curadoria, além de reimplantar o Conselho Consultivo também nomeado oficialmente, que agora acumulam, entre suas atribuições, orientar e aprovar doações e aquisições de obras, bem como posterior tombamento.

Atualmente o museu está implantando, em caráter inédito, uma Reserva Técnica, adequada na própria Casa de Cultura Mario Quintana, para receber estas obras e, com o apoio do IEAVi (Instituto Estadual de Artes Visuais), tem o objetivo de ainda este ano, por meio do Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais, integrar ao acervo mais 21 obras de arte contemporânea brasileira.

A presente exposição visa, principalmente, tornar públicas as doações e fazer uma prestação de contas para a sociedade do recente, mas intenso trabalho de valorização do importante acervo com o qual o MACRS pretende celebrar plenamente em 2012 os 20 anos de sua existência. Com a colaboração do FestFotoPoA e das empresas Brascril, Delphus, foram doadas 105 obras, de 26 artistas, sendo que 80 trabalhos fazem parte da coleção de fotografias de Luiz Carlos Felizardo.

Serviço: 

O QUE: Doações Contemporâneas

Arlete Santarosa, Beatriz Balen Susin, Carlos Krauz, Carusto Camargo, Denise Gadelha, Eduardo Haesbaert Fabriano Rocha, Félix Bressan, Fernanda Chemale, Flavya Mutran, Frantz, Gisela Waetge, Iberê Camargo, Israel Kislansky, Leandro Selister, Lilian Maus, Lou Borghetti, Luis Carlos Felizardo, Magna Sperb, Patricio Farias, Raquel Lima, Vasco Prado, Xico Stockinger, Letícia Remião, Walmor Corrêa, Walter Karwatzki.

QUANDO: Curta visitação de 18 a 25 de outubro de 2011, segunda das 14h às 21h, terça à sexta das 9h às 21h, sábados, domingos e feriados das 12h às 21h.

ONDE: Museu de Arte Contemporânea do RS - Galeria Xico Stockinger - Casa de Cultura Mario Quintana - Rua Andradas, 736/ sexto andar - Bairro Centro Histórico - Fone: (51) 3221 5900 - mac@sedac.rs.gov.br / www.macrs.blogspot.com

QUANTO: Entrada franca.

Texto: André Venzon / Diretor MACRS

Edição: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura