Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Livro sobre Xico Stockinger será lançado no MARGS quinta-feira

Publicação:

xico-stockinger-por-achutti.jpg
Xico-Stockinger, pelo fotógrafo gaúcho Luiz Eduardo Achutti. A foto é parte do livro "Projeto Percurso do Artista".

Nessa quinta-feira (22) às 19h, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) será lançado o livro Stockinger-Vida e Obra de José Francisco Alves.

Obra de José Francisco Alves faz análise inédita sobre obra de Xico Stockinger

A obra é resultado de uma pesquisa que durou seis anos, três deles com acompanhamento do artista que faleceu em 2009, e foi realizada em quatro estados brasileiros. O trabalho descreve a saída da família Stockinger da Áustria (1923) e todos os passos do artista no Brasil: nos confins da fronteira de São Paulo com o Mato Grosso (até ca. 1929), na capital paulista (até 1936), na capital federal (até 1954), e, finalmente, a partir de seus 35 anos,em Porto Alegre, onde se tornou um dos principais artistas da história sul-rio-grandense e nome de referência na escultura brasileira da segunda metade do séc. XX.

A análise da obra abrange toda a produção do artista, em conjunto, algo nunca feito: obra ESCULTÓRICA, em GRAVURA, DESENHO, DESENHO DE IMPRENSA (charges e caricaturas) e ARTE PÚBLICA. Há uma análise muito especial dos trabalhos que colocaram Stockinger no rol dos principais escultores brasileiros, os seus primeiros bronzes, realizados entre 1960 e 1963, produção esta anterior ao desenvolvimento do procedimento construtivo que o tornou célebre, as peças em madeira e ferro soldado, com o qual imortalizou seus guerreiros, touros, cavalos e mulheres, a partir de 1964.

Essa produção de bronzes (1961-63) resta desconhecida das novas gerações e praticamente não divulgada. Também a produção experimental em diversas modalidades é enfim apresentada com comentários críticos (recortes em ferro, pedras, bronzes, desenhos, etc.), o que revela que o artista foi muito além da produção que mais conhecemos dele. Essas experimentações e as criações mais conhecidas todas foram desenvolvidas na década de1960, aqual é intitulada no livro como A Década Stockinger.

 José Francisco Alves

O autor do livro, professor de escultura no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre e Curador-Chefe do MARGS, desde 2004 vem publicando e organizando livros e edições. O interesse pela biografia e análise conjunta de obra de artista surgiu a partir de 2005, quando foi o curador das cinco mostras de Amilcar de Castro, na 5ª Bienal do Mercosul, quando em razão desse trabalho publicou Amílcar de Castro – Uma Retrospectiva, o qual também envolveu a análise da biografia desse conhecido artista mineiro.

 

SERVIÇO

O que: Lançamento do livro Stockinger- Vida e Obra

Quando: 22 de março

Hora: 19h

Onde: MARGS- Praça da Alfândega S/Nº- Centro Histórico- Porto Alegre

Texto: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura