Filmes em cartaz
Cinemateca Paulo Amorim
Segunda-feira não haverá sessões - ingressos na bilheteria
14h30min - Sala Eduardo Hirtz
Lançado há 60 anos e considerado um marco na trajetória da escritora Clarice Lispector (1920 - 1977), o romance traz as reflexões de uma mulher sobre amor, solidão, arte e morte. Transposto para o cinema, o monólogo ganha a força das imagens e dá um rosto e uma voz para esta personagem madura, linda e rica que resolve arrumar o quarto da empregada e se desespera diante de uma barata. A experiência mostra a perda de sua identidade e a faz questionar todas as convenções sociais que aprisionam, até hoje, o feminino.
Brasil, 2023, 126min
Direção: Luiz Fernando Carvalho
Elenco: Maria Fernanda Candido e Samira Nancassa.
Distribuição: Paris Filmes
14 anos. Drama.
19h - Sala Eduardo Hirtz
Hirayama vive em Tóquio e é responsável pela limpeza de vários banheiros públicos. Além do trabalho modesto, ele preenche seus dias com a paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. Hirayama parece perfeitamente feliz com sua rotina metódica, mas alguns encontros inesperados trazem revelações surpreendentes sobre o passado do protagonista. O filme estreou no Festival de Cannes, onde recebeu os prêmios do júri ecumênico e melhor ator para Koji Yakusho, e é um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional.
Perfect Days – Japão/Alemanha, 2023, 125min
Direção: Wim Wenders
Elenco: Koji Yakusho, Min Tanaka, Arisa Nakano, Tokio Emoto
Distribuição: O2 Play/Mubi
14 anos. Drama.
14h45min - Sala Norberto Lubisco
O filme mostra o cotidiano do ex-presidente João Goulart durante os 12 anos em que ele ficou exilado, vivendo entre Uruguai e Argentina. A partir de depoimentos de familiares e amigos, o público conhece os lugares onde ele viveu, momentos de passeios e aniversários e também reuniões sobre questões políticas – até sua morte controversa em dezembro de 1976 na fazenda La Villa, em Misiones. A produção gaúcha chega aos cinemas no mês em que o golpe militar no Brasil completa seis décadas.
(Brasil, 2024, 105min)
Direção: Pedro Isaias Lucas
Distribuição: Synapse Filmes
14 anos. Documentário.
16h15min - Sala Norberto Lubisco
Lupicínio Rodrigues (1914 – 1974) transformou em canções todo o sofrimento e as angústias das desilusões amorosas. Sua trajetória está intimamente ligada com a boêmia e a boa música brasileira, em lembranças de amigos e admiradores como Nelson Coelho de Castro, Arthur de Faria, Ney Matogrosso, Gal Costa, Cazuza, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte e seu próprio filho, o Lupinho. O filme também traz imagens de arquivo em que o próprio Lupicínio relata episódios de sua carreira e interpreta suas composições.
(Brasil, 2022, 96min)
Direção: Alfredo Manevy
Distribuição: O2 Play Filmes
12 anos. Drama.
18h - Sala Norberto Lubisco
O filme mostra o momento da criação de "Clube da Esquina", um dos discos mais importantes da MPB e que foi lançado no início dos anos 1970. Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros artistas falam sobre suas trajetórias e as influências de paisagens, histórias e poesias que resultaram em músicas inesquecíveis.
(Brasil, 2023, 78min)
Direção: Ana Rieper
Distribuição: Sessão Vitrine Petrobrás
Livre. Documentário.
19h40min - Sala Norberto Lubisco
Inspirado no samba “Saudosa Maloca”, uma das músicas mais conhecidas de Adoniran Barbosa, o filme recupera episódios da vida do compositor tendo como cenário uma São Paulo que não existe mais. Entre botequins e rodas de samba, aparecem seus amigos, suas paixões e outros personagens eternizados pelo músico.
(Brasil, 2023, 110min)
Direção: Pedro Serrano
Elenco: Paulo Miklos, Leilah Moreno, Gero Camilo, Gustavo Machado.
Distribuição: Elo Studios
14 anos. Drama.