Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Filmes em cartaz

Cinemateca Paulo Amorim

Segunda (12) e terça-feira (13) não haverá sessões - ingressos na bilheteria.

Programação válida até quarta-feira (14).

 

17h
Sala Paulo Amorim 


Uma mãe percebe que seu filho está se comportando de maneira estranha e tenta descobrir os motivos. Pelo relato do menino, tudo indica que um dos seus professores é o responsável. A mãe vai à escola e exige uma explicação – enquanto isso, a verdade começa a surgir junto com as versões de todos os envolvidos. O filme foi o vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes em 2023.

Kaibutsu - Japão, 2023, 125min
Direção: Hirokazu Kore-eda
Elenco: Ando Sakura, Soya Kurokawa, Eita Nagayama.
Distribuição: Imovision
12 anos. Drama.

16h30
Sala Norberto Lubisco


Priscilla Beaulieu tinha apenas 14 anos quando conheceu Elvis Presley em uma festa – ele, com 24, já era uma estrela meteórica do rock. Do namoro apaixonado até a separação foram 13 anos de convivência, marcados por muita cumplicidade e momentos de fragilidade e desentendimento. O filme é baseado na autobiografia "Elvis e Eu", escrita por Priscilla em 1985, e que detalha, segundo ela, uma história de “amor, fantasia e fama” e oferece um retrato menos glamouroso do rei do rock. O filme rendeu à Cailee Spaeny o prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza.

Estados Unidos/Itália, 2023, 113min
Direção: Sofia Coppola
Elenco: Cailee Spaeny e Jacob Elordi.

Distribuição: Mubi/O2 Play
14 anos. Drama.

14h45
Sala Eduardo Hirtz


Ansa trabalha como etiquetadora de supermercado e Holappa é operário da construção civil. Na periferia de Helsinque, em um tempo não muito bem definido, estes dois personagens solitários vão viver encontros e desencontros marcados pela melancolia e pela crença no amor. Neste filme, o diretor finlandês reforça seu estilo que combina questões sociais com um humor e estética bem particulares. O filme foi vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes e recebeu várias outras premiações e destaques em 2023.

Kuolleet lehdet – Finlândia/Alemanha, 2023, 80min
Direção: Aki Kaurismäki
Elenco: Alma Pöysti e Jussi Vatanen.
Distribuição: O2 Play/Mubi
14 anos.



18h45min
Sala Norberto Lubisco

Antoine e Olga moram há algum tempo em uma vila no interior da Galícia, no norte da Espanha, onde buscam viver em harmonia com a natureza e adotando práticas sustentáveis no seu dia a dia. Mas suas ideias não são bem aceitas pelos outros habitantes, principalmente depois que o casal rejeita um projeto de energia elétrica eólica. O filme recebeu os prêmios Goya (o principal prêmio espanhol) de melhor filme, direção e roteiro original.

Espanha/França, 2022, 135min
Direção: Rodrigo Sorogoyen
Elenco: Denis Ménochet, Marina Fois, Luis Zahera.

Distribuição: Pandora Filmes
14 anos. Drama.

17h40min
Sala Eduardo Hirtz

Dog vive sozinho em Manhattan e resolve comprar um robô para lhe fazer companhia. Os dois se tornam grandes amigos e aproveitam o verão em vários passeios pela cidade, ao som do clássico pop “September”, da banda Earth, Wind & Fire. Mas, na última noite do verão, Dog é obrigado a deixar o Robô em uma praia, de onde ele só poderá sair no próximo ano – se a amizade dos dois resistir. O longa é uma adaptação da HQ americana "Robot Dreams", de Sara Varon, e é um dos cinco títulos indicados ao Oscar de melhor animação.

Robot Dreams - Espanha/França, 2019, 102min
Direção: Pablo Verger
Distribuição: Imovision
10 anos. Animação.

14h30min
Sala Norberto Lubisco

No início do século XX, um rico fazendeiro da Terra do Fogo, no inóspito sul chileno, contrata um tenente britânico e um mercenário norte-americano para protegerem sua propriedade. Junto com eles vêm o mestiço Segundo, um exímio atirador, que acaba testemunhando um dos maiores massacres à população indígena do Chile. Elogiado relato sobre a colonização e o nascimento das fronteiras ao sul da América Latina, o filme ganhou o prêmio Fipresci no Festival de Cannes e foi indicado pelo Chile na disputa pelo Oscar de filme internacional.


15h45min 
Sala Eduardo Hirtz

Stéphane Belcourt é um escritor reconhecido que volta à sua cidade natal depois de 35 anos, agora como embaixador de uma famosa marcar de conhaque. Entre muitos reencontros, vêm as inevitáveis memórias de seu primeiro amor, incluindo um filho que pouco sabe sobre o pai. O filme é baseado no romance autobiográfico de Philippe Besson, lançado em 2017 e que foi um bestseller na França.

Arrête avec tes Mensonges - França, 2022, 98min
Direção: Olivier Peyon
Elenco: Guillaume de Tonquédec, Victor Belmondo, Guilaine Londeza.

Distribuição: Imovision
14 anos. Drama.

19h30min - Sala Eduardo Hirtz
15h - Sala Paulo Amorim


Nora e Hae Sung eram amigos muito próximos na infância, até que a família dela decidiu emigrar para os Estados Unidos. Doze anos depois, eles se reencontram virtualmente e percebem que ainda têm muita coisas em comum. Depois de mais alguns anos, finalmente, eles ficam frente à frente e têm a chance de confrontar noções de destino, amor e as escolhas que fizeram na vida.

Past Lives - Estados Unidos/Coreia do Sul, 2023, 105min
Direção: Celine Song
Elenco: Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro. 

Distribuição: California Filmes
14 anos. Drama.

Secretaria da Cultura