Cultura apresenta edital para setor da música
Publicação:

Agentes culturais, produtores e representantes do setor da música, principalmente do interior, lotaram o auditório do Memorial do RS, na tarde dessa sexta-feira (09) para a apresentação do edital Natura Musical e para a oficina de capacitação promovida pela diretoria de Economia da Cultura da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). O edital recebe inscrições até dia 23 de maio.
O programa de valorização da música brasileira Natura Musical foi criado em 2005 e firmou-se como um importante incentivo à cena da música nacional. Agora esta ação chega ao Rio Grande do Sul por meio de parceria com a Sedac, um trabalho de articulação do Sistema Pro-Cultura e do Conselho Estadual de Cultura.
Na abertura do encontro dessa tarde o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, apresentou um breve balanço das ações já realizadas pela Sedac desde 2011, com destaque para a política de trabalhar apenas com editais, adotada nesta gestão. “Tudo o que conseguimos foi graças a retomada do diálogo e parceria com o Ministério da Cultura e com empresas privadas, como a Natura, que apostam e valorizam a cultura em no país e em nosso estado”, afirmou.
O presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC), Neidmar Charão Alves, elogiou o espaço de debate aberto ao CEC pela Sedac gerando propostas articuladas em conjunto, o que há muito não ocorria no Conselho. “A parceria com a Natura se solidificou graças às reuniões mensais que realizamos com a Economia da Cultura. O Conselho tem profundo reconhecimento a este departamento da Sedac que permite que o CEC se apresente no seu papel mais relevante e não apenas como pareceristas dos projetos da Lic”, disse.
Fabiane Pereira, do departamento de Marcas e Marketing Corporativo da Natura, falou sobre o interesse da Natura de chegar ao Rio Grande do Sul. “A gente sabe que a cultura de vocês é muito rica e interessante, precisávamos aprofundar nossa participação aqui. É muito entusiasmante vermos um auditório tão lotado para conhecer nosso trabalho e este modelo de capacitação é fundamental para o melhor aproveitamento”, concluiu.
Sobre o Natura Musical
Em 9 anos de atuação o programa já beneficiou mais de 220 projetos e 1000 produtos culturais patrocinados entre CDs, DVDs, shows, livros, pesquisas, documentários, exposições e acervos, impactando mais de um milhão de pessoas. Artistas em diversas fases da carreira já integraram o projeto, como os consagrados Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Lenine, e Tom Zé; além de novos talentos como Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz e Karina Buhr.
Ao todo, o projeto terá um investimento de 6,4 milhões de reais em acordo com as Leis Rouanet e do Audiovisual, em nível nacional, e a Lei do ICMS nos Estados. No Rio Grande do Sul, produtores cadastrados no Sistema Pró-cultura RS poderão concorrer. Outra novidade é a inclusão de uma nova modalidade dedicada à difusão da música brasileira por meio de conteúdos e novos formatos para o ambiente digital.