CCMQ promove exibição gratuita de documentários sobre atuação comunitária de palhaços pelo mundo
Publicação:
No dia 1 de agosto (sábado), após a primeira etapa da oficina "Palhaceando a Existência", ministrada por Iván Prado (Pallasos en Rebeldía), na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), serão exibidos, às 19h, na Sala A2B2, os documentários "Nas Margens do Riso: Quilombos de Alegria e Luta" e "Caminando La Risa", com entrada franca. O primeiro mostra o encontro do palhaço Rabito (Daniel Lucas) com as comunidades Quilombolas do interior do Rio Grande do Sul e o outro, como funciona a organização Pallaços en Rebeldía, em atuação no México. Em seguida, Prado e Lucas realizarão um bate-papo com a plateia, sobre a função social do palhaço.
"Nas Margens do Riso: Quilombos de Alegria e Luta" registra a experiência vivida pelo Teatro VagaMundo durante a circulação por nove comunidades quilombolas gaúchas, entre setembro e novembro de 2014. A chegada do grupo nos quilombos remanescentes e as apresentações do palhaço Rabito são entrecortadas pelos depoimentos dos quilombolas, sobre o cotidiano e a organização de cada comunidade. O trabalho com a palhaçaria se funde, no filme, com os relatos de nativos e passageiros sobre a vida nos quilombos.
Direção: Pedro Krum
Roteiro e Edição: Atílio Alencar e Daniel Lucas
Coordenação de produção: Gabriela Amado
Produção: Teatro VagaMundo
"Caminando La Risa" (Espanha, 2009, 35min, cor)
Um grupo de palhaços e palhaças viaja a comunidades zapatistas do Norte de Chiapas (México), levando malas cheias de riso, esperança e toda a força que possam dar às comunidades para sua luta. Este documentário, com direção de Anna Soldevila, narra o trabalho do coletivo Pallasos en Rebeldía, na viagem feita entre dezembro e janeiro de 2008.
Sobre Iván Prado:
Além de dirigir a organização Pallasos en Rebeldía, o espanol é também cofundador do "Artist Against The Wall" junto a Leo Bassi e Patch Adams. Participou em várias caravanas do Pallasos en Rebeldía em Chiapas, Saara, Líbano e Palestina, trabalhando, através do palhaço, com mulheres maltratadas, adolescentes e profissionais da saúde. Também atuou e ministrou cursos em vários países e por toda Espanha, desenvolvendo sua própria metodologia e organizou e dirigiu o primeiro Festival de Palhaços do Mundo Árabe, o Festiclown Palestina 2011, e o I Foro Internacional de Circo Social (Rivas Vaciamadrid 2013). Em 2014, realizou a 2ª edição do Festiclown Palestina que aconteceu nos acampamentos de refugiados palestinos no Líbano e o Festiclown Favela, no Rio de Janeiro.
Serviço:
Dia: 1º de agosto de 2015 (sábado).
Hora: a partir das 19h, com bate-papo após a exibição.
Local: Sala A2B2 - 2º andar CCMQ (Andradas, 736)
Contato: Com Adriana Lampert: 8412-8832 e adriana.lampert@gmail.com
Entrada franca.