Antônio Prado vive um novo momento no turismo
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A Prefeitura de Antônio Prado, através da Secretaria de Turismo, lançou, na última semana, a Marca Turística do município e entregou oficialmente a Câmara de Vereadores o projeto de lei para instituir o Plano de Turismo 2014-2024 e o Plano de Marketing 2014-2016.
Aproximadamente 150 pessoas puderam conhecer o conceito da marca turística e as diretrizes e desafios do Plano de Turismo e Plano de Marketing, que tem como objetivo maior fomentar o turismo de Antônio Prado e atrair mais turistas gradativamente, desenvolvendo o turismo de forma sustentável na esfera sociocultural, ambiental e econômica.
A Marca Turística lançada tem o objetivo de sintetizar o posicionamento e o diferencial da proposta turística entregue no momento da experiência.
“A Marca Turística de Antônio Prado chega para mostrar que somos um destino turístico competitivo, que trabalha diariamente para estar apto a receber a todos de forma hospitaleira e qualificada, além de oferecer uma vivência única” expõe o prefeito Nilson Camatti em seu pronunciamento durante a cerimônia.
A Marca Turística de Antônio Prado e o Plano de Marketing já são ações concretas do plano de ações que compõe o Plano de Turismo de Antônio Prado 2014-2024.
O Plano de Turismo foi desenvolvido principalmente com base na participação popular da comunidade e entidades de classe locais, na análise do cenário turístico mundial, nacional e regional, no Plano de Turismo Nacional 2007-2012 e 2013-2016 e o Plano de Desenvolvimento do Turismo do Rio Grande do Sul 2012-2015, nas pesquisas realizadas com turistas e comunidade e dos resultados obtidos na Conferência de Turismo realizada este ano.
O Plano esta baseado em 4 eixos específicos que servem como base para a elaboração do Plano de Ações. Estes eixos são:
1. Gestão Descentralizada e Participativa
Usa como base uma gestão descentralizada e participativa, sensibilizado na necessidade de integrar as ações que irão surgir, propondo alianças estratégicas em busca de sinergias no cumprimento das vantagens competitivas sustentáveis diante de outros destinos.
2. Infraestrutura Municipal e dos Equipamentos Turísticos
Visa desenvolver o turismo promovendo a infraestrutura municipal adequada para a expansão da atividade e a melhoria dos produtos e serviços ofertados, bem como, qualificar e ordenar os estabelecimentos administrados pelo setor público ou privado que fazem parte da cadeia produtiva do turismo.
3. Turismo Cultural
Estimula e valorizar a cultura dos povos e etnias que formaram e formam o município, e que se manifestam nos valores, nas crenças, na política, na religião, nos aspectos culturais e artísticos, de forma a resgatar, preservar e promover o patrimônio material e imaterial legitimados pelo cidadão de Antônio Prado.
4. Sustentabilidade
O turismo deve ser trabalhado no sentido de priorizar o desenvolvimento de forma sustentável, ao mesmo tempo promover qualidade de vida para a comunidade receptora, respeitando o meio ambiente e a cultura local gerando trabalho e renda. Os setores público e privado devem estimular a criação e o fortalecimento de iniciativas sustentáveis no turismo através de capacitações, certificações, incentivos à promoção, informações sobre acesso a crédito, incentivos fiscais, entre outros, fomentando, assim, o desenvolvimento sustentável.
A organização do Plano de Turismo de Antônio Prado segue uma estrutura lógica, compreendendo a transversalidade e a multidisciplinaridade que interliga o turismo em todos os âmbitos e esferas.
Fonte: Prefeitura de Antônio Prado