Acompanhe o andamento dos editais do FAC 2012

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) informa que o prazo de inscrições para o edital de Fundo de Apoio à Cultura (FAC) dos Museus foi ampliado para o dia 19 de fevereiro de 2013.

Além do prazo para a inscrição no edital, também foi estendido o prazo de cadastramento como Produtor Cultural, até o dia 05 de fevereiro. Oficinas de qualificação serão anunciadas em breve, com intuito de esclarecer dúvidas.

Veja o que pode ser apoiado: ações e estudos estratégicos para modernização da Instituição; manutenção das ações e/ou programações culturais regulares; ampliação do acesso às instituições, educação e formação de público; serviços para preservação e conservação de acervos; serviços de atividade editorial e curatorial; capacitação de funcionários; serviços para adaptação, reaparelhamento e modernização de museus; serviços para adaptação de espaços e serviços para acessibilidade; além de serviços para ações de difusão.

Faça seu cadastro de Produtor Cultural aqui

Clique aqui e veja o edital

FAC: R$ 10 milhões em investimento direto

A Secretaria de Estado da Cultura aposta no crescimento do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, mecanismo de fomento direto e democrático do Pró-cultura RS, para estimular todos os setores e etapas que envolvem os processos criativos nas diversas regiões do estado.

No mês de abril, o governador Tarso Genro anunciou o total de R$ 10 milhões para o FAC em evento que lotou o Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana e emocionou o público presente. Os editais do FAC para 2012 foram uma importante conquista de toda a sociedade gaúcha. Foi a primeira vez na história que o FAC recebeu tamanho aporte, contemplando a diversidade cultural, a formação de plateias, o desenvolvimento de competências, a economia da cultura e as artes em geral, além de estimular a programação continuada em espaços culturais dos municípios.

Os dois primeiros editais lançados, de Desenvolvimento da Economia da Cultura (destinados a prefeituras e à sociedade civil), ao invés de determinarem áreas culturais, propuseram que cada segmento encaixasse seu projeto em uma das finalidades do processo criativo, reforçando o conceito de Economia da Cultura. Tal iniciativa é também inédita no estado e dialoga com um conceito contemporâneo de cultura, no qual as fronteiras entre as áreas estão diluídas.

Assim, a seleção de projetos de todas as áreas culturais e artísticas aconteceu de acordo com cinco finalidades: Apoio à Criação e Produção; Apoio ao Registro e à Memória; Apoio à Difusão e à Circulação; Apoio à Programação Continuada em Espaços Culturais e Apoio à formulação de Indicadores, Informação e Qualificação. Ao todo, foram 346 projetos inscritos nestes dois primeiros editais.

O edital de Desenvolvimento da Economia da Cultura destinado à sociedade civil está em fase de contratação e o destinado às prefeituras, em fase final de seleção.

Ainda em 2012, também foram lançados editais para concessão de Apoio à Programação em Feiras de Livro (destinado a prefeituras e com 34 projetos inscritos, atualmente em fase final de seleção) e o edital Rio Grande do Sul Pólo Audiovisual (destinado a produtoras de todo o estado e que recebeu 35 projetos, entre videoclipes, documentários e minisséries). Este edital, que está em fase de contratação, gerou uma importante parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação e Inclusão Digital e com a Fundação Cultural Piratini – Rádio e Televisão.

Os projetos aprovados, voltados para o fomento da produção independente, deviam ser inéditos e vão compor a programação da TVE a partir de 2013: Prêmio Histórias do Sul - 4 minisséries e Documenta Rio Grande - 12 documentários.

Outros dois editais serão lançados em 2012: o FAC das Artes (destinado às áreas do audiovisual, circo teatro e dança, artes visuais e música) que soma e o Edital de Apoio a Projetos Colaborativos. É importante grifar que o Fundo de Apoio à Cultura, estabelecido por lei em 2001, só contabilizava um único edital lançado até hoje, em dezembro de 2010. Esta seleção distribuiu um valor total de R$ 880 mil reais.

Texto: Asscom Sedac