Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sobre

O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS), criado pela Lei 2.345, de 29 de janeiro de 1954, é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Sua função primordial é a guarda e a conservação da documentação histórica de origem pública, sobretudo do Poder Executivo, e privada.

Seu acervo é formado por mais de 10 milhões de documentos, configurando um dos maiores conjuntos documentais relativos ao Estado e uma das principais instituições de memória do Rio Grande do Sul. O acesso à documentação é público, gratuito e irrestrito. Além da organização e preservação de seu acervo, o Arquivo realiza exposições a partir da documentação sob sua guarda.

A história do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul – AHRS – tem origem em 1913, com a criação da segunda seção do Arquivo Público do Estado (APERS) que, em 1925, foi transferida para o Museu Julio de Castilhos. Em 1954, tornou-se uma instituição cultural independente, vinculada à Divisão de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura do Estado. Em 1990, o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul passou a integrar a recém-criada Secretaria de Estado da Cultura e, desde o ano 2000, tem sede no antigo prédio dos Correios e Telégrafos, momento da criação do Memorial do Rio Grande do Sul.

Direção: Ananda Simões Fernandes

Atendimento: terça a sexta, das 13h às 17h, mediante agendamento pelo email agendamento-ahrs@sedac.rs.gov.br

Locais

Secretaria da Cultura