Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Notícias

Aqui você encontra conteúdos produzidos por assessorias de comunicação de Secretarias Estaduais que compõem a Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã, além de matérias de autoria de outros veículos de imprensa e de instituições parceiras.

Cônsul da Alemanha diz que Estado tem muito a oferecer no comércio binacional

Texto: Osni Machado osni.machado@jornaldocomercio.com.br

“O Rio Grande do Sul oferece muitas chances para o aprofundamento das relações bilaterais”, afirmou Marc Bogdahn, cônsul-geral do Consulado da República Federal da Alemanha em Porto Alegre, nesta quinta-feira (25), durante reunião-almoço, evento organizado pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE/ POA), na Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Em sua palestra, Bogdahn abordou o tema: “200 anos da imigração alemã: perspectivas e relações com o Rio Grande do Sul”.

LEIA MAIS

_________________________________________________

RS avalia homenagem para marcar imigração alemã

Governo do Estado estuda imortalizar os 200 anos da chegada germânica
 Texto: Jefferson Klein jefferson.klein@jornaldocomercio.com.br

Com a proximidade do dia 25 de julho, quando serão completados dois séculos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, o governo gaúcho almeja através de algum marco, que ainda está sendo avaliado qual será, imortalizar simbolicamente essa data. Situação semelhante já foi vivida nas comemorações de 150 anos da chegada germânica no Estado, quando as três famosas esferas da Expointer nas cores vermelha, verde e amarela, que formavam na época o estande da Alemanha Ocidental no parque em Esteio, foram doadas para o governo estadual em 1974. “Por que a gente não pode fazer uma coisa parecida e deixar uma marca neste ano de 2024 a respeito dos 200 anos da imigração alemã?”, indaga o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Guazzelli Peruchin, que está envolvido com a elaboração das ações vinculadas às celebrações do bicentenário da imigração alemã. Uma iniciativa inédita e relevante que ele vê possibilidades de ser efetivada é o Rio Grande do Sul firmar uma irmandade com algum estado da Alemanha.

_____________________________________________________
Artigo sobre o Bicentenário, de autoria do presidente da Comissão, é publicado em revista na Alemanha

De autoria do presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã e Subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) do governo do Estado, Rafael Gessinger, a primeira edição de 2024 da Revista Tópicos, da Sociedade Brasil-Alemanha (DBG), publica artigo "Ein Fest der menschlichen Integration" (Uma festa da integração humana).

No texto, Gessinger fala a respeito das comemorações do ano do bicentenário, ressaltando a contribuição do encontro de culturas para o desenvolvimento do Brasil e o olhar para o futuro da integração Brasil-Alemanha. Leia a íntegra do artigo aqui.

O bicentenário ganhou espaço relevante nessa edição da revista Tópicos. A publicação, disponível para leitura on-line de forma gratuita, também traz uma entrevista com o embaixador brasileiro em Berlim, Roberto Jaguaribe. Ele reconhece a importância da imigração alemã no Brasil para a proximidade entre os dois povos. Em outro artigo, a historiadora Karen Lisboa, descreve desafios e adversidades superados pelos imigrantes. E ainda: em entrevista, a vice-presidente executiva da Câmara de Comércio e Indústria AHK São Paulo, Barbara Konner, fala sobre as empresas de origem alemã no Brasil.

O conteúdo completo da revista pode ser acessado no link.
___________________________________________________

Podcast "Aconteceu no RS" - Ep. 05

00:00:00/00:00:00

Aconteceu no RS | Legado dos alemães na gastronomia do RS

Aconteceu no RS | Legado dos alemães na gastronomia do RS

___________________________________________________

Podcast "Aconteceu no RS" - Ep. 04

00:00:00/00:00:00

Aconteceu no RS | Curiosidades sobre doenças, tratamentos e velórios nas colônias alemãs

Aconteceu no RS | Curiosidades sobre doenças, tratamentos e velórios nas colônias alemãs

___________________________________________________

Podcast "Aconteceu no RS" - Ep. 03

00:00:00/00:00:00

Aconteceu no RS | Lenda e realidade em dramática viagem de alemães para o Brasil

Aconteceu no RS | Lenda e realidade em dramática viagem de alemães para o Brasil

___________________________________________________

Expansão no Bicentenário da Imigração Alemã

Expansão no Bicentenário 200 anos - Fevereiro de 2024 (.pdf 3,33 MBytes)

Expansão no Bicentenário 200 anos - Março de 2024 (.pdf 5,08 MBytes)

Expansão no Bicentenário 200 anos - Abril de 2024 (.pdf 3,18 MBytes)


________________________________________________

Idiomas de imigração mantêm viva cultura germânica há 200 anos no Brasil

Modos de comunicar preservados por descendentes têm reconhecida relevância cultural e podem ganhar espaço nas escolas do RS

Texto: Carlos Hammes | Ascom Sedac

 

Logotipo encomendado pela SECOM/RS em homenagem aos 200 Anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul.    Sobre fundo bege, o número 200, com cada algarismo numa das cores da bandeira da Alemanha: preto, vermelho e amarelo ouro.   Dentro do último zero, amarelo e maior, a palavra “anos” em preto.   E abaixo do número 2 e do 0 vermelho, IMIGRAÇÃO ALEMÃ, com letras maiúsculas pretas em duas linhas. O traço da base do 2, encosta na base do zero, que está entrelaçado como um elo,  ao amarelo. Deste último partem três rostos de perfil, intercalados, voltados para direita,  levemente sobrepostos e de contornos sinuosos. O primeiro representa uma pessoa de pele branca e cabelo vermelho, outra tem pele morena e cabelo marrom e a terceira, é clara de cabelo amarelo.   Audiodescrição Tagarelas Produções Roteiro e narração: Márcia Caspary Consultoria: André CampeloEntre os idiomas germânicos trazidos ao Brasil por imigrantes, o hunsriqueano é considerado o mais falado. Apesar de contar com cerca de 2 milhões de falantes nativos no Sul do Brasil, não é o único que embarcou em navios há 200 anos e que se mantém vivo no cotidiano do Rio Grande do Sul. É comum encontrar em algumas regiões do Estado falantes do pomerano e do westfaliano, evidenciando que a diversidade étnica e cultural brasileira está, também, na fala do povo. Estudiosos do assunto e comunidades descendentes de imigrantes debatem a inclusão do ensino dos idiomas tradicionais de cada região, como os de origem germânica, nos currículos escolares.

_______________________________________________________

Podcast "Aconteceu no RS" - Ep.02

Os primeiros 39 imigrantes alemães chegaram a São Leopoldo em julho de 1824. Inicialmente, ficaram nas senzalas da Imperial Feitoria do Linho Cânhamo, desativada fazenda estatal para produção de cordas de navios. O nome da colônia alemã foi uma homenagem à imperatriz brasileira, a austríaca Dona Leopodina. São Leopoldo é o padroeiro da Áustria. No segundo episódio da temporada do podcast "Aconteceu no RS", o historiador e professor Martin Dreher conta como foi a criação de São Leopoldo e descreve o perfil dos imigrantes.

00:00:00/00:00:00

Aconteceu no RS | Como foi a criação de São Leopoldo, primeira colônia alemã do Estado

Aconteceu no RS | Como foi a criação de São Leopoldo, primeira colônia alemã do Estado

________________________________________________________

Podcast "Aconteceu no RS" - Ep.01

O Brasil celebra em 2024 o bicentenário a imigração alemã. Entre 1824 e 1830, na primeira fase patrocinada pelo governo imperial, chegaram 11 mil alemães, sendo que cerca de 5 mil se estabeleceram em São Leopoldo. Dom Pedro I buscou soldados mercenários e famílias de agricultores e artesãos. O primeiro episódio da nova temporada do podcast Aconteceu no RS recebe o historiador Rodrigo Trespach, que fala sobre a campanha para atrair imigrantes, como eram os estados de língua alemã na época, a participação dos soldados no exército brasileiro e o plano frustrado para matar o imperador.

00:00:00/00:00:00

Aconteceu no RS | Por que o Brasil buscou alemães em 1824

Aconteceu no RS | Por que o Brasil buscou alemães em 1824

__________________________________________________

Contribuição imigrante para a economia

Cervejaria e Fábrica de Gelo Bopp & Irmãos foi projeto do arquiteto Theo Wiederspahn. Hoje abriga o Shopping TotalCervejaria e Fábrica de Gelo Bopp & Irmãos foi projeto do arquiteto Theo Wiederspahn. Hoje abriga o Shopping Total - Foto: Correio do Povo

A pujança da economia do Rio Grande do Sul ao longo dos séculos deve-se, em grande parte, às contribuições dos imigrantes. Revoluções e disputas territoriais à parte, muitos negócios nasceram aqui pelas mãos dos pioneiros e seus descendentes. Mais recentemente, dentro de um processo de mundo sem fronteiras, companhias alemãs com atuação global passaram a fixar-se no Estado, ajudando a impulsionar o desenvolvimento desta região até os dias atuais. 

LEIA MAIS

 ________________________________________________________

Programação do Bicentenário da Imigração Alemã é tema de reportagem na TV Assembleia

A Assembleia Legislativa é uma das instituições que integram a Comissão do Bicetenário. A repórter Bárbara Scussel conversou com presidente da Comissão, Rafael Gessinger sobre o lançamento da programação oficial das comemorações. Assista à entrevista completa.

__________________________________________________

Presidente da Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã concede entrevista à RDC TV

O presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Gessinger, concedeu, nesta terça-feira (19), entrevista ao programa Pode Chegar, da RDC TV, de Porto Alegre. Assista à entrevista completa.

00:00:00/00:00:00

Lançamento da programação do Bicentenário da Imigração Alemã

Lançamento da programação do Bicentenário da Imigração Alemã Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

______________________________________________

Governo do Estado apresenta programação do Bicentenário da Imigração Alemã

IMG278

Os duzentos anos da chegada dos primeiros imigrantes de língua alemã no Rio Grande do Sul serão comemorados até o fim de 2024 em mais de 100 municípios gaúchos. É o que consta na programação, organizada por uma Comissão Oficial integrada por mais de 60 instituições, que foi anunciada na noite desta quinta-feira (14), em evento na Sala de Recitais da Ospa. Entre as ações comemorativas estão atividades culturais, gastronômicas, esportivas, religiosas e educativas. Na ocasião, foram anunciados 11 concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) pelo interior do Estado e outros cinco em Porto Alegre, todos em homenagem ao Bicentenário.

A secretária adjunta da Cultura do Estado, Gabriela Meindrad, que representou o governador Eduardo Leite na solenidade, agradeceu o engajamento dos municípios que estão empenhados nas comemorações. Segundo ela, a união em torno das festividades  é prova da importante influência dos imigrantes e seus descendentes nas cidades gaúchas. “Celebrar a diversidade cultural e étnica desse povo, presente na nossa logomarca comemorativa, mostra a coragem desse povo de deixar sua nação para construir, com muito trabalho, o nosso país “, afirmou. Meindrad destacou a fé, a união e o trabalho do povo germânico entre as principais marcas culturais dos imigrantes, “o legado que faz o nosso povo, o nosso Estado hoje”, concluiu.

LEIA MAIS

__________________________________________________

Banda alemã faz tour pelo RS em maio 

Banda Alemã

A proximidade do Bicentenário da Imigração Alemã serve de impulso para a realização de eventos e intercâmbios entre países. A chegada ao Rio Grande do Sul da Banda Erpfenhauser Dorfmusikanten, do Sul da Alemanha, está programada para o mês de maio. A vinda do conjunto musical é uma iniciativa da JJ Klein Intercâmbios Culturais, com sede em Bom Princípio.

__________________________________________________

Governo do Estado apresenta programação do Bicentenário da Imigração Alemã

Os 200 anos da chegada de imigrantes de língua alemã ao RS serão comemorados em diversos municípios gaúchos

 

Logotipo encomendado pela SECOM/RS em homenagem aos 200 Anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul.    Sobre fundo bege, o número 200, com cada algarismo numa das cores da bandeira da Alemanha: preto, vermelho e amarelo ouro.   Dentro do último zero, amarelo e maior, a palavra “anos” em preto.   E abaixo do número 2 e do 0 vermelho, IMIGRAÇÃO ALEMÃ, com letras maiúsculas pretas em duas linhas. O traço da base do 2, encosta na base do zero, que está entrelaçado como um elo,  ao amarelo. Deste último partem três rostos de perfil, intercalados, voltados para direita,  levemente sobrepostos e de contornos sinuosos. O primeiro representa uma pessoa de pele branca e cabelo vermelho, outra tem pele morena e cabelo marrom e a terceira, é clara de cabelo amarelo.   Audiodescrição Tagarelas Produções Roteiro e narração: Márcia Caspary Consultoria: André Campelo

A Comissão do Bicentenário, instituída pelo governador Eduardo Leite através do decreto 56.110/2021, apresenta nesta quinta-feira (14) a programação oficial das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. O lançamento acontece na Sala de Recitais da Ospa, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), a partir das 19h, e contará com a participação especial do Maestro Diego Schuck e do Porto Alegre Consort.

LEIA MAIS

______________________________________________

Árvores do Parque Germânia são identificadas com placas em alemão e em português

Ação faz parte das comemorações do bicentenário da Imigração alemã no Rio Grande do Sul

Placas do Parque GermâniaAs placas foram traduzidas pelo Goethe-Institut e patrocinadas pelo consulado alemão - Foto: Guilherme Almeida

No contexto das comemorações do bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul, o parque Germânia, na zona Norte de Porto Alegre, foi palco de um evento marcante: a inauguração das placas de identificação das árvores, redigidas em alemão e português. Essa iniciativa visa não apenas homenagear a história e a cultura dos imigrantes alemães, mas também promover a valorização do patrimônio natural do parque.

LEIA MAIS

__________________________________________________

Dr. Rafael Gessinger, Subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da SJCDH/RS e Presidente da Comissão do Bicentenário do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, fala ao Instituto Martius-Staden sobre o Bicentenário da Imigração Alemã

00:00:00/00:00:00

27º episódio da série "Diálogos Brasil-Alemanha: passado, presente e futuro", do Instituto Martius-Staden

Entrevista com Dr. Rafael Gessinger, Subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da SJCDH/RS e Presidente da Comissão do Bicentenário

________________________________________________

Império do Sol é a vencedora da Série Prata do carnaval de Porto Alegre em 2024

Jornal Correio do Povo

Escola de São Leopoldo disputará a Série Ouro em 2025

A Império do Sol é a campeão da Série Prata do carnaval de Porto Alegre. A escola de São Leopoldo abriu a segunda noite de desfiles no Complexo Cultural do Porto Seco com o tema “Um Bicentenário com mais de 200 anos! São Leopoldo, a saga histórica da cidade povoada, amada e miscigenada”.

LEIA MAIS

________________________________________________

Estrela abre celebração dos 200 anos da imigração alemã com evento repleto de tradição e cultura

Estrela abre celebração dos 200 anos da imigração alemã com evento repleto de tradição e cultura  Foto: Jônatas dos Santos/ Governo de Estrela

Durante a noite desta sexta-feira (23), Estrela deu início às comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil com um evento especial de abertura que encantou os participantes com uma imersão nas raízes da cultura germânica.

O Lar do Jovem, na Comunidade Luterana, foi palco da celebração, que contou com um jantar típico alemão. "Os aromas e sabores transportaram os presentes para uma viagem gastronômica pela tradição alemã", ressalta o coordenador do Grupo Folclórico de Estrela e um dos organizadores das celebrações, Andreas Hamester.

LEIA MAIS

________________________________________________

Grupos folclóricos de Estrela participam da conquista da série prata do Carnaval de Porto Alegre pela Escola Império do Sol, de São Leopoldo

Grupos folclóricos de Estrela

O Vale do Taquari deu a sua contribuição para que a Escola de Samba Império do Sol, de São Leopoldo, vencesse a Série Prata do carnaval da capital gaúcha no sábado à noite. Cerca de 70 integrantes dos grupos folclóricos de Estrela desfilaram sob o tema “Um bicentenário com mais de 200 anos” para a escola representante da cidade berço da imigração no Rio Grande do Sul.

LEIA MAIS

________________________________________________

200 anos da imigração alemã: o legado luterano que marcou a educação

Presidente da IECLB, Silvia Genz, ao lado do diretor do Mauá, Nestor Raschen, exibe cartaz com sobrenome dos primeiros colonos que chegaram ao país.
Presidente da IECLB, Silvia Genz, ao lado do diretor do Mauá, Nestor Raschen, exibe cartaz com sobrenome dos primeiros colonos - Foto: Alencar da Rosa

Uma plateia formada por mais de 150 professores do Colégio Mauá observa a chegada da pastora Silvia Genz ao palco. Ela carrega uma mala utilizada pelos imigrantes alemães durante a viagem ao Brasil, atraindo a curiosidade dos educadores. A bagagem estampava os nomes das primeiras famílias que chegaram em São Leopoldo, em 1824. Iniciava, assim, uma palestra sobre os princípios luteranos na educação.

LEIA MAIS

________________________________________________

Homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã marca clássico do futebol gaúcho

CLÁSSICO DO FUTEBOL GAÚCHO TEM ATO DE HOMENAGEM AO BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃClássico do Futebol Gaúcho presta homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã - Foto: Luis Augusto da Silva Koppe Filho

Santa Cruz e Avenida se enfrentaram na última quarta-feira (14), às 19h, no Estádio dos Plátanos, localizado no município de Santa Cruz do Sul, em uma partida válida pelo Campeonato Gaúcho de futebol, conhecido como Gauchão 2024. A partida prestou homenagem aos 200 anos da presença germânica no Estado. Essa iniciativa contou com a participação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (1824-2024), a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, através da Comissão Regional do Bicentenário, a Federação Gaúcha de Futebol e os dois principais clubes de futebol da região.

Antes do início da partida, as equipes entraram em campo com uma faixa em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã, que exibia a logomarca oficial do evento e os escudos dos clubes. Além disso, foram entregues aos capitães das equipes placas comemorativas ao Bicentenário. Rafael Gessinger, subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, saudou as torcidas em nome do Governo do Estado e elogiou a homenagem, ressaltando a importância dos imigrantes e seus descendentes na formação do Rio Grande do Sul.

O resultado final do jogo foi um empate de 1 a 1.

__________________________________________________

Museu Julio de Castilhos reabre com exposição sobre protagonismo das mulheres da saúde

Programação integra comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã e marca aniversário do Museu

Imagem da mostraMostra relembra contribuição das irmãs protagonistas da história da saúde no Rio Grande do Sul - Foto: Guilherme Brandalise - acervo MJC

Intitulada "Schwestern: mulheres protagonistas da história da saúde no Rio Grande do Sul", a exposição realizada pelo Hospital Moinhos de Vento pode ser visitada pelo público a partir desta quarta-feira (31), no Museu Julio de Castilhos (MJC), em Porto Alegre. Com acesso gratuito, a mostra marca a reabertura parcial da instituição, que estava fechada para organizar novas exposições quando registrou danos causados pelo temporal que atingiu a cidade em 16 de janeiro. No andar térreo da casa amarela, Schwestern (irmãs, em alemão) celebra o 121º aniversário do Museu, comemorado nesta terça-feira (30). A Casa Julio permanece fechada para reparos.

LEIA MAIS

________________________________________________

Coordenador da Subcomissão História da Imigração fala ao Instituto Martius-Staden sobre o Bicentenário

00:00:00/00:00:00

Prof. Dr. Martin Dreher :: Diálogos Brasil-Alemanha

Coordenador da Subcomissão História da Imigração fala ao Instituto Martius-Staden sobre o Bicentenário Crédito: Instituto Martius-Staden

________________________________________________

Jogo entre Avenida e Brasil de Pelotas terá ação alusiva ao bicentenário da imigração alemã

Estadio Eucaliptos Foto: João Cleber Caramez

A primeira ação acontece já nesta quarta-feira, 24, às 20 horas, nos Eucaliptos, por ocasião da partida entre a Avenida e o Brasil de Pelotas. O Periquito vai entrar em campo portando uma faixa alusiva ao bicentenário e uma placa será entregue à equipe visitante. “É um ato de reconhecimento e homenagem ao povo alemão e a todos os imigrantes que compõem o nosso estado, visto que eles têm grande contribuição no futebol gaúcho”, afirmou o coordenador da Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã da Região de Santa Cruz, Paulo Trinks .

LEIA MAIS

_______________________________________________

Sociedade Recreativa Sempre Unidos dá largada às comemorações do bicentenário da imigração alemã

Comissão organizadora da Sociedade Recreativa Sempre Unidos com as Soberanas de Lagoa dos Três CantosComissão organizadora da Sociedade Recreativa Sempre Unidos com as Soberanas de Lagoa dos Três Cantos - Foto: Divulgação AF

A realização do 50º Festival do Chopp da Sociedade Recreativa Sempre Unidos, em Lagoa dos Três Cantos, fundada no ano de 1936 pela união de duas sociedades de cantores, fica marcada no calendário estadual como primeiro evento comemorativo ao Bicentenário da Imigração Alemã.

Todos os municípios do estado do Rio Grande do Sul estão sendo estimulados a celebrar o Bicentenário da Imigração Alemã. A Comissão Oficial do Bicentenário foi estabelecida pelo governador Eduardo Leite e é incumbida de organizar e apoiar celebrações referentes ao tema.

O evento realizado no sábado, 13 de janeiro, teve como ponto alto o resgate histórico da Sociedade Recreativa e o desfile temático alusivo ao bicentenário, com participação de entidades, instituições e empresas, promovido pela diretoria e membros associados. Realizado por meio do projeto cultural patrocinado pelas empresas  Stara, Sicredi/Icatu e Cotrijal/Basso e Pancote, tem por finalidade valorizar os sócios, diretorias e colaboradores, desde a fundação.

LEIA MAIS

 _________________________________________________

Bicentenário da Imigração Alemã é tema de programa da Rádio ABC 103.3 FM
O presidente da Comissão Oficial, Rafael Gessinger, detalhou o planejamento das celebrações

O Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil foi o tema do programa No Ar NH10 com Cláudio Brito da Rádio ABC 10.3 FM. O presidente da Comissão Oficial, Rafael Gessinger, participou da entrevista que abordou o planejamento para celebrações que se estenderão até o final de 2024 em várias regiões do Estado.

“O que está acontecendo é uma coisa maravilhosa, trata-se de uma integração entre a sociedade civil e poder público. O Governador Eduardo Leite estabeleceu uma Comissão Oficial para organizar e apoiar os eventos alusivos ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil”, disse Rafael. “Na prática são inúmeras entidades entusiasmadas que estão organizadas em subcomissões temáticas”, afirmou.

Durante a entrevista, Gessinger compartilhou o planejamento e a expectativa com a concretização das celebrações.

Clique aqui e confira entrevista completa. 

Bicentenário

A Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã foi estabelecida pelo Governador Eduardo Leite - por meio do Decreto 56.110/2021, alterado pelo Decreto 57.020/2023  - e é incumbida de organizar e apoiar celebrações referentes ao tema. No decorrer do ano, serão realizados diversos eventos pelo Estado homenageando as comunidades germânicas que foram tão importantes para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.  

Clique aqui e confira mais informações.

_____________________________________________

Governador recebe embaixadora da Alemanha no Palácio Piratini

Encontro abordou temas como a transição energética e o bicentenário da imigração alemã no BrasilEncontro abordou temas como a transição energética e o bicentenário da imigração alemã no Brasil - Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite recebeu, nesta terça-feira (16/1), no Palácio Piratini, a embaixadora da Alemanha em Brasília, Bettina Cadenbach. No cargo desde setembro, a diplomata fez sua primeira visita oficial ao Rio Grande do Sul e foi recebida com honras militares na sede do Executivo.

Ao longo de quase uma hora, o governador e a embaixadora falaram sobre a aproximação entre o Rio Grande do Sul e a Alemanha em pautas como produção de hidrogênio verde, inovação, tecnologia e cooperação científica. 

Leite disse que a agenda da transição energética está muito presente no Estado e que o governo trabalha para avançar no setor de hidrogênio verde. “Hoje, 80% da nossa energia é de fontes renováveis. Acreditamos que o Rio Grande do Sul tem um grande potencial na área e condições competitivas para a produção de hidrogênio verde, com uma grande demanda interna”, afirmou. “Contratamos uma consultoria e estamos desenvolvendo um projeto para viabilizar a produção. Sabemos que a Alemanha está trabalhando muito nesse tema também, e por isso a nossa aproximação é importante.” 

LEIA MAIS

_________________________________________________

200 dias para os 200 anos

divulgacaodoisirmaos scaled Foto: Divulgação - Dois Irmãos

O carro chefe e maior motivador do projeto O Vale, da Vale TV e Valedosinos.org, sem dúvida é o bicentenário da imgração alemã no Brasil. No próximo dia 25 de julho, comemoramos a marca de 200 anos desde a chegada daqueles primeiros 39 imigrantes que iniciaram a colonização germânica da nossa região após desembarcarem às margens do Rio dos Sinos, em meados de 1824.

Os festejos nesta data tão marcante procuram, além de comemorar a chegada e celebrar as tradições dos nossos povos colonizadores, buscar um olhar para o que vem pela frente, estimulando a reflexão e o desenvolvimento das nossas cidades rumo a um futuro melhor. Com esse pensamento, cada município e o próprio governo do Estado se movimentam, de forma particular, e organizam suas comemorações.

LEIA MAIS

__________________________________________________

2024 é o ano do bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul

Captura de tela 2024 01 15 151525Foto: Ingo Joseph/Pexels

Há 200 anos chegavam nove famílias que inauguraram a imigração alemã no Rio Grande do Sul. Após a chegada a São Leopoldo, os povos germânicos logo se espalharam para outras regiões do estado, como o Vale do Rio Pardo. A data simbólica do desembarque em solo gaúcho é o 25 de julho, quando também é celebrado o Dia do Colono e do Motorista, feriado em Venâncio Aires e em outras cidades do estado.

“A importância é enorme. O ano inteiro é o ano do bicentenário. E sensível a esse momento histórico de 200 anos de uma data tão importante, o governador Eduardo Leite estabeleceu uma comissão bastante complexa e cheias de entidades”, disse o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no RS, Rafael Gessinger. Ele, que também é subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Governo do Estado, participou do programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, na quarta-feira, 10. 

LEIA MAIS

______________________________________________

Presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Gessinger, concede entrevista à Rádio Terra FM de Venâncio Aires

O presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Gessinger, concedeu, nesta quarta-feira (10), entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM de Venâncio Aires. Assista à entrevista completa.

_______________________________________________

Ato inter-religioso abre comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil

Encontro reuniu integrantes de diferentes crenças religiosas e autoridades civis e diplomáticas

Ato religiosoEvento contou com lideranças católicas, luteranas, judaicas, espíritas, de matrizes afro-brasileiras e de outras tradições - Foto: Divulgação - Ascom SJCDH

Com uma cerimônia inter-religiosa, o governo do Estado abriu oficialmente as atividades de comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã. No evento, foi realizado um ato de bênção reunindo diversas lideranças religiosas e autoridades diplomáticas. A abertura ocorreu no domingo (7/1), na Igreja Martin Luther, em Porto Alegre.

O alinhamento religioso – proposto pelo Fórum de Convivência Inter-religiosa do Rio Grande do Sul (Convir-RS) em parceria com o Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre (Dirpoa) – possibilitou a participação de lideranças católicas, luteranas, judaicas, espíritas, de tradições afro-brasileiras e de outras correntes.  

Para o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário e subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Rafael Gessinger, o formato da cerimônia carrega consigo um importante simbolismo. “O que está em jogo no Bicentenário é também o conhecimento de nossa própria história e identidade, mas com os olhos direcionados para o presente e o futuro, em uma rica e viva reflexão”, disse. “A migração é um fenômeno universal e profundamente humano, devemos acolher o migrante e valorizá-lo, pois o Rio Grande do Sul é terra de encontros culturais.”

Além do ato de benção, foi realizada uma palestra pelo pesquisador Martin Dreher. Ele compartilhou a história da imigração de pessoas de língua alemã, contextualizando todo o período que envolveu o sofrimento e a esperança na busca por uma vida próspera e segura.

Junto das lideranças religiosas e civis, participaram do evento o cônsul-geral da Alemanha, Marc Bogdahn, e o cônsul-geral da Itália, Valerio Caruso.

Bicentenário

A Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã foi estabelecida pelo governador Eduardo Leite – por meio do Decreto 56.110/2021, alterado pelo Decreto 57.020/2023 – e é incumbida de organizar e apoiar celebrações referentes ao tema.

No decorrer do ano, serão realizados diversos eventos pelo Estado homenageando as comunidades germânicas.  

Mais informações

______________________________________________

Congresso do Bicentenário debate o passado e projeta o futuro de São Leopoldo

 

Congresso do Bicentenário   São Leopoldo Foto: Romeu Finato

São Leopoldo se prepara para celebrar os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães. Para marcar a data, uma série de atividades serão promovidas nos próximos meses até o dia 25 de julho de 2024. Nesse sábado, 16 de dezembro, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) e a Faculdades EST, realizou o lançamento do Congresso do Bicentenário – São Leopoldo: onde o passado, presente e futuro se encontram (1824-2024). O evento ocorreu no Auditório do Colégio Sinodal, no bairro Morro do Espelho. Na entrada, os convidados se deparavam com comidas típicas, além de atividades históricas e culturais, que remetiam à presença alemã no município.

LEIA MAIS

__________________________________________

Festejos do Bicentenário da Imigração Alemã em Nova Petrópolis

 

SeloSelo oficial de Nova Petrópolis para o Bicentenário

Comissão municipal para organização dos festejos alusivos ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil (instituída pela portaria 1.011/2023, de 8 de dezembro de 2023):

Membros do Poder Executivo:

MARTIM EGÍDIO VONTOBEL WISSMANN – Vice-Prefeito Municipal;
CRISTHIE LENZ – Secretária Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação;
RODRIGO JOSÉ DOS SANTOS – Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio;
MAYARA SENNA DOS REIS – Secretária Adjunta Municipal de Turismo, Indústria e Comércio;
JUSSARA PRATES SANTOS GIRARDI – Diretor de Seção do Ensino Fundamental;
FRANCIS JONAS LIMBERGER – Coordenador Especial de Comunicação e Marketing Público;
PEDRO SCHEER - Diretor do Núcleo de Arquivo Histórico e Biblioteca;
IASMIN SCHMITT – Diretor de Setor dos Eventos Culturais;

Membros do Poder Legislativo:

KÁTIA REGINA ZUMMACH – Presidente da Câmara Municipal de Vereadores;
DANIEL CARLOS MICHAELSEN – Vereador

Membros da Sociedade Civil:

CÉLIA WEBER HEYLMANN
CLÁUDIO JOSÉ WEBER
CRISTIANE SCHNEIDER WEBER
ELISETE MARIANE NEUMANN
VALMOR HECKLER

LEIA MAIS

____________________________________________

Nova Petrópolis lança ações comemorativas ao Bicentenário da Imigração Alemã

Entidades e empresas ainda podem incluir eventos na programação oficial de 2024

 

Nova Petrópolis lança ações comemorativas ao Bicentenário da Imigração AlemãNova Petrópolis lança ações comemorativas ao Bicentenário da Imigração Alemã - Foto: Marielly Bierhals

As ações especiais que Nova Petrópolis realizará durante o ano de 2024, em alusão ao Bicentenário da Imigração Alemã, foram apresentadas na noite da terça-feira, 19 de dezembro, em uma recepção para autoridades e convidados no Salão Tannenwald, situado no Parque Aldeia do Imigrante. A ocasião contou com apresentações de dança folclórica e música de bandinha típica, além do lançamento oficial do selo que marcará os festejos locais. Entidades e empresas de Nova Petrópolis podem incluir os seus eventos na programação oficial de 2024.

O evento no Salão Tannenwald teve início com a apresentação dos integrantes da comissão oficial instituída pelo Município para organizar os festejos. A chamada foi conduzida pelo vice-prefeito Martim Wissmann, integrante da comissão junto com 15 representantes da Administração Municipal, da Câmara de Vereadores e da sociedade civil.

LEIA MAIS

__________________________________________________

Luzes para iluminar o passado

Die Gegenwart ist nur ein kleines flackerndes Lichtlein; wahre Erhellung kommt stetig aus der Vergangenheit.“ Heimito von Doderer, escritor austríaco “A atualidade é somente uma pequena luzinha bruxuleante; verdadeira claridade vem sempre do passado.”

Alunos do segundo grau da Escola Estadual Afonso P. Rabuske, da Alte Pikade, ofereceram à comunidade o resultado de um valioso projeto de recuperação e valorização de um dos aspectos do legado cultural advindo da imigração – a culinária – uma luz sobre o passado, que haverá de acender muitas luzes para novos projetos no mundo educacional. Projetos para celebrar os 175 anos da colonização alemã na grande região originada a partir da fundação da Kolonie Santa Cruz e os 200 anos da imigração alemã no Brasil. Existe um imenso legado cultural a ser redescoberto, revalorizado.

LEIA MAIS

__________________________________________________

Aproximações institucionais

Casa da Memória integrará programação do Bicentenário da Imigração Alemã

Buscando ampliar as parcerias institucionais do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS e consolidar posição de destaque da Casa da Memória no cenário cultural do Rio Grande do Sul, o presidente da Federação/RS, Nilson Luiz May, participou de uma série de encontros no dia 6 de dezembro.

Entre as aproximações, destaque para o convite feito pelo presidente da Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã e subsecretário de Justiça e Integridade Institucional do Estado, Rafael Gessinger, para que a Unimed Federação/RS, por meio da Casa da Memória, integre oficialmente a programação que homenageará os 200 anos da chegada dos alemães ao RS.

______________________________________________________

Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã reúne municípios em Lajeado para debater experiências

 

Encontro Comissão do Bicentenário   1O presidente da Comissão, Rafael Gessinger, apresentou o andamento dos trabalhos e da página do Bicentenário - Foto: Comissão do Bicentenário

No dia 8 de dezembro, a Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã se reuniu no Auditório do Prédio 20 da Univates, em Lajeado, com diversas autoridades municipais e lideranças para discutir as parcerias entre cidades gaúchas e alemãs. No Rio Grande do Sul, existem doze cidades que possuem irmandade formalizada com cidades da Alemanha.

Na primeira parte da reunião, o presidente da Comissão, Rafael Gessinger, apresentou o andamento dos trabalhos e ressaltou a importância de utilizar e divulgar a página da internet do Bicentenário (www.bicentenarioalemao.rs.gov.br), assim como a logomarca, o banner e o flyer, que estão disponíveis na seção "Materiais para download". Além disso, destacou a necessidade de cadastrar todos os eventos no site, por meio do formulário de adesão, para que sejam incluídos na programação.

Na segunda parte da reunião, cinco comitivas de municípios apresentaram o histórico e a dinâmica de suas experiências com cidades-irmãs alemãs.

São Vendelino – Sankt Wendell/Saarland

A prefeita Marli Weissheimer destacou dois casos de sucesso decorrentes do intercâmbio, o de uma padaria e o de uma cervejaria abertas na cidade. No dia 20 de abril de 2024, São Vendelino fará a Stadtfest do Bicentenário, com visita de comitiva de St. Wendell.

Feliz – Nohfelden/Saarland

O secretário de Turismo Cleber Schütz, Raquel Bambrilla e a historiadora Romana Selbach, que acompanhou a origem da aproximação com Nohfelden, afirmaram que o intercâmbio cultural é forte, mas que alguns grupos estão indo a Alemanha sem a devida articulação diplomática, o que às vezes gera dificuldades, principalmente porque os alemães trabalham com planejamentos dotados de muita antecedência. Houve o registro de que Feliz presenteou com uma viagem para Nohfelden as princesas da corte da festa da cidade.

Arroio do Meio – Boppard/Rheinland-Pfalz

Eneida Führ Kuhn, Euclides Scheid e Carla Schroeder enfatizaram que o Círculo de Amigos de Arroio do Meio-Boppard atua em apoio à administração municipal, tendo como objetivo principal oferecer aos jovens arroio-meenses uma alternativa extraescolar de formação social e cultural, por meio da convivência com a comunidade de Boppard, favorecendo a abertura para o intercâmbio com outras culturas, o desenvolvimento da autoconfiança, da responsabilidade de cidadãos do mundo e iniciativa empreendedora em situações novas. Em 2024, virá o grupo alemão a Arroio do Meio.

Maratá – Rheinböllen/Rheinland-Pfalz

Jennifer Stein, Miguel Haupenthal e Liani Fritzen mencionaram que houve, em 2017, uma grande tragédia climática na localidade de Esperança em Maratá e que a cidade de Rheinböllen auxiliou financeiramente as famílias atingidas, mostrando que a parceria não é importante apenas nas horas festivas. Em 2014, houve a formalização da irmandade. Segundo a delegação de Maratá, o segredo está no engajamento das pessoas da comunidade nesse projeto.

Nova Petrópolis – Emmelshausen

Celia Heylmann e Francis Limberger explicaram que a aproximação com a cidade alemã teve como motivação a busca pelas origens, ou seja, o interesse pela genealogia. A formalização da irmandade ocorreu em 9 de dezembro de 2019. O roteiro das visitas é feito sempre pelo anfitrião, o que facilita a logística e otimiza o aproveitamento.

Prestigiaram a reunião, ainda, autoridades e lideranças de Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul, Santa Clara do Sul, Bom Princípio, Colinas, Salvador do Sul, Westfalia e Roca Sales.

________________________________________________

Entrevista com o músico e pesquisador Danilo Kuhn sobre a música pomerana da região sul do RS

 

perfil Danilo KuhnDanilo Kuhn é professor, músico e pesquisador da cultura pomerana - Foto: Arquivo pessoal

2024 será o ano do bicentenário da chamada imigração alemã, mas a expressão na verdade é apenas uma maneira prática de referir-se a uma imigração complexa e multifacetada. Entre os povos que vieram da Europa no século XIX para o Rio Grande do Sul estavam os pomeranos. Com o espírito de integrá-los aos trabalhos da Comissão Oficial, uma entrevista foi feita pela comissão com o Prof. Dr. Danilo Kuhn, músico e pesquisador da cultura pomerana, natural de São Lourenço do Sul.

Com o intuito de integrar os pomeranos aos trabalhos da Comissão Oficial, foi realizada uma entrevista com o professor Dr. Danilo Kuhn, músico e pesquisador da cultura pomerana, natural de São Lourenço do Sul. Durante a entrevista, Kuhn menciona o cantor e compositor Valdinei Lessa, conhecido como Alemão Preto, que teve contato com famílias pomeranas desde a infância. Lessa traz consigo sua experiência como cantor e compositor negro de música gaúcha. Em seus shows, ele interage com o público, falando frases em pomerano e tocando polcas e valsas, gêneros musicais originários da cultura germânica, mas com uma instrumentação típica do Rio Grande do Sul.

Essas contribuições de Lessa foram apresentadas em estudos acadêmicos realizados tanto em Portugal quanto no Brasil, enriquecendo também o projeto "Allas gaut? Um documentário sobre música pomerana e intercâmbios culturais em São Lourenço do Sul". Esse projeto recebeu apoio da Lei Paulo Gustavo/São Lourenço do Sul - Audiovisual para a realização de um documentário.

Confira a entrevista no link.

alemaopreto
Valdinei Lessa, conhecido como Alemão Preto, é cantor e compositor negro de música gaúcha - Foto: Acervo pessoal

_______________________________________________

Epopeia Alemã explora as riquezas literárias e culturais da imigração na região

Na tarde dessa segunda-feira (27), os estudantes do Colégio Estadual Monte Alverne, de Santa Cruz do Sul, tiveram a oportunidade de explorar as riquezas literárias e culturais da imigração alemã na região, relembrando as histórias e a herança dos antepassados, através da primeira edição da Epopeia Alemã no educandário.

O evento, que celebrou os 200 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, teve ênfase na obra Valsa de Medusa, da autora santa-cruzense Valesca de Assis. A programação contou com a presença da escritora, além de apresentações teatrais, de orquestra e dança que reafirmaram o poder da literatura e da cultura para unir a sociedade.

LEIA MAIS

____________________________

Rota Romântica visita Comissão Oficial do Bicentenário para alinhamento de calendários

 

Andre Vaccari, Marcia Scherer, Terezinha Haas, Rafael Gessinger, Cristina Boone e Elton Weber

POR ASCOM SETUR E SJCDH

A Rota Romântica (https://rotaromantica.com.br/pt_BR/), entidade que congrega 14 municípios numa região de forte origem alemã, visitou o Centro Administrativo Fernando Ferrari e foi recebida pelo presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (1824-2024) e subsecretário de justiça da SJCDH, Rafael Gessinger, pela subsecretária de direitos humanos da SJCDH, Márcia Scherer, e pelo representante da Secretaria de Turismo, André Vaccari. Também acompanhou a reunião o Deputado estadual Elton Weber, que, junto com o Deputado Issur Koch, representa a Assembleia Legislativa na Comissão Oficial. 

Terezinha Haas apresentou a programação já definida pelas 14 cidades que compõem a Rota Romântica.  

LEIA MAIS

__________________________________________________

Gespräche über die Zusammenarbeit in Brasilien

8. NOVEMBER 2023

Subsecretário recebeu o representante alemão no Centro Administrativo do Estado

Als Organisation mit Sitz in Deutschland empfing der Präsident und Unterstaatssekretär für Justiz und institutionelle Integrität des Sekretariats für Justiz, Staatsbürgerschaft und Menschenrechte (SJCDH), Rafael Gessinger, Dr. Lorenzo von Fersen als Vertreter des Nürnberger Tiergartens und YAQU PACHA zu einem Gespräch über eine gemeinsame Zusammenarbeit.
Anlass waren die Aktionen zum 200-jährigen Jubiläum der deutschen Einwanderung nach Brasilien.

MEHR LESEN

________________________________________________________

Representante alemão responsável pelo Zoológico de Nuremberg visita o Estado

 

Subsecretário recebeu o representante alemão no Centro Administrativo do Estado

POR ASCOM SJCDH

Dando andamento aos trabalhos da Comissão Oficial do Bicentenário, o presidente e subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Rafael Gessinger, recebeu, na quarta-feira (01/11), a visita de cortesia do Dr Lorenzo Von Fersen, representante do Zoológico de Nuremberg, para discussão de pautas convergentes.

LEIA MAIS

_______________________________________________

O legado - 

ARTIGOS | OPINIÃO ZH

A imigração ajudou a moldar um grande mosaico cultural no Brasil

Publicação: 03/11/2023

Por Douglas Márcio Kaiser, doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale

Em 1824, um grupo de imigrantes chegou à cidade gaúcha de São Leopoldo, marcando o início de uma história que no próximo ano completará 200 anos. Em um contexto muito semelhante às histórias de outros imigrantes, de diferentes etnias, a imigração ajudou a moldar um grande mosaico cultural no Brasil.

LEIA MAIS

________________________________________________

JORNAL O ALTO TAQUARI - BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL

 

LEIA MAIS

_____________________________________________________________

Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã realizou visitas institucionais à SOGIPA e à Fundação Scheffel

Publicação: 05/10/2023 

Na manhã de quarta-feira (4/10), o subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e presidente da Comissão Oficial do Bicentenário (1824-2024), Rafael Gessinger, visitou a Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). A iniciativa buscou alinhar possíveis iniciativas para as comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã, que será celebrado em 2024. 


LEIA MAIS

_____________________________

SJCDH recebe visita do novo Cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre

Mateus Wesp espera desenvolver uma Política pública sustentável, que faça as ondas migratórias contínuas no Estado

Durante a manhã desta quarta-feira (30/8) a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) recebeu a visita cortesia do novo Cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Sr. Marc Bogdahn. O encontro ocorreu no Centro Administrativo do Estado (CAFF) e de maneira introdutória foram apresentadas a estrutura de ações da Secretaria com foco no Bicentenário da Imigração Alemã.

LEIA MAIS

_____________________________

Montenegro integrada à comemoração dos 200 anos da imigração alemã


Gustavo Zanatta e Jaime Büttembender com Rafael Gessinger  divulgacao ACOM

Em 2024, o Rio Grande do Sul festeja os 200 anos da imigração alemã. Para comemorar, o governo está propondo um conjunto de atividades envolvendo a sociedade, por meio de suas entidades e instituições públicas. Na sexta-feira, 22, o prefeito Gustavo Zanatta e o diretor de Turismo, Jaime Büttembender, receberam o presidente da Comissão Oficial e subsecretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Rafael Gessinger. Ele detalhou o projeto e convidou o Executivo a participar dos festejos.

LEIA MAIS

_____________________________

Bicentenário da Imigração Alemã: Encontro para alinhar programação para 2024 reuniu representantes locais e regionais

Publicação: 13/09/2023

Com o objetivo de alinhar a programação para o Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul,  a ser comemorado durante todo o ano de 2024, conforme decreto do governo do Estado, e aos 175 anos da Imigração em Santa Cruz do Sul, ocorreu um encontro, nesta quarta-feira, 6, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

___________________________

Encontro alinha programação do Bicentenário da Imigração Alemã para 2024


Encontro   Bicentenário da Imigração Alemã

Com o objetivo de alinhar a programação para o Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul,  a ser comemorado durante todo o ano de 2024, conforme decreto do governo do Estado, e aos 175 anos da Imigração em Santa Cruz do Sul, ocorreu um encontro, nesta quarta-feira (6), na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

LEIA MAIS

_____________________________

Logo do Bicentenário da Imigração Alemã é lançada na Expointer

logo bicentenário alemão expointer 2023

A logomarca oficial do Bicentenário da Imigração Alemã foi lançada nessa sexta-feira (1º), na 46ª Expointer, em Esteio. A comissão organizadora da celebração apresentou o símbolo no Espaço do Governo, no Stand Internacional. A identidade visual foi definida por votação, realizada anteriormente, entre os integrantes da comissão, que envolve membros da sociedade civil e de instituições governamentais.

LEIA MAIS

_____________________________

SJCDH visita Instituto Martius-Staden em São Paulo para conectar ações do Bicentenário da Imigração Alemã


Subsecretário Rafael Gessinger recebeu, durante a visita, como presente cinco obras publicadas no RS

Dando andamento nas ações para celebração do Bicentenário da Imigração Alemã (1824 - 2024), o subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e Presidente da Comissão Oficial do Bicentenário, Rafael Gessinger, visitou o Instituto Martius-Staden, em São Paulo. A visita ocorreu na segunda-feira (28/8).

LEIA MAIS

_____________________________

Instituto Martius-Staden recebe a visita do Dr. Rafael Koerig Gessinger

O Instituto Martius-Staden recebeu a visita do Dr. Rafael Koerig Gessinger, Subsecretário de Justiça e Integridade Institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos) e Presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã.

LEIA MAIS

_____________________________

Iniciativa que engaja especialistas aposentados da Alemanha, para colaborarem com governos e empresas, é apresentada no CAFF

A iniciativa do Governo alemão foi apresentada em reunião realizada no Centro Administrativo do Estado

Na tarde da última quarta-feira (23/8), a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e a Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã promoveram, em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha do Rio Grande do Sul (AHK-RS), evento para divulgação de iniciativa do governo alemão, que presta serviço de consultoria a empresas e ao poder público do mundo todo.

LEIA MAIS

_____________________________

Subcomissão História da Imigração Alemã se reúne virtualmente com historiadora austríaca

Reunião com a Dra. Gloria Kaiser

Ligada à Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (1824-2024), instituída pelo Governador Eduardo Leite, a Subcomissão História da Imigração Alemã se reuniu terça-feira, dia 22/8, com a renomada historiadora austríaca Gloria Kaiser. O contato com a historiadora foi viabilizado pelo Embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, que visitou recentemente o Estado do Rio Grande de Sul e disponibilizou ao Secretário Mateus Wesp (SJCDH) e ao Presidente da Comissão Oficial, Rafael Gessinger, o nome de Gloria Kaiser como interlocutora para o tema.

LEIA MAIS

_____________________________

Governo do Estado abre processo para a escolha da logomarca do Bicentenário da Imigração Alemã

Dando andamento à organização das atividades em alusão ao Bicentenário da Imigração Alemã - comemorado no dia 25 de julho de 2024, com realização de atividades durante todo o ano que vem - o Governo do Estado lançou o processo para definição da escolha da logomarca oficial. Duas propostas serão submetidas a uma votação entre as entidades integrantes da comissão, listadas no decreto oficial. A votação final será realizada em reunião com representantes de todas as instituições no dia de 17 de agosto.

LEIA MAIS

_____________________________

O Brasil sedia o maior parque fabril de empresas fora da Alemanha

dietmar sukop cleomar prunzel felipe feldmann rafael essinger astrid schunemann e juliano maciel

A proximidade do bicentenário da Imigração Alemã no Brasil (em julho de 2024) pode gerar uma janela de oportunidades para ampliar o relacionamento comercial e cultural entre o Rio Grande do Sul e a Alemanha, com foco especial para São Leopoldo.

A avaliação é do presidente da Câmara Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul (AHK/RS), Cleomar Prunzel. Ele palestrou nesta quinta-feira, 27 de julho, no Momento do Empreendedor da ACIST São Leopoldo, evento que integrou a programação da Entidade em homenagem aos 199 anos da Imigração Alemã. Ele lembrou que São Leopoldo tem cinco empresas vinculadas a Câmara que geram entre sete a oito mil empregos diretos, sendo que três delas contribuem com 30% do PIB local. “O capital humano e financeiro é imenso e precisa ser aproveitado”.

LEIA MAIS

_____________________________

Bicentenário da colonização alemã no Estado foi o tema de audiência com a Presidente Iris


Audiência foi realizada no Gabinete da Presidência do TJRS

A Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, recebeu nesta quarta-feira (26/7) a visita do Subsecretário de Justiça e Integridade Institucional, Rafael Gessinger, e da Diretora do Departamento de Igualdade Étnica e Racial do Governo do Estado, Sanny Figueiredo.  Na ocasião, o Secretário Gessinger divulgou o andamento dos preparativos para as comemorações do bicentenário da colonização alemã no Rio Grande do Sul. Os 200 anos da presença germânica no Rio Grande do Sul serão comemorados em 25 de julho de 2024, e as comemorações estão sendo planejadas pelos municípios e entidades da sociedade civil em todo o Estado.

LEIA MAIS

_____________________________

Primeira reunião do Bicentenário da Imigração Alemã acontece no Caff

Gabriella

A Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no RS realizou a sua primeira reunião geral na tarde desta terça-feira (04)no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). A Comissão foi instituída pelo governador Eduardo Leite, pelo Decreto 56.110, de 24 de setembro de 2021, para organizar as comemorações alusivas aos 200 anos da presença germânica no Estado. A programação deve começar no dia 25 de julho deste ano e se estender até 25 de julho de 2024, data do aniversário.

_____________________________

Comissão oficial do Bicentenário da Imigração Alemã fomenta programação para 2024

Os duzentos anos da presença germânica no Rio Grande do Sul serão comemorados em 25 de julho de 2024, mas as comemorações ocorrerão ao longo de todo o próximo ano. Elas já estão sendo planejadas pelos municípios e pelas entidades da sociedade civil em todo o Estado.  

LEIA MAIS

__________________________________________________________

Café germânico cultural marca os preparativos para o bicentenário da imigração alemã no RS


WhatsApp%20Image%202023-06-26%20at%2016.

Os 400 dias que antecedem os 200 anos da imigração alemã no Estado foram marcados em Santa Cruz do Sul com um café germânico e cultural, em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, 26, no Salão Nobre do Palacinho. O ato, promovido pela prefeitura e pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração  Alemã no RS, reuniu autoridades municipais e estaduais, imprensa, lideranças e representantes de entidades ligadas ao folclore e à cultura local e regional.

LEIA MAIS

_____________________________

Reunião alinha ações dos 200 anos da imigração alemã em São Leopoldo

Prefeitura e secretarias estaduais estão em conversas para viabilizar a comemoração
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e o coordenador do Comitê do Bicentenário no município, o secretário de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison, receberam o presidente da Comissão Organizadora do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil do Estado, o subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Rafael Gessinger. O objetivo foi a articulação entre a comissão estadual e o município para as atividades alusivas ao bicentenário da imigração alemã no Brasil em 2024.

_____________________________

AL expõe maquete do monumento aos 200 anos na próxima semana

Secretaria da Cultura