Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Workshop Online: Interpretação, Dramaturgia e Montagem de Cena com Personagens Históricos do RS

Vitor Paulo Ortiz Bittencourt, de Porto Alegre, realiza pelo Programa Invernadas Culturais o “Workshop online: interpretação, dramaturgia e montagem de cena com personagens históricos do RS”.

O projeto apresenta exercícios e conteúdos de iniciação teatral, aprofundamento de interpretação, construção de personagens e dramaturgia, com montagem de cena final dos personagens Garibaldi e Anita.

A oficina apresenta técnicas de leitura de texto, interpretação, construção de personagem e montagem de cena teatral. O projeto também visa promover a inclusão social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, que não teriam possibilidade de pagar uma escola de teatro.

Segundo Vitor, estes conhecimentos somam qualidade às apresentações dos grupos dentro do contexto do tradicionalismo gaúcho, proporcionando que a cultura do nosso Estado seja cada vez mais admirada e se perpetue. “Também proporcionará incentivo para que os artistas do tradicionalismo não desanimem em tempos de pandemia e compreendam as possibilidades de fazer arte através de ferramentas digitais”, afirma.

Alguns dos objetivos pontuais do projeto são preservar as expressões culturais do tradicionalismo gaúcho e a história do Rio Grande do Sul, levar ensinamentos sobre interpretação e dramaturgia para as invernadas, profissionalizando esse processo, e ensinar a construção de personagens e montagem de cenas que eternizem nossa história.

Segundo a metodologia, será escolhido um recorte da história do Rio Grande do Sul para a montagem da cena final do processo, fortalecendo assim a importância de perpetuar nossa cultura e legado por gerações. Outro objetivo é abrir uma nova porta para a tradição do sul chegar nos lares dos brasileiros e do mundo, registradas em vídeos e com a utilização das redes sociais.

Curtiu? Para saber mais, clique aqui.

Secretaria da Cultura