Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

“Um lugar para criar”, “Ocupações” e “MAC Nômade”

Galerias Sotero Cosme e Xico Stockinger na Casa de Cultura

  • Data:
    até

Exposição “Um lugar para criar”, com curadoria de Felipe Caldas, acolhendo obras de importantes artistas da Coleção MACRS (Gisela Waetge, Jander Rama, Lenir de Miranda, Leonardo Fanzelau, Mayana Redin, Patrício Farias, Augusto Rodrigues e Walmor Correa) e 25 trabalhos de alunos do arquivo do CDE, cujo acervo representa cinco décadas de atividades ininterruptas deste pioneiro e importante centro de referência da arte-educação no país. A exposição exibirá vídeo inédito de entrevista com uma das fundadoras do CDE, a artista e arte-educadora Maria Leda Macedo (Santa Maria/RS, 1929), com direção e edição de Tiago Bortolini.

Proposta artística “Ocupações”, com curadoria de Alexandre Santos, Chico Soll e Neiva Bohns, consiste em uma série de quatro intervenções escultóricas, ao longo do período expositivo, a serem realizadas pelos artistas Maria Paula Recena (17/08), Daniel Higa (31/08), Elcio Rossini (14/09) e Tetê Barachini (28/09), que assinalam o centenário do escultor Xico Stockinger, na galeria homônima do museu. Na abertura, a artista Maria Paula Recena apresentará o trabalho “Varetas/1”, pertencente à série “Brinquedos neoconcretos”. Chama-se “Varetas/1”, já que terá desdobramentos com base na primeira inserção do trabalho. A série lida com brinquedos que têm alguma impossibilidade, como varetas que são também lanças pontiagudas, legos que não encaixam, jogos que não permitem finalização.

 Associação de Amigos do Museu – AAMACRS, une arquitetura e arte contemporânea como agentes de transformação da sociedade para apresentar a exposição “MAC Nômade”, que busca levar uma mostra do museu pela cidade para apresentá-lo à população. Como uma instalação itinerante, a ação tem o objetivo de comunicar o processo de ocupação da nova sede do Museu no IV Distrito, em Porto Alegre. A estrutura leve e modular adotada permite que o projeto Nômade possa ser transportado e instalado em diferentes localizações, apresentando as proposições da nova sede e buscando o diálogo com a comunidade.

SERVIÇO

O quê: Exposições MACRS pelo Dia Estadual do Patrimônio
Quando: abertura 17 de agosto | Sábado
Horário: 20h
Onde: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do SUL – MACRS, Galerias Sotero Cosme e Xico Stockinger – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Visitação: até 13 de outubro, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h

 

 

Secretaria da Cultura