Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Turismo Rural

Com foco no potencial do Rio Grande do Sul para o Turismo Rural, a Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer - Sedactel - coordena um Grupo de Trabalho direcionado ao Turismo Rural Gaúcho - GTTR - em parceria com diversas entidades ligadas ao segmento.

Participação
A coordenação do GT é da Sedactel e participam as seguintes entidades: EMATER, SENAR, SEBRAE, FAMURS, ABRATURRS, SEFAZ, APATUR e ABBTUR. Também são parceiras as Instituições de ensino superior: IPA e UCS.

Objetivo Geral
Como objetivo geral, o Grupo de Trabalho para o Turismo Rural tem foco no desenvolvimento, estruturação, capacitação e promoção do segmento rural de turismo no RS, sob o ponto de vista institucional e, paralelamente, visa fomentar a qualificação de proprietários/as e trabalhadores/as afins, gerando trabalho e renda.

Os trabalhos do Grupo se justificam na medida em que se reconhece o papel socioeconômico das comunidades do meio rural também para o turismo. Trabalhar com o Turismo Rural significa, ainda, contribuir, mesmo que em longo prazo, para a permanência dessas comunidades em seu meio, mediante a complementação de renda.

Objetivos Específicos
Propor e estabelecer definições e critérios norteadores, relativos ao segmento de Turismo Rural no RS (critérios, definição geral e classificação);

Estudar as legislações (estadual e nacional) vigentes, propondo alterações, quando necessário, e/ou emitindo pareceres técnicos, em prol do desenvolvimento do Turismo Rural;

Realizar cadastramento de propriedades do RS que trabalhem com o segmento (mediante estabelecimento de instrumento de coleta para posterior análise de dados);

Trabalhar com divulgação de informações pertinentes ao exercício do Turismo Rural no RS;

Empenhar esforços em qualificação para os trabalhadores, proprietários e produtos do Turismo Rural do RS;

Promover as propriedades cadastradas e que se enquadram nos critérios estabelecidos por lei e pelo grupo de trabalho.

Desenvolvimento do trabalho
O primeiro passo para o desenvolvimento do trabalho é fazer um levantamento, atualizando, cadastrando e elaborando um diagnóstico das propriedades de Turismo Rural, Rotas e Roteiros do RS.

Posteriormente, essas propriedades serão apoiadas, dentro das possibilidades, através de capacitação, divulgação no site promocional da Sedactel, divulgação em material promocional, Centros de Atenção ao Turista e participação em eventos.

Paralelamente, o GT atuará, ainda, no âmbito da política pública para o Turismo Rural do RS, abrangendo, neste trabalho, análises e proposições no campo da legislação em vigor, relativa ao Turismo Rural.

Secretaria da Cultura