Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Residência de criação coreográfica para a infância - Intercâmbio Brasil - França

RESULTADO DAS INSCRIÇÕES

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) e o Serviço Social do Comércio (Sesc/RS) se unem para promover a realização de projeto de intercâmbio e residência artística entre o Centro Coreográfico Nacional de Tour e o setor cultural da dança no Rio Grande do Sul. A residência visa às trocas culturais entre Brasil e França com o estímulo à criação de espetáculos de dança para crianças.

A residência artística de criação de coreografias para a infância é realizada em três etapas, entre abril de 2022 e maio de 2023. A primeira etapa acontecerá nas cidades de Fortaleza (CE), em 19/04; Porto Alegre (RS), em 21/04; Brasília (DF), em 23/04; Campo Grande (MS), em 24/04; e Salvador (BA), em 27/04/2022.

A segunda etapa será realizada de 5 a 17 de setembro de 2022, em Brasília. Para essa fase, serão escolhidos até dois participantes por cidade, totalizando no máximo 10 (dez) pessoas, que participarão de uma imersão com Thomas Lubrun, durante dez dias, no Distrito Federal, cabendo aos parceiros dos estados estimular e ajudar os selecionados na ida para Brasília. O projeto contempla os selecionados com hospedagem e alimentação, mas não se responsabiliza com o deslocamento até Brasília.

E a terceira etapa é projetada para o mês de abril e maio de 2023, em Brasília e Salvador. Os participantes poderão ser convidados pelos diretores e curadores da Mostra Internacional de Dança (MID) e/ou VIVADANÇA a apresentar o resultado de seus trabalhos, sejam eles espetáculos ou cenas curtas ou mesmo o processo de criação, como parte da programação dos festivais, em abril e maio de 2023.

Os participantes são os responsáveis pelos custos de criação de seus resultados. Os festivais se responsabilizarão pela hospedagem, alimentação, transporte e ajuda de custo para a apresentação dos resultados.

Como desdobramentos desse processo de intercâmbio e residência, os resultados poderão ser filmados e encaminhados para apreciação do Centro Coreográfico Nacional de Tour. A instituição, caso haja interesse, poderá convidar um ou mais participantes a compor sua programação artística nos anos de 2023 e 2024. Nesse caso, os convidados do CCNT terão as despesas de passagens, hospedagens, alimentação e ajuda de custo pagas pela instituição.

O projeto conta com as seguintes parcerias: Embaixada da França no Brasil; Instituto Francês; Fundo de Apoio à Cultura do DF, CCNT, VIVADANÇA, MID, Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e Instituto Estadual de Artes Cênicas.

Thomas Lebrun


O diretor do Centro Coreográfico Nacional de Tours, Thomas Lebrun, fundou a companhia dança Companhia Illico em 2000; foi o primeiro artista associado ao Vivat d’Armentières (2002-2004), antes de se associar ao Choreographic Development Center of Dance à Lille. Ensina dança contemporânea e oferece um espaço importante à transmissão: os Centros Nacionais de Dança de Pantin e Lyon, na França, e o Paris Conservatoire of Music and Dance. É criador de performances para bailarinos e companhias de dança estrangeiras, como o Chinese National Ballet de Liaonning e, recentemente, na Coreia do Sul, participou na criação FranKorean Tale como abertura do Festival MODAFE em Seul, dentro do FranceDanse Corée. Thomas Lebrun recebeu o prêmio de coreografia dos diretores do SACD (Société des auteurs chorégraphiques et dramatiques).www.ccntours.com


PROCESSO DE INSCRIÇÕES NO RIO GRANDE DO SUL:

A residência artística de criação de coreografias para a infância, em sua primeira etapa, acontecerá na cidade de Porto Alegre, no dia 21 de abril de 2022, na Casa de Cultura Mario Quintana, nos horários das 10h às 13h e das 14h às 17h. Número de participantes em cada encontro: até 20 pessoas.

Público-alvo:
Preferencialmente coreógrafas e coreógrafos que desenvolvam trabalhos para a infância; dançarinos, e intérpretes com atuação em espetáculos para a infância; profissionais da dança com interesse na criação de espetáculos de dança para a infância.

Inscrição:
Através do formulário eletrônico:
Faça a sua INSCRIÇÃO na RESIDÊNCIA


Do processo de seleção:
A seleção dos participantes será realizada pelo Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) e pelo Sesc/RS, segundo os critérios preestabelecidos pela coordenação geral do projeto.

Período de inscrição:
12 de março a 18 de abril de 2022

Lista dos selecionados:
19 de abril de 2022

elementos de quebra de conteúdoelementos de quebra de conteúdoelementos de quebra de conteúdo

Secretaria da Cultura