Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Estadual de Formação e Capacitação na Área Cultural

Secretaria de Estado da Cultura apresenta o Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural

A Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) convida sociedade civil, gestores e dirigentes  de Cultura de todos os municípios gaúchos a participarem das atividades formativas do Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural – Ano 2021 e 2022.

O Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural tem a finalidade de promover e estimular a formação, articulação, capacitação e aperfeiçoamento técnico, artístico e de gestão no campo da cultura. E a atuação efetiva do Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural será realizada pelas ações promovidas pela Secretaria de Estado da Cultura por intermédio de suas instituições e fundações, podendo, ainda, ser realizadas ações de formação e qualificação cultural em parceria com órgãos governamentais em nível federal, estadual e municipal e, também, com instituições privadas.

De todas as nuances que emergiram da Lei Aldir Blanc, um processo articulado e impulsionado em três princípios ― universalidade, descentralização e desburocratização ―, emergiu um Rio Grande do Sul tencionado a fortalecer mais ainda o seu Sistema Estadual de Cultura e a promover o crescimento das políticas de cultura nos municípios, através do desenvolvimento dos sistemas municipais de cultura.

A Sedac, ao promover o aprofundamento de um processo reflexivo e conceitual e prático sobre a cultura e a gestão cultural ― focada pelo viés das demandas e necessidades que foram diagnosticadas nos municípios gaúchos ― estará fomentando a formação e a qualificação cultural de gestores, dirigentes, técnicos culturais e a sociedade civil em geral, sem restrições, fato que fortalecerá os sistemas municipais de cultura.

De forma mais expressiva, a Secretaria de Estado da Cultura dedica-se a promover o avanço dos sistemas municipais de cultura. Na atual gestão da Sedac, a adesão dos municípios do Rio Grande do Sul ao Sistema Estadual de Cultura cresceu 337%.

Destaca-se que o Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural é um investimento na formação dos profissionais de cultura, com uma visão que busca instigar a sua capacidade crítica, intelectual e de visão organizadora do setor, para refletir, discutir e pesquisar sobre o significado e o valor de se trabalhar com cultura e arte para o desenvolvimento da sociedade gaúcha.

Para receber as informações sobre as atividades de formação, gratuitas e 100% on-line, basta acessar o site da Sedac e posteriormente se inscrever no curso desejado. Após a conclusão da capacitação, no prazo de 30 a 90 dias, haverá emissão de certificado.

CLIQUE AQUI E ACESSE O CRONOGRAMA COMPLETOelementos de quebra de conteúdo

residência de criação coreográfica para a infância

Saiba mais clicando aqui

TURMA 121 de junho de 2022
TURMA 2: 09 de novembro de 2022
Ministrante: Carine Duarte

O Sistema Estadual de Museus (SEM/RS) é um órgão da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do governo do Estado do Rio Grande do Sul, que visa sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o Estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por estas instituições.

residência de criação coreográfica para a infância

Saiba mais clicando aqui

TURMA 128 de junho de 2022
TURMA 2: 10 de novembro de 2022
Ministrante: Morgana Marcon

O Sistema Estadual de Bibliotecas começou a ser estruturado em 1977, sendo instituído pelo decreto nº 30.947, de 24 de dezembro de 1981, com objetivo de organizar, coordenar, planejar e apoiar as bibliotecas públicas gaúchas. A Instituição tem como metas coordenar as políticas do Sistema Nacional de Bibliotecas no Estado, dar orientação e assessoria ao planejamento das atividades das bibliotecas estaduais e prestar assessoria às bibliotecas públicas municipais no Rio Grande do Sul.

residência de criação coreográfica para a infância

Saiba mais clicando aqui

TURMA 1 | 19 a 28 de abril de 2022
Ministrante
: Bruno Polidoro

A proposta tem como intenção contribuir para a formação de profissionais vinculados à produção audiovisual, com atenção às percepções da luz no cotidiano e na arte, nas etapas de atuação da fotografia: da concepção às telas. Tem também o intuito de compreender as diversas estruturas e estéticas da equipe de fotografia e as naturezas, direções e intensidades das fontes de luz; entender a análise e produção de um conceito de fotografia; compreender o exercício de desenho de luz; ler um roteiro com um olhar fotográfico. 

residência de criação coreográfica para a infância

Saiba mais clicando aqui | RESULTADO DAS INSCRIÇÕES

Ministrantes: Eduardo Krause, Roseni Siqueira Kohlmann, Maximiliano Ledur, Josele Delazeri, Daniel João e Gabrielle Adolfo.

Setor Editorial – Desafios e Propostas: tem como intenção contribuir para a formação de  profissionais vinculados à produção e à disseminação da literatura, com atenção às mudanças  ocasionadas pelas novas tecnologias, com crescente importância da literatura digital e da leitura por dispositivos móveis, e às transformações no perfil das livrarias e dos pontos de venda. 

residência de criação coreográfica para a infância

Saiba mais clicando aqui | RESULTADO DAS INSCRIÇÕES

Propósito:

A residência visa às trocas culturais entre Brasil e França com o estímulo à criação de espetáculos de dança para crianças.

Público:
Preferencialmente coreógrafas e coreógrafos que desenvolvam trabalhos para a infância; dançarinos, e intérpretes com atuação em espetáculos para a infância; profissionais da dança com interesse na criação de espetáculos de dança para a infância.

 

elementos de quebra de conteúdo

TURMA 1 | 26, 27 e 28 de abril de 2022 > RESULTADO DAS INSCRIÇÕES

TURMA 2 | 20, 21 e 22 de junho de 2022

Ministrante: Chico Pelúcio

Oferecer um panorama dos principais elementos que caracterizam o debate no campo da cultura na contemporaneidade, em especial a relação entre cultura, desenvolvimento e sustentabilidade de pequenos e médios espaços culturais.O cursobusca proporcionar o entendimento sobre a ambiência filosófica, política e social na gestão de espaços culturais na atualidade, apresentando ferramentas, metodologias e mecanismos para a gestão desses espaços. Pretende-se criar oportunidades para despertar a reflexão crítica e o intercâmbio de experiências entre gestores e dirigentes culturais, em âmbito local, abrindo possibilidades para atualizar, consolidar e sustentar sua prática profissional nos municípios. Voltado a gestores, dirigentes, técnicos municipais de Cultura do Rio Grande do Sul, público em geral com desejo e necessidade de compreender a estruturação e a gestão de espaços culturais.

  

Conheça em detalhes o Sistema Estadual de Fomento

TURMA 1 | 29 de novembro de 2021
TURMA 2 | 17 de fevereiro de 2022 - RESULTADO DAS INSCRIÇÕES

TURMA 3 | 25 de maio de 2022
TURMA 4 | 25 de agosto de 2022
TURMA 5 | 23 de novembro de 2022

Ministrante: equipe do Pró-cultura

Promove a formação e debate sobre a importância de conhecer a legislação, os incentivos fiscais, os tipos de proponentes e de patrocinadores. Saiba como comprovar a experiência para se habilitar como proponente e compreenda os fluxos de aprovação, execução e as prestações de conta. Compreenda o Sistema Pró-cultura e as Bases de Inscrição de Projetos, o detalhamento técnico dos projetos culturais e o orçamento. Este curso tem como perspectiva criar oportunidades para despertar a reflexão crítica e o intercâmbio de experiências entre os gestores e dirigentes de cultural em âmbito local, buscando possibilidades para atualizar, consolidar e sustentar sua prática profissional nos municípios. Esta ação formativa é voltada para gestores, dirigentes e técnicos municipais de cultura do Rio Grande do Sul e a todos os interessados da sociedade civil.

  

elementos de quebra de conteúdo

TURMA 1 | 14 e 15 de junho de 2022  

TURMA 2 | 02, 03 e 04 de agosto de 2022  

Ministrante: Mariana Soares

Em formato virtual, o curso é dedicado a compartilhar experiências de políticas, programas e projetos de internacionalização da cultura impulsionados por instituições, organismos e programas intergovernamentais em associação com a sociedade civil. Nesse curso, trataremos das motivações, marcos legais, normativas, ferramentas e experiências práticas de internacionalização da cultura em países, estados e entre governos. Voltado a gestores, dirigentes, técnicos municipais de Cultura do Rio Grande do Sul, produtores, artistas, curadores e público em geral com desejo e necessidade de compreender a estruturação e a gestão das cooperações internacionais.

 

Conheça em detalhes o Sistema Estadual de Cultura

TURMA 117 de dezembro de 2021 > RESULTADO DAS INSCRIÇÕES
TURMA 2 | 31 de março de 2022 > RESULTADO DAS INSCRIÇÕES
TURMA 3 | 28 de julho de 2022
TURMA 4 | 23 de novembro de 2022

Ministrante:
 equipe do Sistema Estadual de Cultura e integrantes da Comissão Intergestora Bipartite

Promove a formação e debate sobre a importância de conhecer a legislação para  criar, coordenar e desenvolver o Sistema Municipal de Cultura. Saiba como integrar-se ao Sistema Estadual de Cultura e como se dá a criação de condições de natureza legal, administrativa, participativa e orçamentária para a integração ao Sistema Estadual de Cultura. Fique atento em como criar e implantar, manter ou reestruturar o Sistema Municipal de Financiamento a Cultura, em especial o Fundo Municipal de Cultura, garantindo recursos para o seu funcionamento. Este curso tem como perspectiva criar oportunidades para despertar a reflexão crítica e o intercâmbio de experiências entre os gestores e dirigentes de cultural em âmbito local, buscando possibilidades para atualizar, consolidar e sustentar sua prática profissional nos municípios. Esta ação formativa é voltada para gestores, dirigentes e técnicos municipais de cultura do Rio Grande do Sul e a todos os interessados da sociedade civil.

 

Elaboração de Indicadores e Informações Culturais Municipais

TURMA 1 | 10, 11 e 12 de maio de 2022 > RESULTADO DAS INSCRIÇÕES
TURMA 2 | 16, 17 e 18 de agosto de 2022


Ministrante: 
Observatório Cultural

Promove a formação e debate sobre a importância da gestão e políticas culturais municipais no contexto atual, com ênfase na elaboração de indicadores setoriais e macroestruturais, para incrementar as informações com ferramentas geográficas e zoneamentos ― a exemplo do Mapa LAB RS que deve ser encarado como um marco para a padronização das coletas e das informações ― da diversidade cultural gaúcha e da busca em descortinar as particularidades dos territórios do Rio Grande do Sul. Este curso tem como perspectiva criar oportunidades para despertar a reflexão crítica e o intercâmbio de experiências entre os gestores e dirigentes de cultural em âmbito local, buscando possibilidades para atualizar, consolidar e sustentar sua prática profissional nos municípios. Esta ação formativa é voltada para gestores, dirigentes e técnicos municipais de cultura do Rio Grande do Sul e a todos os interessados da sociedade civil.

 

elementos de quebra de conteúdo

TURMA 1 | 27, 28 e 29 de setembro de 2022 (inscrições até 6/9)
Ministrante: Alexandre Vargas

Promove a formação e o debate sobre a importância da elaboração de projetos culturais de
impacto, com ênfase na sua conceituação e principais desafios, bem como nas especificidades
em relação ao que cada projeto cultural institui na sociedade. O curso tem como perspectiva
criar oportunidades para despertar a reflexão crítica e o intercâmbio de experiências entre
gestores e dirigentes culturais, em âmbito local, buscando possibilidades para atualizar,
consolidar e sustentar sua prática profissional nos municípios.

 
Gestão Pública de Cultura: desafios dos processos participativos

TURMA 1 24, 25 e 26 de novembro de 2021
TURMA 2 | 8, 9 e 10 de dezembro de 2021


Ministrante:
 Maria Helena Cunha

Promove a formação e debate sobre a importância da gestão e políticas culturais municipais no contexto atual, com ênfase na sua conceituação e seus principais desafios, bem como as especificidades de um mundo póspandêmico. Esse curso tem como perspectiva criar oportunidades para despertar a reflexão crítica e o intercâmbio de experiências entre os gestores e dirigentes culturais em âmbito local, buscando possibilidades para atualizar, consolidar e sustentar sua prática profissional nos municípios. É uma ação formativa voltada a gestores, dirigentes e técnicos municipais de Cultura do Rio Grande do Sul e a todos os interessados da sociedade civil.

 
Direitos Inalienáveis, ODS e Cultura

TURMA 1 | 2 de dezembro de 2021

Ministrante: Marta Porto

Promove a formação e debate sobre a importância da gestão e políticas culturais municipais no contexto atual, com ênfase na sua conceituação e seus principais desafiosApesar de serem chamados de “Objetivos”, fazem parte da mesma dimensão dos Direitos Humanos, um conjunto de princípios universais e inalienáveis que formam uma plataforma orientadora das relações, decisões e comportamentos humanos. A novidade é que estes princípios, no caso dos ODS, vêm acompanhados por metas, compromissos, pactos e indicadores de resultados que os aproximam da realidade e, portanto, da prática. Este curso tem como perspectiva criar oportunidades para despertar a reflexão crítica e o intercâmbio de experiências entre os gestores culturais em âmbito local, buscando possibilidades para atualizar, consolidar e sustentar sua prática profissional nos municípios. Esta ação formativa é voltada para gestores, dirigentes e técnicos municipais de cultura do Rio Grande do Sul e a todos os interessados da sociedade civil.

  

Introdução aos Direitos Culturais

TURMA 1 | 14, 15 e 16 de dezembro de 2021 > RESULTADO DAS INSCRIÇÕES
TURMA 2 | 26, 27 e 28 de janeiro de 2022 > RESULTADO DAS INSCRIÇÕES

Ministrante: Humberto Cunha Filho

Promove a formação e debate sobre a importância da gestão e políticas culturais municipais no contexto atual, com ênfase na conceituação e nos principais desafios dos Direitos Culturais, bem como as especificidades de retratar como os Direitos Culturais são parte de dispositivos institucionais, que abrangem diferentes normas, objetivos, instrumentos de ação e demandas vocalizadas, o que justifica e exige da cultura o objeto da ação pública efetiva.

Este curso tem como perspectiva criar oportunidades para despertar a reflexão crítica e o intercâmbio de experiências entre os gestores e dirigentes de cultural em âmbito local, buscando possibilidades para atualizar, consolidar e sustentar sua prática profissional nos municípios. Os Direitos Culturais, contribuem para a qualificação de um território em constante mutação, e, relaciona-se, em paralelo, com o aprimoramento profissional daqueles que se dedicam às ações culturais e que encontram nelas os meios para pensar e influenciar a realidade dos seus municípios. Esta ação formativa é voltada para gestores, dirigentes e técnicos municipais de cultura do Rio Grande do Sul e a todos os interessados da sociedade civil.

 

elementos de quebra de conteúdo

SISTEMA ESTADUAL DE CULTURA

E-mail: sistema.estadual@sedac.rs.gov.br

(51) 3288.5403

Ruben Oliveira

E-mail: ruben-oliveira@sedac.rs.gov.br

(51) 3288.5405

Rochele Lino

E-mail: rochele-lino@sedac.rs.gov.br

(51) 3288.5403

Rodrigo Santos

E-mail: rodrigo-santos@sedac.rs.gov.br

(51) 3288.5445

elementos de quebra de conteúdo

Secretaria da Cultura