Por Entre os Contos e o Folclore: Uma Viagem à Obra Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto

De Dom Feliciano, Marcelo Lopes Rayher apresenta um projeto literário pelo Programa Invernadas Culturais. “Por entre os contos e o folclore – Uma viagem à obra Contos Gauchescos de Simões Lopes Neto” é o nome de sua oficina.

O projeto traz uma visão folclórica e cultural do livro, com comentários, análises e observações sobre a obra, despertando o interesse pela leitura regional do Rio Grande do Sul.

A oficina tem como base o enriquecimento cultural da população dom felicianense quanto à história do autor João Simões Lopes Neto, nascido em Pelotas (1865 - 1916) e sua obra “Contos Gauchescos“, de 1949. Segundo Marcelo, é uma forma de proporcionar à comunidade entretenimento e valorização da cultura e folclore da região sul do Estado.

A oficina destaca a vida do gaúcho de antigamente, seus usos, costumes, vocabulário e comportamento da sociedade da época, com uma linguagem e abordagens leves, buscando despertar o interesse pela leitura das obras da literatura regional do Estado.

Os vídeos foram gravados em dois pontos culturais de Dom Feliciano: a Casa de Cultura e a Biblioteca Municipal, fomentando também o turismo.

Curtiu? Para saber mais, clique aqui.