Ospa faz viagem por músicas de três continentes com concerto e recital neste fim de semana
Obras de “Gustav” e “Alma Mahler” são apresentadas na sexta (7), e recital gratuito do grupo Luminescência no sábado (8)
Publicação:
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), interpreta neste fim de semana composições de grandes mestres da música de concerto europeia, asiática e latina. Na sexta-feira (7/11) tem o concerto de “Gustav” e “Alma Mahler”, sob a regência do maestro Tobias Volkmann e com a participação da soprano Ludmilla Bauerfeldt. Também será executada uma peça de Hidemaro Konoye em homenagem aos 130 anos de Amizade Brasil-Japão. O espetáculo ocorre na Sala Sinfônica, às 20h, e os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla. O concerto também terá transmissão ao vivo pelo canal da Ospa no Youtube.
No sábado (8/11), o grupo Luminescência apresenta um recital com músicas de Mozart e Piazzolla como parte da Série Música de Câmara. O evento tem entrada gratuita e ocorre a partir das 17h, na Sala de Recitais da Casa da Ospa.
“Gustav und Alma”
O concerto “Gustav und Alma” inicia com uma homenagem aos 130 anos de Amizade Brasil-Japão por meio da interpretação da música “Etenraku”, de Hidemaro Konoye (1898–1973). Baseada em uma melodia tradicional do Japão, a obra, que pode ter seu nome traduzido para “Música da Alegria Celestial”, foi adaptada para a forma sinfônica por Konoye como uma forma de aproximação entre a herança musical de seu país e as práticas ocidentais de concerto.
A seguir, a soprano Ludmilla Bauerfeldt interpreta as “Quatro Canções para Soprano”, da compositora austríaca Alma Mahler (1879–1964), junto à Ospa, sob regência de Tobias Volkmann. Depois do intervalo, a Orquestra toca a “Sinfonia nº 4” do também austríaco Gustav Mahler (1860–1911), novamente junto à Ludmilla.
Como introdução às obras do concerto, o palestrante Francisco Marshall apresenta, a partir das 19h, na Sala de Recitais do Complexo Cultural Casa da Ospa, a palestra Notas de Concerto. A entrada na palestra está inclusa no ingresso do concerto. O encontro conta também com transmissão on-line pelo canal da Ospa no Youtube.
Recital Música de Câmara: Luminescência
No sábado, o grupo Luminescência se apresenta com entrada gratuita na Sala de Recitais do Complexo Cultural Casa da Ospa, como parte da Série Música de Câmara. O conjunto traz à Ospa um programa com Mozart e Piazzolla.
O recital começa com o “Concerto para Piano” e “Cordas em Lá Maior, k.414”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), transcrito por Christoph Wolff. A seguir, o grupo que interpreta “Las Cuatro Estaciones Porteñas”, do argentino Astor Piazzolla (1921-2021).
Serviço
Gustav und Alma
Concerto em homenagem aos 130 anos de Amizade Brasil-Japão
Quando: Sexta-feira (7/11), às 20h
Palestra Notas de Concerto: Às 19h, com Francisco Marshall
Onde: Complexo Cultural Casa da Ospa (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS)
Ingressos: R$ 10 a R$ 50.
Descontos: Ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento), clientes Banrisul, Amigo Ospa associados AAMACRS, sócio do Clube do Assinante RBS, idoso, doador de sangue, pessoa com deficiência e acompanhante, estudante, jovem até 15 anos e ID Jovem
Bilheteria: Em Sympla.com.br/casadaospa ou no Complexo Cultural Casa da Ospa no dia do concerto, das 15h às 20h
Estacionamento: Gratuito, no local
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de seis anos
Transmissão ao vivo: Às 19h (Notas de Concerto) e às 20h (concerto) no canal da Ospa no YouTube
Luminescência
Quando: Sábado (8/11), às 17h
Onde: Sala de Recitais da Casa da Ospa (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS)
Entrada gratuita: Por ordem de chegada
Estacionamento: Gratuito, no local
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de seis anos Acesse o programa do recitalOs eventos disponibilizam medidas de acessibilidade.