Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Oficina Virtual de Formação e Capacitação para Músicos de Invernada

Músicos de invernada ganham oficina virtual de formação e capacitação

Pelo Programa Invernadas Culturais, João Lucas Bica Pavlak está oferecendo ao público internauta a Oficina Virtual de Formação e Capacitação para Músicos de Invernada.

João é de Esteio e afirma que o projeto é, em essência, um curso ministrado à distância com propósito inclusivo, para fomentar a adesão de novos músicos interessados em fazer parte do Movimento Tradicionalista Gaúcho, bem como um curso de especialização e qualificação para músicos já atuantes junto dos Centros de Tradições Gaúchas.

No total, são dez vídeos, com aulas expositivas. No primeiro é abordada a aplicabilidade dos dispositivos da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho na conduta e relação dos músicos.

Nos vídeos seguintes é desenvolvido um estudo dirigido com base no conteúdo da 4ª Edição do Manual de Danças Tradicionais Gaúchas publicado pelo MTG, voltado especificamente à execução das músicas tradicionais contidas na obra a melhor e mais correta forma de executá-las, resguardando a sua originalidade.

Especificamente, as aulas abordarão as danças Anu, Balaio, Cana verde, Do ponto de vista teórico, faz as pessoas refletirem sobre o resultado dessa representação visual e o que ela pode comunicar sobre o tempo que estamos vivendo: o que essa projeção que vem lá do lado de fora nos revela sobre nós mesmo?, qual o simbolismo desse mundo de cabeça para baixo?, qual o sentido do espaço onde vivo e o que me cerca? Caranguejo, Chico sapateado, Chimarrita, Chimarrita Balão, Chote Carreirinho, Chote de sete voltas, Chote de duas damas, Chote de quatro passi, Chote inglês, Havaneira marcada, Maçanico, Meia canha, Pau de fitas, Pezinho, Queromana, Rancheira de Carreirinha, Rilo, Roseira, Sarrabalho, Tatu, Tatu com volta no meio e Tirana do lenço.

Curtiu? Para saber mais, clique aqui.

Secretaria da Cultura