Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Oficina de Direção Fotográfica

Turma 1
Inscrições até 18 de abril de 2022, às 18h
Quando: 19 a 28 de abril de 2022 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 / sábado, das
9h às 12h30 e das 14h às 16h).
Ministrante: Bruno Polidoro


A proposta tem como intenção contribuir para a formação de profissionais vinculados à
produção audiovisual, com atenção às percepções da luz no cotidiano e na arte, nas etapas de atuação da fotografia: da concepção às telas. Tem também o intuito de compreender as diversas estruturas e estéticas da equipe de fotografia e as naturezas, direções e intensidades das fontes de luz; entender a análise e produção de um conceito de fotografia; compreender o exercício de desenho de luz; ler um roteiro com um olhar fotográfico. O diretor de fotográfica Bruno Polidoro é graduado em Realização Audiovisual e mestre em Comunicação, pela Unisinos. Atua há quinze anos como diretor de fotografia em filmes, videoartes e séries. Recebeu mais de 20 prêmios de Melhor Fotografia em festivais, com destaque para os seis recebidos no Festival de Cinema de Gramado.

Conteúdo programático

Aula 1 – 19/04 – A percepções da luz no cotidiano e na arte.
Aula 2 – 20/04 – As etapas de atuação da fotografia: da concepção às telas.
Aula 3 – 22/04 - A equipe de fotografia: diversas estruturas e estéticas.
Aula 4 – 23/04 (manhã e tarde) – Fontes de luz: compreender as naturezas, direções e
intensidades. Exercício de desenho de luz.
Aula 5 – 25/04 – Conversa sobre os exercícios visuais realizados pela turma. Como ler um roteiro com um olhar fotográfico. Análise e produção de um conceito de fotografia.
Aula 6 – 26/04 – Estudo de casos: fotografia na ficção. Concepção, etapas e decisões, relação com os demais departamentos. *Aula com convidados.
Aula 7 – 27/04 – Estudo de casos: fotografia documental. Concepção e finalização de imagem. *Aula com convidados.
Aula 8 – 28/04 – O futuro da fotografia: como produzir e ver as imagens do amanhã. *Aula com convidados.


Metodologia

A educação a distância amplia o acesso ao conhecimento nas várias regiões do Rio Grande do Sul. O curso terá como metodologia aulas virtuais expositivas com uso de recursos como o Power Point, via plataforma Zoom (o link será informado em data próxima ao início das atividades). Aulas expositivas e práticas. Exercício prático: luz clássica no ambiente. Estudo de caso: a fotografia dos longas-metragens Legalidade e A Nuvem Rosa. Exercício de conceito de fotografia: texto e imagem. Exercício prático: filmagem com câmera – montagem de luz em cenas escritas pelos alunos. Simulação de um set de filmagem.

Secretaria da Cultura