Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nossa Gaita

Ensinando como o instrumento funciona

“Nossa Gaita” é o projeto do microempreendedor individual Ezequiel Wagner de Toni, de Bento Gonçalves, pelo Programa Invernadas Culturais. Segundo Ezequiel, a cidade de Bento Gonçalves está intrinsecamente ligada a este contexto cultural e musical, sendo berço das gaitas Todeschini.

Na videoaula, o instrutor mostra o funcionamento básico de um acordeom e apresenta explanações sobre como o fole se infla e emite os sons, como as notas são produzidas, os materiais internos e externos que compõem o instrumento e sua funcionalidade. O vídeo conta com tradução em libras e legendas.

Muito além da videoaula em si, o projeto traz consigo um cruzamento com as áreas culturais, e uma colaboração socioeconômica neste período tão complexo e delicado para o tradicionalismo.

Alguns dos objetivos da oficina são contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais; promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais; e apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações culturais e seus respectivos criadores. Além disso, tem como objetivo proteger as expressões culturais dos grupos formadores da sociedade brasileira e responsáveis pelo pluralismo da cultura nacional.

Curtiu? Para saber mais, clique aqui.

Secretaria da Cultura