MAC RS apresenta a obra “Cozinha Banheiro” em mais uma edição do Acervo em Foco
Rommulo Vieira Conceição utiliza elementos de dois cômodos que se fundem em uma montagem lúdica e desconcertante
Publicação:
O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC RS), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), abre mais uma edição do projeto “Acervo em Foco” neste sábado (8/11), às 17h, no Espaço Marilene Bertoncheli, localizado no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A ação, desenvolvida de forma colaborativa entre as equipes do Museu, nesta edição, é contemplada no Edital Sedac nº 27/2024 PNAB RS – Artes Visuais e destaca a produção de Rommulo Vieira Conceição com a obra “Cozinha Banheiro” (2025), da série “Tautológicos”. O texto curatorial do projeto é de Alice Braz Gallina. A visitação encerra em 1º de março de 2026.
O artista é conhecido por investigar as relações entre o ser humano e os espaços que habita, sejam públicos ou privados. Em seus trabalhos, forma, funcionalidade e ação tornam-se recursos para compreender as relações de poder e convivência que emergem nesses ambientes.
Na série “Tautológicos”, Rommulo cria composições que desafiam classificações convencionais. As suas obras se situam entre escultura e instalação, explorando sobreposições de ambientes domésticos em uma arquitetura impossível, mas visualmente coesa. Em “Cozinha Banheiro” (2007-2008), elementos dos dois cômodos se fundem em uma montagem lúdica, que seduz pela familiaridade, mas desconcerta pela impossibilidade de uso. O artista brinca com a simetria, os reflexos e o vazio, criando uma tensão entre o desejo de habitar aquele espaço e a frustração de não poder acessá-lo.
Para esta reapresentação, o MAC RS propôs a reconstrução da obra em um diálogo direto com o artista. O processo resultou em uma nova versão de “Cozinha Banheiro” (2025), que mantém sua essência poética, mas incorpora novas possibilidades estruturais e expositivas, reafirmando o compromisso do Museu com a preservação e a atualização crítica de seu acervo.
Conversas de Casa
Durante a abertura desta edição do projeto ocorre o bate-papo "Conversas de Casa", com a participação de Rommulo Vieira Conceição, da diretora do MAC RS, Adriana Boff, e da estudante de Museologia, Alice Braz. A conversa abordará os processos criativos do artista, a reconstrução da obra “Cozinha Banheiro” (2025) e o conceito do “Acervo em Foco”, refletindo sobre como o Museu pode ampliar o acesso e o diálogo entre público, artista e instituição.
Comprometido com a democratização da arte, o MAC RS oferece recursos de acessibilidade durante toda a ação, incluindo texto em linguagem simples, etiquetas em braile e audiodescrição dos textos e da obra.
Serviço
O quê: Acervo em Foco, com Rommulo Vieira Conceição + Conversas de Casa
Quando: Sábado (8/11), às 17h
Onde: Espaço Marilene Bertoncheli, térreo da CCMQ - Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre
Visitação: Até 1° de março de 2026. De terça-feira a domingo, das 10h às 19h
Recurso de acessibilidade: Tradução em Libras, texto em linguagem simples e audiodescrição
Entrada gratuita

