Gestão e Sustentabilidade de Pequenos e Médios Espaços Culturais

INSCRIÇÕES | até 15 de junho de 2022, às 18h

Quando: 20, 21 e 22 de junho de 2022, das 9h às 11h30

Ministrante: Chico Pelúcio

Em formato on-line, o curso será ministrado por Francisco Paulo Maciel Pelúcio (Chico Pelúcio), ator, diretor e gestor cultural. Integrante do Grupo Galpão desde 1984, sua trajetória é marcada pela atuação como gestor cultural, em especial à frente do Galpão Cine Hortoe na presidência da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Formado em Administração e Ciências Contábeis, com especialização em Cinema pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), completou sua formação artística com cursos livres e, sobretudo, com a experiência prática.

Em paralelo, Chico Pelúcio atuou como produtor cultural desde 1981, quando idealizou e coordenou o Festival Canta-Conte de Baependi, Minas Gerais. De 1984 até 1994, foi coordenador de produção do Galpão. Como produtor cultural, coordenou o Festival Internacional de Teatro de Rua realizado pelo Grupo Galpão, em 1990 e 1992, e também o 1º Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte - FIT-BH, em 1994. Em 1998, assumiu a coordenação geral do Galpão Cine Horto, centro cultural especializado em teatro, fundado pela companhia. Nesse espaço, gerenciou projetos voltados para a formação, a criação e o compartilhamento de experiências artísticas.

É autor dos livros Do Grupo Galpão ao Galpão Cine Horto, uma experiência de gestão cultural; Galpão Cine Horto, uma experiência de ação cultural; e Reflexões sobre Gestão e Sustentabilidade de Pequenos e Médios Espaços Culturais.

Conteúdo programático

As atividades do curso estão estruturadas em três módulos:

Módulo 1 - O que singulariza um espaço cultural? O campo da poética e de sua repercussão no imaginário social e cultural de pessoas e comunidades.

Módulo 2 – A reconfiguração das noções de espaços de cultura na atualidade. O desafio da integração da sociedade e a gestão de espaços culturais.

Módulo 3 - Os espaços culturais como células sociais e canais de circulação, fruição, comunicação, produção de cultura e comportamentos sociais. Os processos de gestão e planejamento: curadoria, programas de educação e de desenvolvimento comunitário.

Metodologia

A educação a distância amplia o acesso ao conhecimento nas várias regiões do Rio Grande do Sul. O curso terá como metodologia aulas virtuais expositivas com uso de recursos como o Power Point, em formato híbrido via plataforma e em local físico a ser informado em data próxima ao início das atividades. Os encontros presenciais e virtuais serão enriquecidos por debates e interação com os participantes.

Conteúdo programático

As atividades do curso estão estruturadas em três módulos:

Metodologia

elementos de quebra de conteúdo