Ciclo de Residência Criativa

O Ciclo de Residência Criativa é uma ação estratégica do programa RS Criativo. O Ciclo abriga empreendimentos criativos em um espaço de coworking, localizado no Hub Criativa Birô - 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana. Os empreendimentos residentes podem usufruir gratuitamente da infraestrutura completa do Hub, que inclui área de coworking, sala de reuniões e salas de treinamento. Os residentes também recebem processos formativos, mentorias e consultorias, para desenvolverem seus negócios.

I Ciclo de Residência Criativa

Em 2019, o I Ciclo de Residência contou com 17 empreendimentos criativos (selecionados via edital de chamamento público), que representam uma grande diversidade de setores: audiovisual, moda, eventos e turismo cultural, arquitetura, artes visuais, literatura e mercado editorial, cultura popular, publicidade, entre outros.

Os empreendimentos residentes puderam usufruir gratuitamente da infraestrutura completa do Hub Criativa Birô, que inclui área de coworking, sala de reuniões e salas de treinamento. Os residentes também receberam uma série de consultorias para desenvolverem seus negócios. Foram oito consultores da PUCRS que passaram pelo RS Criativo para orientar os residentes em diferentes temáticas, como empreendedorismo/gestão, definição de metas, comunicação, comunicação digital, aspectos jurídicos e desenvolvimento pessoal.

O I Ciclo de Residência teve início em agosto de 2019 e encerrou em novembro de 2019. Três meses de consultorias, aprendizados e conexões. A participação no I Ciclo de Residência contou com contrapartidas, incentivando a cultura colaborativa de trabalho. Em geral, as contrapartidas oferecidas pelos residentes foram capacitações gratuitas para a programação do RS Criativo, ministradas entre novembro e dezembro de 2019.

Conheça os empreendimentos residentes do I Ciclo Criativo aqui:

Veja os vídeos dos residentes do primeiro ciclo criativo aqui.

00:00:00/00:00:00

Série RS Criativo I ep.1

A gente mostra o primeiro episódio da série “RS Criativo”. Você vai conhecer os 16 projetos que foram residentes do “Hub Criativa Birô”, em 2019. São propostas na área da cultura, arte, audiovisual, comunicação, literatura, moda, arquitetura e design. ⠀⠀ Crédito: Secretaria da Cultura do RS

Edital - Ciclo de Residência Criativa

A Secretaria de Estado da Cultura através do Programa RS Criativo, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, abre o período de inscrições para o 2º Edital de Chamamento Público Ciclo de Residência Criativa, que visa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos.

Tem como objetivo oferecer suporte a empreendedores para o desenvolvimento de ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso. Para isso, proporciona infraestrutura, networking com outras empresas e suporte gerencial orientando quanto à gestão do negócio e a sua
competitividade. O objetivo é contribuir para a criação e consolidação de empreendimentos
sustentáveis, com produtos e serviços inovadores no âmbito da economia criativa do Estado do Rio
Grande do Sul.

Os selecionados se beneficiarão de uma base de trabalho coletiva, localizada na sede do Programa RS Criativo, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, bem como, de uma rotina de capacitações, consultorias e ações de conexão.

O empreendedor, ao integrar-se ao Ciclo de Residência Criativa, estará participando de uma importante fase de amadurecimento, validação e ajuste de seu projeto, além da possibilidade de potencializar o intercâmbio com outros setores da economia criativa, aproveitando oportunidades que surgirão nesse ambiente colaborativo. Também, é um caminho possível para o empreendedor criativo conhecer melhor a sua singularidade e fazer conexões com outros setores.

Portanto, o Ciclo de Residência Criativa configura-se através de encontros entre pessoas, gerando experiências ricas e construtivas, no intuito de pensar as estruturas de empreendimentos no contexto das novas economias.

Edital SEDAC nº 07/2020 - edital ratificado - Clique aqui

Habilitação final - Clique aqui

Ratificação da Habilitação Preliminar - Clique aqui

Resultado Habilitação II CICLO DE RESIDÊNCIA - Clique aqui