Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia Estadual do Patrimônio Cultural

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul decretou o dia 17 de agosto como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural.

Tal iniciativa se baseia no fato de que a data de 17 de agosto de 1898 marca o nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, órgão criado em 1937 para valorizar, promover e preservar o patrimônio cultural brasileiro. Por patrimônio cultural entende-se todos os bens, manifestações populares, cultos e tradições, no âmbito material e imaterial, cuja expressão caracteriza os hábitos e a história de uma determinada população, tornando-a singular no universo de ação humana. Seu reconhecimento, proteção e valorização, de forma a garantir a sua continuidade, torna-se um instrumento fundamental na construção da identidade social das novas gerações. Para tanto, o dia 17 de agosto foi instituído pelo Governo Federal, desde 1998, o dia Nacional do Patrimônio. Nesta data comemorativa os Estados e Municípios desenvolvem ações de valorização do seu patrimônio cultural. O Estado do Rio Grande do Sul, que apresenta uma grande diversidade cultural, tem desenvolvido ações de proteção do seu patrimônio cultural desde o ano de 1954, quando foi oficialmente criada a Divisão de Cultura do Estado do Rio

Grande do Sul, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE. A oficialização do Dia do Patrimônio no âmbito estadual é uma iniciativa de grande importância e representatividade e que demonstra o papel fundamental da cultura na formação de um Estado onde a cultura é um forte instrumento de desenvolvimento social e econômico.

 Em alusão à data, a Secretaria de Estado da Cultura propõe aos municípios, instituições e coletivos governamentais e não governamentais, que desenvolvam atividades tais como visitação guiada a prédios históricos, manifestações artísticas ao ar livre, oficinas técnicas, ações de educação patrimonial, entre outras. Participe!

DECRETO nº 54.608 – Institui o Dia Estadual do Patrimônio Cultural -

https://bit.ly/2O8Zcbr

Mais informações:

 diaestadualdopatrimonio@gmail.com 

 Luísa Maciel – assessoria técnica Sedac

53 9 8131 1082 (wp) | 51 9 8594 9137

Siga nossas redes sociais:

https://www.facebook.com/diaestadualdopatrimonio

https://www.instagram.com/diadopatrimoniors/

Secretaria da Cultura