Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Curso Políticas Públicas de Internacionalização: Da Promoção à Cooperação Cultural

Turma 1

INSCRIÇÕES 

Quando: 14 e 15 de junho de 2022, das 9h às 11h30

Ministrante: Mariana Soares

Em formato on-line, o curso será ministrado por Mariana Soares, especialista em Gestão, Políticas Públicas e Cooperação Cultural Internacional. Atualmente, Mariana é diretora do Instituto Soma – Cidadania Criativa, gestora de projetos de cooperação internacional do Programa Ibermuseus, consultora e curadora de conteúdos independentes.

Há 15 anos, coordena a elaboração e a implementação de políticas públicas, programas e projetos de promoção, intercâmbio e cooperação cultural na América Latina, Espanha e Portugal. Realizou consultorias em desenho e gestão de políticas públicas de cultura para a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Foi subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural do Governo do Distrito Federal (2015-2018), coordenadora-geral de Promoção e Difusão Internacional da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura do Brasil (2013-2015), coordenadora de projetos internacionais e curadora do Cena Contemporânea - Festival Internacional de Brasília (2011-2013), e responsável pela área internacional de A Portada Comunicación y Cultura, em Barcelona, Espanha (2007-2011).

É mestra em Sociedade, Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (2018-2020), especialista em Cultura e Desenvolvimento pela Universidade Complutense de Madrid (2017), mestra em Cultura Histórica e Comunicação pela Universidade de Barcelona (2007-2009), especialista em Gestão Cultural e Cooperação Internacional pela Universidade de Barcelona (2010), especialista em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico pela Universidade de Londrina (2005) e graduada em Comunicação Social pela Universidade de Londrina (2001-2004).

Conteúdo programático

Apresentação das sessões e participantes. Por que internacionalizar? O papel dos governos e da sociedade civil no desenvolvimento dos negócios criativos. O global e o local. Contexto – o Brasil no campo da promoção, difusão cultural e cooperação internacional. Cultura e turismo. Cultura e desenvolvimento. Políticas públicas para promoção e difusão de bens e serviços criativos no Brasil. Relação com o Plano e os Sistemas Nacional e Estadual de Cultura. Normativas e legislações. Programas e projetos. Mercados. Debate e proposição de dinâmica.

Cooperação cultural internacional. Premissas. Ordenamento jurídico. Formatos e tipos. Marcos internacionais da cooperação cultural para o desenvolvimento. Brasil na cooperação cultural internacional. Organismos e instituições internacionais de cooperação cultural e seus focos de atuação no Brasil. Programas internacionais no Brasil e seus focos de atuação. Redes de cooperação. Debate e apresentação de casos. Caminhos para a promoção, difusão e cooperação internacional no Rio Grande do Sul. Marcos legais. Apresentação de casos. Debate e encerramento.

Metodologia

A educação a distância amplia o acesso ao conhecimento nas várias regiões do Rio Grande do Sul. O curso terá como metodologia aulas virtuais expositivas com uso de recursos como o Power Point, em formato híbrido via plataforma e em local físico a ser informado em data próxima ao início das atividades. Os encontros presenciais e virtuais serão enriquecidos por debates e interação com os participantes.

Secretaria da Cultura