Conheça em detalhes o Sistema Estadual de Cultura

INSCRIÇÕES | até 27 de março de 2022, às 18h

RESULTADO DAS INSCRIÇÕES

Quando: 31 de março de 2022, das 9h às 12h

Ministrante: equipe do Sistema Estadual de Cultura e integrantes da Comissão Intergestora Bipartite

O curso virtual sobre o Sistema Estadual de Cultura, que será realizado no dia 31 de março, às 9h, promove a formação e debate sobre a importância de conhecer a legislação para criar, coordenar e desenvolver o Sistema Municipal de Cultura. Saiba como integrar-se ao Sistema Estadual de Cultura e como se dá a criação de condições de natureza legal, administrativa, participativa e orçamentária para a integração ao Sistema Estadual de Cultura. Fique atento em como criar, implantar, manter ou reestruturar o Sistema Municipal de Financiamento à Cultura, em especial o Fundo Municipal de Cultura, garantindo recursos para o seu funcionamento. Esse curso tem como perspectiva criar oportunidades para despertar a reflexão crítica e o intercâmbio de experiências entre os gestores e dirigentes culturais em âmbito local, buscando possibilidades para atualizar, consolidar e sustentar sua prática profissional nos municípios. Essa ação formativa é voltada a gestores, dirigentes e técnicos municipais de Cultura do Rio Grande do Sul e a todos os interessados da sociedade civil.

O referido curso integra o Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural do Sistema Estadual de Cultura. As inscrições seguem até as 18h de 27 de março. A lista de selecionados será publicada aqui no site da Sedac em 28 de março. Os selecionados serão também contatados.

O curso Conheça em Detalhes o Sistema Estadual de Cultura será ministrado pelos integrantes da equipe de colaboradores do Sistema Estadual de Cultura e pelos integrantes da Comissão Intergestores Bipartite, profissionais altamente qualificados e com larga experiência na área, aptos a atender a uma ampla variedade de questionamentos.

Destaca-se que o Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural é um investimento na formação dos profissionais de cultura, com uma visão que busca instigar a sua capacidade crítica, intelectual e de visão organizadora do setor, para refletir, discutir e pesquisar sobre o significado e o valor de se trabalhar com cultura e arte para o desenvolvimento da sociedade gaúcha.

As atividades desenvolvidas no conteúdo programático do curso serão estruturadas a partir dos seguintes módulos:

Módulo 1 – Como Criar, Coordenar e Desenvolver o Sistema Municipal de Cultura: como integrar-se ao Sistema Estadual de Cultura; como criar condições de natureza legal, administrativa, participativa e orçamentária para a sua integração ao Sistema Estadual de Cultura; Como criar, implantar, manter ou reestruturar o Sistema Municipal de Financiamento à Cultura, em especial o Fundo Municipal de Cultura, garantindo recursos para o seu funcionamento.

Módulo 2 – Como Elaborar, em Conjunto com a Sociedade, Institucionalizar e Implementar o Plano Municipal de Cultura: criar, implementar ou reestruturar o Conselho Municipal de Política Cultural, garantindo o seu funcionamento e a composição de, no mínimo, 50% de representantes da sociedade civil, eleitos democraticamente; como fomentar a participação social por meio da criação de fóruns municipais de cultura; como realizar uma conferência municipal de cultura.

Módulo 3 – Compartilhando Recursos para a Execução de Programas, Projetos e Ações Culturais no Âmbito do Sistema Estadual de Cultura: como compartilhar informações por meio do Sistema Estadual de Informações e Indicadores Culturais disponibilizado pelo Sistema Estadual de Cultura; como integrar-se e participar do Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural; como implementar e regulamentar as normas específicas locais dos sistemas setoriais de cultura; o que são metas culturais conjuntas e consórcios públicos.