Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o Cinquentenário

Entendendo a relevância do trabalho de Oliveira Silveira para o desenvolvimento social e cultural do RS, o governador Eduardo Leite acolheu a demanda da militância negra gaúcha e decretou que 2021 é, oficialmente, o Ano do Cinquentenário do 20 de Novembro. A data foi criada por ativistas negros que integravam o Grupo Palmares, em Porto Alegre, para contrapor as celebrações do 13 de maio, em 1971. 
 
A partir desse ato, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) se junta, com muito orgulho e satisfação, aos movimentos sociais e à sociedade civil para celebrar a data. Estão previstas celebrações, eventos e atividades culturais até 20 de novembro. O decreto foi assinado no Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, uma alternativa à data em que foi assinada a Lei Áurea.
 
______________________________________________________________________________________________ 
 
 O Colegiado  Setorial de Culturas Populares, cumprindo o que estabelece a Portaria nº 32\2011, que nomeia como função dos colegiados assessorar a Sedac nas políticas pertinentes do segmento cultura de cada colegiado, propôs, em janeiro de 2021, que o Estado do RS tivesse um decreto para marcar os cinquenta anos do 20 de novembro, dia da Consciência Negra, data criada no RS pelo Grupo Palmares em 1971  para homenagear Zumbi dos Palmares, fortalecer os mitos e referências  históricas da cultura negra no Brasil e gerar reflexão para as questões raciais. 
Cinquentenário do 20 de novembro é momento histórico para a população negra do RS, somos a sementes e sendo sementes brotamos para o alvorecer de uma sociedade antirracista, Salve Oliveira Silveira, Salve Antônio Carlos Cortez, Ilmo da Silva, Vilmar Nunes, Jorge Antônio dos Santos(Jorge Xangô) e Luis Paulo Assis Santos, salve Grupo Palmares!!!
 
Sandra Maciel
Presidente da Comissão do Cinquentenário 
 
Composição da Comissão:
 
Secretaria de Estado da Cultura
Comitê Gestor dos Pontos de Cultura
Colegiado Setorial de Culturas Populares
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Pampa Unipampa
Frente Negra Gaúcha
Associação Negra de Cultura
Maria Mulher Organização de Mulheres Negras
Estância da Poesia
Presidente da Comissão: Sandra Maciel
Vice- presidente: Naiara Oliviera
Secretaria da Cultura