Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Capacitação e cursos

(Curso) O Propósito como Fator de Diferenciação de Marcas

Datas e Horários: Dias 27 e 28 de junho, das 13h às 17h.
Prazo de Inscrição: até 27 de junho. Inscrições aqui
Duração: 8 horas/aula
Sinopse: A marca ocupa um lugar central no mundo dos negócios. Um posicionamento de marca bem trabalhado é capaz de levar um empreendimento ao sucesso. As pessoas se voltam cada vez mais para um consumo consciente, mostrando preferência por negócios capazes de contribuir para o bem estar da sociedade. Essa expectativa é potencializada quando falamos de indústria criativa. Para a indústria criativa, é essencial identificar um propósito para o negócio, e saber comunicá-lo de forma consistente, combinando estratégias on e off-line.
Hoje, é preciso inovar, ser rápido e, sobretudo, ter relevância!
Professor: Martina Fischer é consultora de marketing, pesquisa de mercado, comunicação e varejo, além de professora de graduação do curso de Publicidade e Propaganda da PUC/RS e no Centro Universitário Fadergs. Desde 2004 atua em disciplinas de graduação e pós-graduação ligadas a planejamento de comunicação, pesquisa de mercado e criação publicitária.
Público Alvo: Empreendedores e profissionais da indústria criativa e cultural. Interessados na convergência de negócios e marcas com questões de relevância social. Empreendedores que desejam agregar valor e relevância ao seu negócio.

__________________________________________________________________________________________

(Workshop) Desenvolvimento Pessoal

Datas e horários: Dias 09 e 16 de julho, das 13h30 às 17h30.
Prazo de Inscrição: até 09 de julho. Inscrições aqui
Duração: 4 horas/aula
Sinopse: Análise pessoal, potencialidades e necessidades de desenvolvimento.
Ministrante: Lorraine Muller tem formação em Coaching Executivo & Mentoring para Liderança, formação em Coaching Ontológico, formação em Dinâmica dos grupos – SBDGRS, Extensão em MKT / ESPM, Mestrado em ADM pela UFRGS e Graduação em Pedagogia pela PUCRS.
Público-Alvo: Empreendedores interessados em autoconhecimento, pequenos e médios empresários.
Local: Sala Sérgio Napp 2

__________________________________________________________________________________________

(Curso) Como Viver em um Mundo com Superinformação
Datas e horários: Dia 13 de julho, das 9h às 13h.
Prazo de Inscrição: até 13 de julho. Inscrições aqui
Duração: 4 horas/aula
Sinopse: Num mundo onde o principal canal de informação é a rede social, faz-se necessário conhecê-la e entender o seu funcionamento, para tirar o que ela oferece de melhor e evitar que as pessoas se percam no meio de tanta informação.
Ministrante: Fábian Thier, possui graduação em Jornalismo e Mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde também é doutorando. É professor da escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde coordena o Curso de Jornalismo. É professor do curso de especialização em Influência Digital: Conteúdo e Estratégia. É radialista. Atuando em veículos de Jornalismo da grande mídia, tem experiência rádio e jornais impressos, onde se especializou em Design de Veículos Impressos e Organização Editorial. Participou da equipe que criou o Jornal Diário Gaúcho do Grupo RBS. É especialista em Jornalismo Popular. É palestrante e trabalha com temas como "Jornalismo Popular questões sociais", "Um mundo de Superinformação", "A felicidade nas redes sociais" e "Protagonismo e Engajamento".
Público-Alvo: Geral.
Local: Sala Sérgio Napp 2

 __________________________________________________________________________________________ 

(Curso) Eu – Câmera – O Audiovisual Sem Fronteiras
Datas e horários: Dias 13 e 20 de julho, das 9h às 18h.
Prazo de Inscrição: até 13 de julho. Inscrições aqui
Duração: 8 horas/aula
Sinopse: Proporciona aos participantes o contato com a realização audiovisual, a partir de seus próprios dispositivos móveis, aliado à reflexão sobre o poder que temos em mãos, para produzir, transmitir e exibir conteúdo audiovisual relevante. O curso abordará a utilização do celular como câmera, distribuidor e exibidor de conteúdo audiovisual.
Ministrante: Gustavo Spolidoro, Mestre em Comunicação Social pela PUCRS. Professor do Curso de Cinema da Escola Famecos/PUCRS desde 2006. Diretor com 21 curtas, 5 longas, 3 séries e mais de 70 prêmios. Participou com seus filmes de festivais como Berlim, Sundance e Rotterdam. É Coordenador de Curadoria do Cine Esquema Novo, desde 2003 e idealizador do projeto Câmera Causa, que teve 10 edições e produziu 60 curtas, desde 2018.
Público-Alvo: Geral.
Local: Sala Sérgio Napp 1

 __________________________________________________________________________________________

 (Curso) Falando em Público, você e seu Pitch
Datas e horários: Dia 18 de julho, das 8h30 às 17h30.
Prazo de Inscrição: até 18 de julho. Inscrições aqui
Duração: 8 horas/aula
Sinopse: Análise pessoal, potencialidades e necessidades de desenvolvimento.
Ministrante: Lorraine Muller tem formação em Coaching Executivo & Mentoring para Liderança, formação em Coaching Ontológico, formação em Dinâmica dos grupos – SBDGRS, Extensão em MKT / ESPM, Mestrado em ADM pela UFRGS e Graduação em Pedagogia pela PUCRS.
Público-Alvo: Empreendedores interessados em autoconhecimento, pequenos e médios empresários.
Local: Sala Sérgio Napp 1

__________________________________________________________________________________________ 

(Workshop) Marketing Social/Societal
Datas e horários: Dia 27 de julho, das 8h às 18h.
Prazo de Inscrição: até 27 de julho. Inscrições aqui
Duração: 8 horas/aula
Sinopse: O marketing caracteriza como a gestão estratégica do processo de inovações sociais a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas individuais e coletivas, orientadas por preceitos éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social para a promoção de bem-estar social, através de objetivos definidos, metas mensuráveis, pesquisas e avaliações.
Ministrante: Cláudia Trindade, Graduação em Publicidade e Propaganda (1994) e Mestrado em Comunicação Social (2006), ambos pela PUCRS. Atualmente, é professora do Curso de Publicidade e Propaganda (PP), da Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos - PUCRS, com as disciplinas Marketing Básico, Planejamento Publicitário: Comunicação e Marca, Pesquisa Qualitativa de Mercado em PP e Tendências de Comportamento e Mercado em PP, é orientadora de Estágio Curricular e orientadora de TCC - Monografia, membro da Comissão Coordenadora do Curso de PP e integrante do CoLab (Laboratório experimental de co criação). Já atuou em diversas IES em Graduação, Especialização e MBA. Ministrou disciplinas como Marketing Institucional e Social, Marketing Cultural, Marketing de Varejo e Criatividade. Atua com Assessoria de Comunicação nas áreas de pesquisa, planejamento, promoção, consumidor e comunicação organizacional.
Público-Alvo: Pessoas interessadas em compreender o marketing social/societal e atuar em projetos e/ou programas sociais.
Local: Sala Sérgio Napp 1

Locais

Secretaria da Cultura