Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Atividades

GINÁSTICA PARA COMUNIDADE
Inscrições: Diretamente na administração do CETE.
São oito turmas disponíveis, com 25 alunos em cada, sendo duas turmas pela manhã e seis turmas à tarde.
Características: A ginástica é uma atividade integrada por um sistema de exercícios físicos, especialmente escolhidos de acordo com o objetivo que se deseja obter. 
Benefícios: Melhora a força e o tônus muscular, aumenta a flexibilidade, fortalece ossos e articulações, diminui a pressão arterial, melhora o diabetes, diminui o colesterol total e aumenta o colesterol bom, promove maior fluxo de sangue para o cérebro, libera endorfinas, o que aumenta a sensação de bem-estar, Recupera a autoestima, Reduz ansiedade e estresse, Melhora o sono e a memória, Dá mais energia e resistência, Melhora o equilíbrio e a postura e Previne doenças crônicas.

YOGA
Inscrições: diretamente na administração do CETE. 
Duas turmas pela manhã. Segundas e sextas das 8 às 9 horas e terças e quintas das 10h30 às 11h30 para adultos. 

DANÇA
Inscrições: diretamente na administração do CETE.
Aulas de tango, às terças-feiras às 17 horas e às sextas-feira às 18 horas.

FUTEBOL SETE
Inscrições: diretamente na administração do CETE, para crianças de 8 a 13 anos. 
Aulas às terças e quintas nos períodos da manhã e da tarde, com seis turmas ao todo. 

GINÁSTICA ARTÍSTICA e de TRAMPOLIM
Inscrições: Diretamente com a Federação.
Características: A ginástica artística, também conhecida como ginástica olimpíca é um esporte que exige dos ginastas: força, agilidade, coordenação motora, controle do corpo, flexibilidade, equilíbrio e elegância e os exercícios são realizados em aparelhos oficiais.

BADMINTON
Atividade exclusiva para os treinos dos atletas ranqueados pna Federação Gaúcha de Badminton. 
Características: Um ponto é disputado até que um dos participantes deixe a peteca cair do seu lado da rede. Antes de cada partida, um sorteio é feito para definir quem começa sacando. O serviço muda de lado apenas quando o sacador perde o ponto. Nas duplas, os participantes se alternam. O saque é parecido com o tênis, em diagonal, alternando de lado – se o placar de quem serve é par, ele saca da esquerda, e da direita se for ímpar - e para uma área específica. Partida: 3 games de 21 pontos cada e vence quem ganhar dois.

BOXE
Aulas e treinos ministrados pelos técnicos da Federação Rio-Grandense de Pugilismo. 
Inscrições: Diretamente com a Federação.
Benefícios: melhora a capacidade musculo-esquelética; previne o aparecimento da osteoporose; serve como profilaxia contra os vícios posturais; melhora a flexibilidade articular; reforça a estrutura muscular; melhora a imagem pessoal; constitui um excelente complemento para outras atividades físicas; localiza o trabalho muscular sendo possível atuar como terapia de apoio a patologias especificas (ex. lombalgias  e problemas de coluna), emagrecimento, melhora nos níveis de estresse.
Características: os praticantes emitem golpes uma contra o outro, com os punhos cerrados. É obrigatório a utilização de luvas feitas de couro almofadado, além de ser obrigatório, o uso de bandagens atléticas por debaixo das luvas e protetor bucal. O nome dado aos praticantes deste esporte é pugilista.  As lutas terminam quando é dado Nocaute (um dos competidores é derrubado e não volta a fica de pé até que o juiz conte até 10), ou por Nocaute Técnico (se de pé ou nas cordas for incapaz de prosseguir lutando). Os ringues têm entre 5 x 7,5 m² e sua superfície é composta de lona sobre aproximadamente 3 cm de acolchoado, para amortecer possíveis quedas. Ainda, é cercado por cordas flexíveis, sendo que normalmente fica em uma plataforma elevada.

CAPOEIRA
Inscrições: Diretamente na Administração do CETE.
Objetivo: jogo, divertimento, espetáculo, defesa pessoal.
Benefícios: Estimula e desenvolve aptidões físicas naturais, através do movimento espontâneo; Desenvolve as aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor; Propicia o desenvolvimento das qualidades físicas, objetivando a adaptação orgânica ao esforço físico; Estimula a capacidade de expressão individual por meio de movimentos criativos; Contribui para a formação e desenvolvimento de hábitos salutares; Favorece a socialização; Desenvolve o gosto pela música e a criatividade (relacionadas ao meio instrumental). 
Aulas de Capoeira, às segundas e sexta às 10 horas e às terças e quintas às 20 horas

DEFESA PESSOAL PARA MULHERES (KRAV MAGA)
Inscrições: diretamente na Administração do CETE.
Características: O Krav Maga é um método de defesa pessoal israelense tendo sido desenvolvida na década de 70 pelo Mestre IMI LICHTENFELD em Israel sendo até hoje utilizada pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) e pela maioria das forças policias do mundo. O projeto trata-se de uma proposta inovadora que visa a possibilidade de que todas as mulheres mesmo sedentárias e independente de faixa etária, possam aprender a  defender-se contra a violência urbana e doméstica. Objetivo: Defesa pessoal e promoção do desenvolvimento social através de uma atividade saudável. Benefícios: desenvolvimento de resistência, força, coordenação motora  e flexibilidade; perda de peso e ganho de massa muscular; desenvolvimento do controle emocional; melhora na capacidade de enfrentamento das dificuldade do dia a dia. aracterísticas: As aulas serão ministradas, em grupos com no máximo 30 participantes. Serão realizadas exposições teóricas, além da prática de técnicas de prevenção e defesa pessoal para situações de risco.

HAPKIDÔ
Inscrições: diretamente com a Federação da modalidade
Objetivo: defesa pessoal e melhora da saúde, devido à seus exercícios de respiração energética , alongamento e fortalecimento do corpo.
Benefícios: Ganho de força, resistência, melhora o alongamento, equilíbrio do peso (ganho ou aumento de massa, dependendo da necessidade de cada praticante). Além da melhora na autoconfiança, alívio de stress, melhora a convivência e comunicação, equilíbrio mental.
Características: é uma arte marcial dinâmica, que propicia aos seus praticantes um leque de opções em técnicas de defesa pessoal. Incorpora técnicas poderosas com os pés, arremessos e técnicas precisas e afiadas das mãos constituído de movimentos circulares que incluem torções (estímulos articulares) imobilizações com pontos de pressão correspondentes aos meridianos dos órgãos internos. Quanto à utilização de Armas, possui inúmeras, variando desde bastões diversos, bengala, faixas e espadas como a Juk Do (similar á Shinai Japonesa, espada de bambu).

JUDÔ
Informações: diretamente com a administração do CETE.
Objetivos: conquistar o ippon primeiro, que é quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos.
Benefícios: fortalece o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
Características: É um esporte de luta praticado como arte marcial, quando o ippon é concretizado o combate se encerra. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.

KICKBOXING 
Inscrições: diretamente com a Federação.
Objetivo: defesa pessoal, condicionamento físico geral ou como um esporte de contato.
Benefícios: melhora na coordenação motora, equilíbrio, capacidade cardio-respiratória, força, flexibilidade, resistência, auto controle, auto confiança, concentração e perda de peso.
Características: combinação entre boxe e o melhor das técnicas orientais em termos de batimentos de pernas. Esta combinação criou uma arte marcial das muito poderosa em termos de eficácia, rapidez de aprendizagem e facilidade de assimilação. Isso se deve essencialmente ao fato de o Kicboxing ter deixado para trás grande parte da espiritualidade subjacente às artes marciais orientais e focar-se essencialmente sobre a efetividade das técnicas.

E ainda temos: tae kwondo, mma, muay thai, jiu jitsu e levantamento de peso.
Secretaria da Cultura