Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Arquivo Histórico do RS

Arquivo Histórico
Arquivo Histórico - Foto: Solange Brum

A história do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul inicia em 1906, com a criação do Arquivo Público do Estado (APERS). Em 1925, a instituição foi vinculada ao Museu Julio de Castilhos, quando recebeu a denominação hoje corrente de Arquivo Histórico do RS (AHRS). Seu surgimento como instituição independente, porém, ocorreu somente em 29 de janeiro de 1954, data da criação da Divisão de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura.

A instituição tem como função primordial a guarda e a preservação da documentação histórica de origem pública e privada. Seu acervo remonta aos primeiros anos de ocupação efetiva do solo rio-grandense pela Coroa Portuguesa. Além da documentação proveniente das várias funções exercidas pelo Poder Público, o AHRS destaca-se pelos arquivos particulares recebidos através de doação ou compra, como por exemplo de Borges de Medeiros, Sinval Saldanha, João Neves da Fontoura, Francisco Brochado da Rocha, Alfredo Varela, entre outros. Além disso, existe farta documentação sobre a colonização do RS por imigrantes.

Tendo em vista a atual situação de pandemia, a instituição só atende ao público a partir de agendamento prévio por e-mail.

Ao mesmo tempo, informamos que a instituição não fornece transcrições paleográficas. A cópia do documento será por meio de fotografia impressa, fornecida pelo pesquisador, que será autenticada pelo AHRS, de acordo com o documento original. O limite é de até três documentos ou páginas e o prazo para a retirada é de cinco dias úteis. Em caso de urgência ou questão judicial, favor encaminhar a solicitação à direção.

A pesquisa será realizada somente mediante a apresentação de documento de identificação com foto. Serão disponibilizados no máximo cinco itens, conforme a lotação da sala.

Funcionamento:
De terça a sexta, das 10h às 17h
Sábados, das 10h às 16h

Diretor: Máximo Simoni

Locais

Secretaria da Cultura