Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Arquivo Histórico do RS

Arquivo Histórico
Arquivo Histórico - Foto: Solange Brum

A história do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul inicia em 1906, com a criação do Arquivo Público do Estado – APERS. Em 1925 foi anexado ao Museu Júlio de Castilhos, quando surgiu a denominação hoje corrente, de Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Seu surgimento como instituição independente, porém, ocorreu somente em 29 de janeiro de 1954, quando foi criada a Divisão de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura.

A instituição tem como função primordial a guarda e a conservação da documentação histórica de origem pública e privada. Seu acervo remonta aos primeiros anos de ocupação efetiva do solo rio-grandense pela Coroa Portuguesa. Além da documentação proveniente das várias funções exercidas pelo Poder Público, o AHRS destaca-se pelos arquivos particulares recebidos através de doação ou compra, como por exemplo: Borges de Medeiros/ Sinval Saldanha, João Neves da Fontoura, Francisco Brochado da Rocha, Alfredo Varela e outros. Além disso, existe farta documentação sobre a colonização do estado por imigrantes.

Atendimento ao público:

A partir de março de 2018 não será mais necessário o agendamento prévio por e-mail para realizar pesquisa no acervo do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Os pesquisadores serão atendidos por ordem de chegada, entre 13h e 17h30, de terça a sexta-feira, respeitando a capacidade da sala de pesquisa, sendo que o horário limite para acessar o espaço é 17h. 

A partir de março de 2018 o Arquivo Histórico do RS não fornece mais transcrições paleográficas. A cópia do documento será por meio de fotografia impressa, fornecida pelo pesquisador, que será autenticada pelo AHRS, de acordo com o documento original. O limite é de até três documentos ou páginas, e o prazo para a retirada é de cinco dias úteis. Em caso de urgência ou questão judicial, favor encaminhar a solicitação à direção.

A pesquisa será realizada somente mediante a apresentação de documento de identificação com foto. Serão disponibilizados no máximo cinco itens, conforme a lotação da sala.

Horários:
Horário de Atendimento: 13h às 17h30, de terça a sexta-feira
Horário limite para acessar a sala de pesquisa: 17h.

Locais

Secretaria da Cultura