Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

A Arte da Declamação: A Poesia Gaúcha a Partir da Vocalidade Poética do Ator

“A Arte da Declamação: a poesia gaúcha a partir da vocalidade poética do ator” é a oficina dirigida por André Assmann, na área de artes cênicas. O projeto tem por objetivo valorizar e fortalecer a arte da declamação, tão característica da cultura gaúcha. “Através da vocalidade poética do ator, pretende-se explorar as contribuições possíveis de relação entre a declamação e a interpretação cênica por meio de exercícios corporais e vocais do teatro”, afirma.

A primeira aula apresenta uma introdução aos principais conceitos do corpo/voz cênicos, como dicção, respiração, postura e mímica. Na aula conta com experimentação da vocalidade a partir de lendas e contos gauchescos: fidelidade ao texto e temática da declamação. Já na aula três é abordada a vocalidade poética e a poesia gaúcha: emoção, indumentária e colocação da voz. O tema da aula quatro é a declamação a partir do processo de criação do ator: interpretação e afinação de estilo.

Segundo André, ao utilizar lendas e contos gauchescos para apoiar a prática, a oficina estimula os praticantes a refletirem sobre a importância e a vasta gama de imagens geradas pela ação da palavra na voz do declamador, veículo perpetuador dos costumes e tradições do Rio Grande.

Na sua opinião, a importância da declamação na cultura gauchesca segue sendo reafirmada a cada ano com novos declamadores-destaque que surgem com o objetivo de não deixar morrer os costumes e tradições. “Além disso, esta formação pretende despertar e/ou reforçar em crianças, jovens e adultos o amor pelo folclore gaúcho, instrumentalizando-os através de exercícios práticos e destacando as possibilidades de criação de imagens a partir da voz, via declamação de textos da nossa cultura”.

Curtiu? Para saber mais, clique aqui.

Secretaria da Cultura