Políticas Públicas para Museus
os 20 anos da Carta de Rio Grande
Em 2002, no encerramento do 8° Fórum Estadual de Museus, realizado no município de Rio Grande, foi aprovada por unanimidade entre os participantes – com representações de 12 estados – a Carta de Rio Grande, documento que visava propor a necessária implantação de uma política para o setor museológico e de patrimônio cultural nos âmbitos estaduais e federal.
Entre os pontos levantados pela Carta, estão os princípios orientadores para uma Política Nacional de Patrimônio Cultural e Museus, políticas de gestão e organização do Setor Museológico, políticas de financiamento e fomento aos museus nacionais e estaduais, democratização e acesso aos bens culturais, capacitação e formação, aquisição e gerenciamento de acervos e bens culturais.
A Carta de Rio Grande adquiriu importância para além do Rio Grande do Sul. Foi com base nas demandas por ela pautadas que se construiu toda a política nacional do setor, publicada em 2003.
Neste ano de 2022, a Carta de Rio Grande completa 20 anos e será comemorada no 14° Fórum Estadual de Museus por sua temática: POLÍTICAS PÚBLICAS. Um tema caro e necessário para a área patrimonial e museológica.