Secretaria da Cultura se prepara para 6ª caravana de interiorização

Beatriz Araujo
Beatriz Araujo - Foto: Rafael Varela
Por RAFAEL VARELA/ ASCOM SEDAC
O gabinete da Secretaria da Cultura (Sedac) vai às Missões esta semana, na 6ª caravana de interiorização. Depois de percorrer Erechim e região, semana passada, o destino, agora, é Ijuí. Sexta (11/10), a secretária Beatriz Araujo despacha da prefeitura. Descentralizar as ações da secretaria, pensar em políticas públicas culturais para o Estado e abordar a proposta de alterações no Sistema Pró-cultura RS estão no roteiro da viagem. Até o fim de 2019 a caravana de interiorização vai passar por nove municípios do RS.

A primeira agenda, às 8h30, será com o prefeito Valdir Heck; às 9h recebe a imprensa para entrevista coletiva e, na sequência, secretários e gestores de cultura da região. A última agenda na prefeitura é às 16h. Às 19h30, a secretária participa da abertura da ExpoIJuí/Fenadi –  considerada uma das maiores feiras de negócios do interior do Estado.

Mas a agenda nas Missões já começa na quinta-feira (10/10), em Santo Ângelo. Às 8h30, Bia será recebida pelo prefeito Jacques Barbosa; às 9h faz a abertura de workshop promovido pelo programa RS Criativo –  “Produção de Conteúdos para Mídias Sociais”, ministrado pelo professor Eduardo Wannmacher, da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS. Às 9h30 concede entrevista para imprensa, no hall do Centro Municipal de Cultura Santo Ângelo Custódio. Em seguida, a secretária conversa com gestores de entidades públicas e privadas locais.

Ainda nas Missões, Bia percorre, em visita, as ruínas de São Nicolau, de São Lourenço e de São João Batista. À noite estará em Panambi, onde participa, às 19h30, do evento “Cultura em pauta”, ao lado do prefeito Daniel Hinnah, da presidente da Câmara de Vereadores, Mirian Rosane Dallabrida, e de secretários e coordenadores de cultura de outras 12 cidades da região. O objetivo é mobilizar as prefeituras a participarem do Sistema Municipal e Estadual de Cultura.

RS Criativo em Santo Ângelo

Com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, o workshop ocorre no Centro Municipal de Cultura Santo Ângelo Custódio | junto ao Teatro Municipal Padre Antônio Sepp - Rua 3 de Outubro, 800. Inscrições podem ser feitas até o dia 10/10, pelo link https://www.cultura.rs.gov.br/caravanas-territorios-criativos

O workshop pretende analisar as manifestações contemporâneas do mercado audiovisual,  propondo a criação de conteúdos pensados diretamente para as mídias sociais. Também se volta à discussão sobre os novos formatos e janelas de consumo de conteúdos audiovisuais contemporâneos. A atividade é gratuita e oferece certificado de participação da PUCRS.

O RS Criativo é um programa da Secretaria da Cultura, com o apoio do Ministério da Cidadania, que busca desenvolver a Economia Criativa do Rio Grande do Sul. Para fortalecer os Territórios Criativos das diferentes regiões funcionais do Estado, foram criadas as Caravanas, que levam cursos gratuitos de empreendedorismo e inovação para o interior do RS.