Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Museu Estadual do Carvão

Museu do Carvão
Museu do Carvão - Foto: Solange Brum | Ascom Sedac

O Museu Estadual do Carvão, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), localizado em Arroio dos Ratos, foi criado em 31 de março de 1986, para preservar a história da exploração do carvão e a história dos mineiros. Possui uma área de aproximadamente 10 hectares.

O local é uma referência do patrimônio histórico e cultural da Região Carbonífera e guarda um importante acervo museológico e arquivístico, que registra a história da mineração carbonífera do RS — ferramentas e utensílios de extração mineral, peças em porcelana para eletricidade, tijolos refratários vindos da Europa, fotografias, livros, mapas, entre outros objetos e documentos que registram a história das minas do carvão, além das ruínas do antigo “Poço 1”, inaugurado em 1908, e das galerias da Termelétrica.

No prédio da exposição museológica, restaurado em 1994, funcionou a primeira Usina Termelétrica do Brasil, de 1924 a 1956, construída pela Companhia Estrada de Ferro e Minas de São Jerônimo (CEFSMJ).

Além de ser considerado uma referência da história da mineração gaúcha, o Museu funciona como um centro cultural de promoção das mais diferentes linguagens culturais, propondo ações educativas com as escolas, especialmente sobre o tema preservação, estimulando o sentimento de apropriação e de pertencimento.

Entre as diversas ações e atividades, em parceria com a prefeitura de Arroio dos Ratos, comunidade e grupo de escoteiros, destacam-se as oficinas de educação patrimonial e ambiental, visitas guiadas, oficinas de teatro, dança, subsídios para pesquisas escolares e acadêmicas. O Museu também comporta o arquivo histórico da mineração carbonífera e conta com uma estrutura em que recebe pesquisadores de diversas partes do mundo.

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30 (área externa)

Locais

Secretaria da Cultura