Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

MARGS celebra aquisição de obras de arte do artista guarani José Verá

Ato simbólico será marcado por feira de arte guarani produzida na aldeia do Campo Molhado, em Maquiné

Publicação:

Feira de arte e artesanato guarani Divulgação MARGS
Feira de arte e artesanato guarani - Foto: Divulgação - MARGS
Por Ascom | MARGS | Edição | Silvia Martins | Ascom Sedac

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), anuncia a aquisição de cinco obras do artista Mbya Guarani José Verá, que passarão a integrar o Acervo Artístico do Museu. O ato simbólico acontece nesta sexta-feira (19), às 17h, em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas. 

Para celebrar esse importante momento na história do acervo do Museu, que inclui a produção artística visual contemporânea relacionada aos povos originários, José Verá e sua família realizarão uma feira de arte guarani no Foyer do Museu, nos dias 19, das 14h às 17h, e 20, das 11h às 18h. A produção artesanal da aldeia do Campo Molhado, em Maquiné (RS), também será comercializada.

José Verá (1950) vive na Terra Indígena Guarani Barra do Ouro/Campo Molhado, a Tekoa Yvyty Porã, localizada entre as cidades de Riozinho e Maquiné. Desenhista e contador de histórias, ele apresentará, em ambas as atividades, as tradições e memórias da cultura Mbya Guarani. 

A aquisição das obras do artista pelo Museu é possível graças à premiação conquistada pela Associação de Amigos do MARGS – AAMARGS, através do Núcleo Educativo e do Programa Público do Museu, no Edital Multilinguagens da Lei Paulo Gustavo – Porto Alegre. O prêmio é uma gratificação pela atuação da Associação no financiamento das programações expositivas e educativas do MARGS. 

Desde 2023, o MARGS estabeleceu uma estreita relação com José Verá, sua família e aldeia, culminando nesta importante ação de reconhecimento. O artista e sua família participaram de atividades no Museu em duas ocasiões no último ano. 

Além disso, a direção e a equipe do Núcleo Educativo e do Programa Público do MARGS têm visitado a Terra Indígena Guarani Barra do Ouro/Campo Molhado para estabelecer uma relação mais próxima com o artista, sua produção e a cultura Mbya Guarani. 

A aquisição das obras de Verá e a feira de arte guarani fazem parte da programação do MARGS no contexto da iniciativa "Repensando 19 de abril" de 2024, proposta pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) para celebrar o Dia dos Povos Originários. A ação nos convida a refletir sobre a história, os direitos e a preservação das culturas, bem como discutir as contradições dessa data e a resistência dos povos indígenas. 

Serviço 

Ato de aquisição de obras do artista guarani José Verá - Feira de arte guarani
Data: 19/04 - sexta-feira 
Horário: das 14h às 17h (feira) e 17h (ato) 
Data: 20/04, das 11h às 18h (somente a feira) 
Local: Foyer do MARGS -  Praça da Alfândega, s/nº, Centro Histórico de Porto Alegre

Secretaria da Cultura