Inscrições abertas para a oficina Trilha Sonora Autoral para Mulheres
Publicação:
Apresentar o universo da música autoral voltado para mulheres musicistas, ou apreciadoras de música e filmes, é o objetivo da nova oficina do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande. A oficina Trilha Sonora Autoral para Mulheres é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). A atividade, que conta com o apoio da Cinemateca Paulo Amorim, Instituto Estadual de Música e Sistema Estadual de Cultura, será ministrada pela diretora musical, cantora e compositora Rita Zart. As pessoas interessadas podem se matricular gratuitamente até o dia 03 de abril neste link.
Os encontros ocorrem de 04 a 18 de abril de 2022 (de segunda a sexta-feira), das 9h às 12h, em formato virtual, pela plataforma Zoom.
O curso pretende abordar questões relativas a todas as decisões estéticas e de produção na confecção de trilhas musicais para obras audiovisuais, desde a pré até a pós-produção. Conceitos como: sincronização musical, trilha sonora original, main theme, versões de músicas licenciadas, música diegética e extradiegética.
“Rita Zart tem se destacado na filmografia contemporânea do RS. Com trilhas assinadas em produções de relevo internacional, como o recente “Tinta Bruta”, ela reposiciona questões de gênero, ampliando sua atuação em espaços costumeiramente ocupados por homens. Sua oficina busca oportunizar que mais mulheres atuem na criação sonora e musical dos filmes gaúchos”, destaca Zeca Brito, diretor do Instituto Estadual de Cinema.
Programa
Aula 1 - Mulheres na Música - Thea, por uma metodologia artística e feminista. Análise e discussão sobre artigo de Isabel Nogueira na revista Linda de Cultura Eletroacústica.
Aula 2 - Trilhas Sonoras por Mulheres. Quem são? Filmes e séries com compositoras, arranjadoras, supervisoras musicais e diretoras musicais e mixadoras em suas fichas técnicas.
Aula 3 - Música: conceitos básicos. Melodia, harmonia, tom, ritmo, arranjo. Ferramentas de criação / DAW ( Digital Audio Workstation).
Aula 4 - Banda Sonora: elementos que formam o som de um filme, além da música. Som Direto, Diálogos, Foley, Efeitos Sonoros, Ambientes.
Aula 5 - Etapas de desenvolvimento do som de um filme, como se relacionam com os elementos que formam a banda sonora e a participação da direção musical em cada uma delas. Prática: Formação de grupos e divisão de funções/ equipes para trabalhar na trilha sonora de conclusão da oficina.
Aula 6 - Etapa de Pré-produção: análise de roteiro (fonogramas reproduzidos em cena, sinc. labial ou com a ação envolvendo música (ex. cena de dança ou performance musical), orçamentação, questões legais de direitos de sincronização/licenciamento de obras e fonogramas, definição estética musical (instrumentação e número de inserções).
Aula 7 - Etapa de Produção: acompanhamento filmagens - gravação de música diegética ao vivo, em cena. Ensaio, quando necessário. Fazer valer ao vivo/ evitar "dublagens"/ substituição.
Aula 8 - Etapa Pós-produção:
Audição de 1º corte/ trilhas pré/referências
- diálogo com montador, teste de relevância das incidências vindas na montagem
- pré-cue sheet music, definição de incidências/ formação musical/ planejamento
Aula 9 - Etapa Pós-produção:
- planejamento
- composição
- gravação
- pré-mixagem
- mix 5.1
Aula 10 - Etapa Pós-produção:
- planejamento
- composição
- gravação
- pré-mixagem
- mix 5.1
Ministrante
Rita Zart e? diretora musical, cantora e compositora. E? fundadora e faz parte do Coletivo Sonoro ?Gogo?, de Porto Alegre, desde 2006. Dirigiu trilhas sonoras de longas e curtas-metragens que estrearam nos Festivais de Berlim, Veneza e Rio de Janeiro. Entre as produc?o?es esta?o os filmes Castanha, Rifle, Beira-Mar, Castillo y el Armado, Vaca Profana, Glauco do Brasil, So?crates, A Cidade dos Piratas, Raia 4, Legalidade e Tinta Bruta. Em 2019, foi uma das quinze compositoras residentes selecionadas pelo Projeto Concha / Natura Musical. Em novembro do mesmo ano, lanc?ou o EP ?O Que Range,? com cinco faixas compostas e produzidas por ela. Em 2020, lanc?ou o clipe da mu?sica ?Linguagem?, que entrou na lista dos Melhores Clipes do ano no site Hits Perdidos. Em marc?o de 2020, fez o show de estreia de O Que Range, no Agulha (POA), com uma banda majoritariamente feminina.
Durante a pandemia, participou dos Festivais Mi Sala Su Sala, e foi uma das atrac?o?es musicais da ?Noite dos Museus? e da Festa M?aratona de Danc?a Kamikaze.? Musicou e produziu um poema de Ana Martins Marques para o livro digital ?Ensaios de Morar,? do Projeto Concha e PUC Cultura; lanc?ou o videoclipe da mu?sica ?Apatia,? selecionado pelo festival Itau? Arte como Respiro e fez uma releitura de Sky Saw, de Brian Eno, para a coleta?nea A?nother Green World Revisitado?. Ainda em 2020, compo?s e dirigiu a trilha sonora de um longa-metragem dirigido por Alex Moratto, coproduzido pela Netflix e O2, e gravou sua parceria Vaza? com Gabriela Lery, lanc?ada no segundo a?lbum da cantora. Atualmente, compo?e a trilha sonora de um longa-metragem coproduzido entre Brasil e Argentina, dirigido por Mara Pescio. Planeja seu pro?ximo single e e? a produtora musical do novo a?lbum da artista Viridiana, contemplado pelo edital Natura Musical 2021.
Revelando o Rio Grande
O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal.