Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Instituto Estadual de Música

IEM

Instituto Estadual de Música
Instituto Estadual de Música

Instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o Instituto Estadual de Música — IEM — foi criado pela Portaria número 11 em 23 de novembro de 1990 para promover e apoiar políticas públicas para o segmento musical em âmbito estadual. Tem entre suas competências a realização de cursos, oficinas, atividades de documentação e pesquisa, encontros, congressos, seminários, festivais, e apresentações musicais.

No ano de 2015, o Instituto criou a Associação de Amigos do Instituto Estadual de Música — AMIEM. O coletivo integra profissionais do fazer musical do Rio Grande do Sul visando apoiar as ações do IEM de fomento a produção, difusão e circulação da música gaúcha. A AMIEM busca representar esta classe de profissionais, fomentar a cultura musical nos diversos âmbitos da sociedade civil, executar e promover políticas públicas que deem suporte ao exercício da atividade ao propor e cobrar do poder público melhorias nas condições de trabalho de todos os agentes da cadeia produtiva, ampliando assim suas oportunidades.

O IEM organiza e apoia ações de difusão da música gaúcha, cursos e oficinas de formação e atualização profissional, de nível médio, técnico e superior, na busca pelo aprimoramento qualitativo dos(as) músicos(as), produtores(as) e educadores(as) musicais gaúchos(as). A Instituição também realiza ações de fomento à produção, difusão, circulação e intercâmbio da música gaúcha em parceria com o sistema Pró-cultura RS.

 Direção: Adriana Sperandir

Locais

Secretaria da Cultura